5.9.20

LUCAS 6,1-5 - ESPIGAS ARRANCADAS NO SÁBADO : REFLEXÃO DE ANINHA





Sou do tempo de trocar correspondência com os amigos por carta; e como era bom receber e enviar cartinha, na qual de modo sucinto, mas compreensível, atualizávamos os reais acontecimentos, reciprocamente. A letra bonita, legível e compreensível não deixava margens de dúvidas: a comunicação era perfeita!

Meditando o Evangelho de hoje, de modo análogo, constatamos na história da nossa salvação que profetas anunciavam a vontade de Deus, mas que segundo Jesus, aqueles que a interpretavam introduziram tradições humanas de cunho pessoal e algumas até arbitrárias, destinadas a terceiros, para submetê-los às suas vontades, e Jesus lhes ensina que ‘a vida humana está acima de qualquer Lei ou estrutura’, revelando-lhes que Ele é a Fonte e Senhor também do sábado! 

                                               


'Num sábado, Jesus estava passando através de plantações de trigo. Seus discípulos arrancavam e comiam as espigas, debulhando-as com as mãos. Então alguns fariseus disseram: “Por que fazeis o que não é permitido em dia de sábado?” Jesus respondeu-lhes: “Acaso vós não lestes o que Davi e seus companheiros fizeram, quando estavam sentindo fome? Davi entrou na casa de Deus, pegou dos pães oferecidos a Deus e os comeu, e ainda por cima os deu a seus companheiros. No entanto, só os sacerdotes podem comer desses pães”. E Jesus acrescentou: “O Filho do Homem é senhor também do sábado”.' Lucas 6,1-5

Diz-nos a Igreja que ‘O Evangelho relata numerosos incidentes em que Jesus é acusado de violar a lei do sábado. Mas Jesus nunca profana a santidade desse dia – Mc 1,21; Jo 9,16. Ele nos dá, com autoridade, sua autêntica interpretação: “O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado” – Mc 2,27. Movido por compaixão, Cristo se permite, no dia de sábado, fazer o bem de preferência ao mal, salvar uma vida de preferência a matar – Mc 3,4. O sábado é dia do Senhor das misericórdias e da honra de Deus – Mt 12,5; Jo 7,23 e Ele o diz; “O Filho do Homem é senhor também do sábado” – Mc 2,28’. CIC 2173

Pai Amado, graças Pai, porque pela ação do Espírito Santo em Cristo Jesus, vosso Filho amado – Mt 17,5, viestes nos revelar o quanto nos amas e o quanto sois bondoso e misericordioso para com cada um de nós! Sois ‘justo em vossos caminhos e Santo em toda obra que fazes. Estás perto de nós quando vos invocamos lealmente, e vens em nosso auxílio’ – Sl 145,17-18! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós para ‘que a nossa participação na Mesa da Palavra e na Mesa da Eucaristia nos faça misericordiosos como o Senhor é misericordioso, para acolhermos tantas e tantas pessoas que têm fome e sede de Deus’. Ajuda-nos Mãe a sermos discípulos e discípulas do amor, para ‘compreender de fato qual é o passo a ser dado, a palavra a ser proferida, o gesto a ser concretizado e tudo o que se refere à vida, seja respeitado e  praticado’. Amém!

Brasília-DF., 05 de setembro de 2020
      Ana Pinto de Miranda Bessa
                        À serviço do Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário