21.9.20

MATEUS 9,9-13 - VOCAÇÃO DE MATEUS : REFLEXÃO DE ANINHA

 

A Igreja celebra a Festa de São Mateus Apóstolo. Mateus, o publicano, chamado também Levi – Mc 2,14; Lc 5,27, passou de cobrador de impostos a discípulo do Mestre que lhe dissera: “Vem e segue-me” – Mt 9,9. No seu evangelho, redigido para a comunidade judaico-cristã, o Cristo se manifesta como o mestre e o fundador do novo Israel, que promulga a justiça nova  do reino dos céus centrada no amor. É o Evangelho da Igreja constituída sobre a fé de Pedro, chamada a ser sacramento de reconciliação e de encontro entre Israel e todos os homens. Sua memória a 21 de setembro é feita pelo martirológio jeronimiano – séc. VI. Liturgia

Caríssimos, eu amo a Palavra do Senhor e ao meditá-la diariamente, minha alma se rejubila e o meu coração se enche de alegria ante o amor e a misericórdia de nosso Deus e Pai Criador em Cristo Jesus, a nós enviado para nos reconciliar com o Pai e nos conduzir a Ele!

Sabemos que quem ama cuida e esse cuidado de nosso Deus e Pai é feito com benevolência, revelando-se, ser um Pai  compassivo, misericordioso que em Jesus nos acolhe, cura, liberta, perdoa; e, para alcançarmos a sua clemência é preciso estarmos com o nosso coração aberto e receptivo à sua Palavra, como Mateus, no evangelho de hoje...                                             


'Naquele tempo, Jesus viu um homem, chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu a Jesus. Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos. Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?” Jesus ouviu a pergunta e respondeu: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”.' Mateus 9,9-13 

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos louvamos, nós vos bendizemos, nós vos damos graças ó Pai pela vossa imensa glória e infinita misericórdia para conosco! Graças Pai, porque sempre estás a nos dar uma nova chance, uma nova oportunidade de nos arrependermos e de redimirmos do homem velho, da mulher velha, para que nos retornemos a vós, dando-nos a liberdade de escolher o caminho a seguir... Pai, que o nosso caminhar seja sempre no vosso Caminho, para vos seguir e servir! Amém!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, que na vossa inesgotável misericórdia escolhestes o publicano Mateus para torná-lo Apóstolo, dai-nos, por sua oração e exemplo, a graça de vos seguir e permanecer sempre convosco. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo! Rogai Mãe, ‘pelas necessidades da Igreja em todo o mundo e também, pela superação dos escândalos e das divisões no Corpo de Cristo, que é a Igreja’. Ajuda-nos Mãe a atendermos 'ao chamado do Senhor para vivermos a experiência de conversão: tornando-nos discípulos e discípulas do Senhor para sermos instrumentos do amor de Deus no coração do mundo'. Amém!

Brasília-DF., 21 de setembro de 2020  

Ana Pinto de Miranda Bessa

     À serviço do Senhor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário