4.9.20

LUCAS 5,33-39 - O JEJUM E O VINHO NOVO : REFLEXÃO DE ANINHA





Caríssimos, sabemos que o jejum é uma tradição milenar que nos ajuda, dentre outros, a termos domínio sobre nós mesmos, como a um voltar-se para nosso Deus e Pai e lhe dizermos que aquilo que mais gostamos, quer seja de comer e beber, quer sejam hábitos, costumes do nosso dia a dia, podemos controlar a nossa vontade, abstendo-nos dos mesmos, rotineiramente, com a consciência tranquila por fazermos o que Lhe é agradável e bom para nós...

Jesus, no Evangelho de hoje ao ser questionado pelos fariseus e mestres da Lei, se lhes apresenta como o Noivo celebrando o seu casamento, sem ater-se ao useiro-vezeiro do fazer, por fazer, por ser Ele, Jesus, trazendo a Boa Nova, um tempo novo e um novo entendimento na vida daqueles que Nele creem, contando-lhes a parábola da roupa nova e odres novos, a fim de  serem de acolhidos e exercidos em suas vidas
 ...                                         



'Naquele tempo, os fariseus e os mestres da Lei disseram a Jesus: “Os discípulos de João, e também os discípulos dos fariseus, jejuam com frequência e fazem orações. Mas os teus discípulos comem e bebem”. Jesus, porém, lhes disse: “Os convidados de um casamento podem fazer jejum enquanto o noivo está com eles? Mas dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, naqueles dias, eles jejuarão”. Jesus contou-lhes ainda uma parábola: “Ninguém tira retalho de roupa nova para fazer remendo em roupa velha; senão vai rasgar a roupa nova, e o retalho novo não combinará com a roupa velha. Ninguém coloca vinho novo em odres velhos; porque, senão, o vinho novo arrebenta os odres velhos e se derrama; e os odres se perdem. Vinho novo deve ser colocado em odres novos. E ninguém, depois de beber vinho velho, deseja vinho novo; porque diz: o velho é melhor”.' Lucas 5,33-39.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque a seriedade de um enlace matrimonial representado pelo noivo e pela noiva, é para ficarem juntos até que a morte os separe, Jesus a trouxe para a sua Igreja – Esposa, e Ele, Jesus , o Esposo! São Paulo aos Efésios 5,25-32, nos ensina, dentre outros, ser ‘grande este mistério, referindo-se à relação entre Ele Cristo e sua Igreja’; e, Jesus, segundo a sua promessa: ‘está conosco todos os dias, até a consumação dos séculos’ – Mt 28,20! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, ilumina a nossa mente, o nosso coração para acolhermos e vivenciarmos ‘a novidade de Cristo na prática do amor fraterno – Lc 5,38, levando-nos todos ao desejo de buscarmos a vossa Face’. Ajuda-nos ó Pai, a 'sermos odres de vinhos bons para renovar e conciliar o tesouro da nossa fé e renovar a nossa vida'. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Ajuda-nos Mãe, ‘para que todos nós possamos orientar nossa própria vida de acordo com a Palavra de Deus’. Amém!

Brasília-DF., 04 de setembro de 2020
   Ana Pinto de Miranda Bessa
                    À serviço do Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário