3.9.20

LUCAS 5,1-11 - PESCA MILAGROSA : REFLEXÃO DE ANINHA




A Igreja celebra a Memória de São Gregório Magno Papa e Doutor. Papa São Gregório Magno – 540 a 604. Exerceu multiforme e intensa atividade no governo da Igreja, na solicitude da caridade, na tutela das populações maltratadas pelos bárbaros e na ação missionária. Autor e legislador no campo da liturgia e do canto sacro, elaborou um Sacramentário que traz seu nome e constitui o núcleo fundamental do Missal Romano. Liturgia

Caríssimos, ao vivenciar os ensinamentos do Senhor  -'Palavra que promove e transforma', poderemos ser beneficiados muito mais do que imaginamos... A atitude de Jesus em subir em uma das barcas que era de Pedro, pedindo-lhe que se afastasse um pouco da margem para poder falar às multidões que se acercavam e se comprimiam para ouvirem Jesus, me trouxe à memória um de seus ensinamentos: ‘dar a quem nos pede, pois ao darmos, nos será dado’ – Lc 6,36-38, e assim fez Pedro, no Evangelho de hoje: 
                                      

 

'Naquele tempo, Jesus estava na margem do lago de Genesaré, e a multidão apertava-se ao seu redor para ouvir a palavra de Deus. Jesus viu duas barcas paradas na margem do lago. Os pescadores haviam desembarcado e lavavam as redes. Subindo numa das barcas, que era de Simão, pediu que se afastasse um pouco da margem. Depois sentou-se e, da barca, ensinava as multidões. Quando acabou de falar, disse a Simão: “Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca”. Simão respondeu: “Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes”. Assim fizeram, e apanharam tamanha quantidade de peixes, que as redes se rompiam. Então fizeram sinal aos companheiros da outra barca, para que viessem ajudá-los. Eles vieram, e encheram as duas barcas, a ponto de quase afundarem. Ao ver aquilo, Simão Pedro atirou-se aos pés de Jesus, dizendo: “Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!” É que o espanto se apoderara de Simão e de todos os seus companheiros, por causa da pesca que acabavam de fazer. Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão, também ficaram espantados. Jesus, porém, disse a Simão: “Não tenhas medo! De hoje em diante tu serás pescador de homens”. Então levaram as barcas para a margem, deixaram tudo e seguiram a Jesus.' Lucas 5,1-11

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos revela que embora sabendo que naquele dia os pescadores não foram bem sucedidos, primeiramente - como a não se preocupar com o fracasso da pesca que eles tiveram, anunciou a vossa Palavra e eles, provavelmente a escutaram e tal qual é a Celebração da Santa Missa, com a proclamação da vossa Palavra seguida do Ofertório e da Eucaristia: Jesus lhes oferece a abundância de peixes, alimento para o corpo; e hoje, Ele nos dá, o seu Corpo e Sangue, alimento para a nossa alma, fortaleza para o nosso corpo... Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, que cuidais do vosso povo com indulgência e o governais com amor, dai, pela intercessão de São Gregório Magno, o espírito de sabedoria àqueles a quem confiastes o governo da vossa Igreja, a fim de que o progresso das ovelhas contribua para a alegria eterna dos pastores. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus ‘por cada um de nós, a fim de que reconheçamos sempre Jesus como nosso mestre e tenhamos a coragem de avançar para as águas mais profundas de nossa fé, esperança e caridade’. Caminha conosco Mãe e ajuda-nos a escancarar o nosso coração para acolher e ‘experimentar a força e o poder da Palavra de Jesus’ no dia a dia de nossas vidas, amém!

Brasília-DF., 03 de setembro de 2020
      Ana Pinto de Miranda Bessa
                         À serviço do Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário