11.9.20

LUCAS 6,39-42 - PARÁBOLA DO GUIA CEGO : REFLEXÃO DE ANINHA





Jesus orando ao Pai, dentre outros, lhe diz: 'Vossa palavra é a verdade; santificai-nos na verdade! – Jo 17,17’; trata-se do enunciado para a aclamação do evangelho de hoje, rogando ao Pai pelos seus discípulos na Oração Sacerdotal, estendendo-lhes a Verdade que Ele próprio é – Jo 14,6!

Caríssimos, quando uma pessoa nos conta um fato inusitado, regra geral, costumamos perguntar: é verdade? A verdade expressa a justiça e o valor real, transparente, da confirmação de um fato no qual podemos confiar ... Jesus, na parábola do cego, me reporta às redes sociais de nosso tempo, onde estão a pipocar ‘Fake News’ ou mentiras, e quando descobertas as pessoas, são desmoralizadas, qualificando-as como hipócritas, mentirosas, enganadoras, que se servem do
 engodo, adulação astuciosa,  para com pessoas simples com traves nos olhos e na mente, buscando nelas através de seus votos a vitória nas urnas ...
                                   


‘Naquele tempo, Jesus contou uma parábola aos discípulos: “Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois num buraco? Um discípulo não é maior do que o mestre; todo discípulo bem formado será como o mestre. Por que vês tu o cisco no olho do teu irmão, e não percebes a trave que há no teu próprio olho? Como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho, quando tu não vês a trave no teu próprio olho? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho, e então poderás enxergar bem para tirar o cisco do olho do teu irmão”. Lucas 6,39-42

Pai Santo Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos ensina a sermos coerentes com o que vemos, ouvimos e fazemos a fim de corrigirmos a nós mesmos, para só então corrigirmos o próximo e ‘sermos merecedores da vossa graça, porque o Senhor nunca recusa bem algum àqueles que caminham na justiça’ – Sl 84,12. Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na força de vosso Espírito Santo, ilumina a nossa mente e o nosso coração ‘e dai-nos, Senhor, um espírito manso, para sempre evitarmos a arrogância em nossa interação com o próximo, ensinando-nos a estender o perdão que recebemos de vós àqueles que nos mentem, enganam’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a ‘nos corrigirmos a nós mesmos para que tenhamos a capacidade de ver com objetividade as limitações do próximo e de indicar-lhe o caminho certo’. Amém!

Brasília-DF., 11 de setembro de 2020
      Ana Pinto de Miranda Bessa
                         À serviço do Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário