30.9.21

LUCAS 10,1-12 - MISSÃO DOS SETENTA E DOIS DISCÍPULOS : REFLEXÃO DE ANINHA

 




A Igreja celebra a Memória de São Jerônimo Presbítero Doutor. Jerônimo foi um dos grandes doutores da Igreja. Erudito, grande estudioso das Escrituras, São Jerônimo foi conselheiro espiritual, monge e secretário do Papa Dâmaso, que o encarregou de preparar a versão latina da Bíblia. Suas epístolas e trabalhos de erudição atestam uma profunda espiritualidade, grande sabedoria e intenso amor a Cristo. É tido como o maior dos Padres Latinos. Jerônimo morreu no ano de 420. Liturgia

Existe uma expressão que diz: ‘quem não ouve conselho, conselho ouve’... Quando crianças, somos ensinados pelos nossos pais; e quando alcançamos a nossa liberdade financeira, fundamentados naquilo de bom que aprendemos com a mamãe e o papai, continuamos aprendendo com as boas ações de pessoas que admiramos pois, depreende-se que a nossa vida neste mundo é um constante aprendizado e cabe a cada um de nós, escolher o caminho que queremos trilhar – Sl 1.

Nosso Deus e Pai Criador sempre se preocupou com o nosso modo de ser e de viver e para nos revelar a Sua vontade enviou-nos seu próprio Filho Unigênito, que em tudo o agradou - Jo 8,29 para que nós também O agrademos... E assim fez Jesus, enviando mais 72 discípulos para anunciar a todos que o Reino de Deus está junto daqueles que acreditam, confiam e esperam no Senhor, estendendo-lhes seu poder para curar os doentes, abençoar e até julgar,  como nos narra Lucas no Evangelho de hoje.

                                               


'Naquele tempo, o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa nem sacola nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’. Mas, quando entrardes numa cidade e não fordes bem recebidos, saindo pelas ruas, dizei: ‘Até a poeira de vossa cidade, que se apegou aos nossos pés, sacudimos contra vós. No entanto, sabei que o Reino de Deus está próximo!’ Eu vos digo que, naquele dia, Sodoma será tratada com menos rigor do que essa cidade”.' Lucas 10,1-12

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque nos enviastes Jesus, vosso Filho amado – Jo 3,16, e Jesus multiplicou o número de discípulos – inicialmente 12, para 72 e assim alcançar mais e mais pessoas, com a Missão de ‘anunciar a Boa-Nova, curar as pessoas e levar a paz. Essa é a força da Palavra de Deus, muito bem entendida por São Jerônimo, cuja memória hoje é celebrada... É dele a frase: "Ignorar as escrituras é ignorar a Cristo"’. Graças, Pai! Glórias e louvores a Vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, que destes ao presbítero São Jerônimo profundo amor pela Sagrada Escritura, concedei ao vosso povo alimentar-se cada vez mais da vossa palavra e nela encontrar a fonte da vida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, discípula dócil, obediente e fiel, nosso exemplo, modelo e mestra, rogai a Deus por nós Mãe 'para que acolhamos a Sua Palavra em nossas vidas, a fim de nos aproximarmos cada vez mais do conhecimento Dele e do seu Reino de Amor e possamos ser obreiros da Paz!' Amém!

Brasília - DF., 30 de setembro de 2021

 Ana Pinto de Miranda Bessa

        À serviço do Senhor!

 


29.9.21

JOÃO 1,47-51 - O GRUPO DE JESUS SE AMPLIA : REFLEXÃO DE ANINHA

 




A Igreja celebra a Festa de São Miguel, São Gabriel e São Rafael – Arcanjos. As Escrituras e a tradição cristã sempre mostraram especial devoção para com os anjos de Deus. Especial menção recebem na Bíblia os três arcanjos: Miguel – “Quem como Deus?”, citado em Dn 10,12.21.;12,1; Jd 9; Ap 12,7, é o defensor dos amigos de Deus e protetor do seu povo. Gabriel – “Força de Deus” é mencionado em Dn 8,16; 9,21-22; Lc 1,19.26-38 e foi quem anunciou os nascimentos de João Batista e de Jesus. Rafael – “Deus curou”, é citado em Tb 12,15 e acompanha e protege Tobias em sua longa viagem. Jesus faz referência aos anjos diversas vezes em sua pregação – Mt 13,49; 16,27; 18,10 etc., e a Igreja recorda, de modo todo especial, a presença dos anjos em cada Missa, imediatamente antes do início da liturgia eucarística. Liturgia

Caríssimos, sabemos que a nossa fé cristã vem da fé de nossos antepassados, de nossos pais - mais próximos de nós que nos gerou, nos criou, nos ensinou e nos testemunhou a presença do Senhor em suas vidas, através da Palavra de Deus e assim somos o que somos pela fé e pela graça de nosso Deus, que em Cristo Jesus seu Filho amado, nos resgatou e nos reconciliou com Ele, o Pai – Hb 9,15; Gl 4,1-7; 1Pd 1,18-19.

No Evangelho de hoje, Jesus revela a Natanael, ser o Filho de Deus, profetizando sobre o seu poder junto ao Pai, levando-o 'a compreender para além das evidências humanas - quando se verá o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre ele, Jesus’, para nos garantir que verdadeiramente os Anjos existem...                         


'Naquele tempo, Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”. Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”. Jesus disse: “Tu crês porque te disse: ‘Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que essa verás!” E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade, eu vos digo, vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.' João 1,47-51

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque desde o início da Criação enviastes Anjos – Gn 19,1; Jó 5,1; Tb 5,4; 12,15; Hb 1,14, etc., como ‘servidores do Senhor’ para a Missão que o Senhor lhes designou; e, que virão na volta gloriosa de Jesus como o próprio Jesus o diz, na Palavra de hoje! Graças, Pai! Glórias e louvores à Vos, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, que organizais de modo admirável o serviço dos Anjos e dos homens, fazei que sejamos protegidos na terra por aqueles que vos servem no céu. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós para que os Anjos nos guardem em todos os nossos caminhos; rogai também Mãe ‘por todos os povos, dando-lhes a esperança a fim de que sejam sinas da presença de nosso Deus Pai Criador no mundo, fortalecendo o vínculo da paz e solidificando uma justiça verdadeira’. Amém!

Brasília - DF., 29 de setembro de 2021

      Ana Pinto de Miranda Bessa

                À serviço do Senhor!

 


28.9.21

LUCAS 9,51-56 - O CAMINHO DO MESSIAS EM DIREÇÃO A JERUSALÉM : REFLEXÃO DE ANINHA

 




Deus é Amor , Jesus uno com o Pai, é Amor e o amor edifica, constrói, multiplica o bem, não destrói... Jesus nos aconselha a fazer o bem a todos, porque os fracos, os de corações feridos, os  necessitados de cura, de comida, de libertação que vinham até ele, ele os atendia prontamente, generosamente, e ele mesmo nos diz que: ‘há mais felicidade em dar que em receber’ – At 20,35; e ele quer que nós o imitemos, para que nessa felicidade irmãos amados, possamos nós também viver!

No Evangelho de hoje, Jesus com o propósito de ir à Jerusalém para sua Paixão, enviou discípulos à sua frente, a fim de prepararem hospedagem no povoado de Samaria e assim poder chegar ao seu destino, mas alguns samaritanos que rejeitavam os judeus, não quiseram acolher Jesus e seus discípulos, que seguiram adiante...

                                                     


'Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu. Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém e enviou mensageiros à sua frente. Estes puseram-se a caminho e entraram num povoado de samaritanos, para preparar hospedagem para Jesus. Mas os samaritanos não o receberam, pois Jesus dava a impressão de que ia a Jerusalém. Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: “Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los?” Jesus, porém, voltou-se e repreendeu-os. E partiram para outro povoado.' Lucas 9,51-56

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em   Cristo Jesus, que prepara os corações dos seus discípulos, dizendo-lhes que é chegado o tempo dele ser ‘levado para o céu – Lc 9,51, advertindo-os do que os esperam e anunciando entre o povo a vinda do vosso Reino; que será um caminho difícil, porque está marcado pela sombra da cruz, mas, os conforta, dizendo-lhes que ele Jesus não está sozinho, pois tem a firme confiança em Vós e a Vós se entrega’, e assim aconteceu!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, que mostrais vosso poder sobretudo no perdão e na misericórdia, derramai sempre em nós a vossa graça, para que, caminhando ao encontro das vossas promessas, alcancemos os bens que nos reservais. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.’ Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós Mãe ‘para que caminhemos com o Senhor e busquemos nele a força para desempenharmos sua acolhida, sua missão e sua vocação’, em todos os dias de nossas vidas, amém!

Brasília – DF., 28 de setembro de 2021

     Ana Pinto de Miranda Bessa

             À serviço do Senhor!

 


27.9.21

LUCAS 9,46-50 - LIÇÃO DE HUMILDADE E TOLERÂNCIA : REFLEXÃO DE ANINHA

 


 

 

A Igreja celebra a memória de São Vicente de Paulo, Presbítero, nascido em Pouy – França, perto dos Pirineus, foi sacerdote aos 19 anos. Como pároco, dedicou-se aos prisioneiros, como capelão, e era apóstolo da caridade entre os pobres, doentes e sofredores. Dedicou-se à evangelização das populações rurais. No rastro de seu exemplo se formaram sacerdotes, religiosos e leigos, que foram os animadores da Igreja na França, e sua voz se fez intérprete dos direitos dos humildes junto aos poderosos. Promoveu uma forma simples e popular de evangelização. Fundou os Padres da Missão – Lazaristas – 1625 e, junto com Santa Luísa Marillac, as Filhas da Caridade – 1633. Liturgia

Caríssimos, em um grupo de pessoas que se encontram continuamente, percebe-se que quando uma pessoa tem coerência no seu modo de falar e de agir, é acolhida por todas as demais e não há uma classificação de grandeza para com aquela pessoa específica, mas um reconhecimento interior que envolve se não a todos, mas à maioria...

No Evangelho de hoje, depreende-se que existam dois momentos relevantes em relação ao comportamento de uma criança e de um homem  em situações diferentes; situações estas de acolhida e de serviço, respectivamente: a simplicidade e ingenuidade da criança que deve ser acolhida e amada por todos, e a prática da caridade de um homem que faz o bem em nome de Jesus, para beneficiar o próximo...

                                                       


'Naquele tempo, houve entre os discípulos uma discussão, para saber qual deles seria o maior. Jesus sabia o que estavam pensando. Pegou então uma criança, colocou-a junto de si e disse-lhes: “Quem receber esta criança em meu nome, estará recebendo a mim. E quem me receber, estará recebendo aquele que me enviou. Pois aquele que entre todos vós for o menor, esse é o maior”. João disse a Jesus: “Mestre, vimos um homem que expulsa demônios em teu nome. Mas nós lho proibimos, porque não anda conosco”. Jesus disse-lhe: “Não o proibais, pois quem não está contra vós, está a vosso favor”.' Lucas 9,46-50

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos aconselha que para merecermos o vosso Reino de Amor ‘depende de um coração simples – como o coração de criança, aberto, receptivo, pronto para acolher, e de cada um de nós que se volta para Jesus, buscando nele a vossa Palavra’, vivenciando os vossos ensinamentos em boas ações para com o próximo, testemunhando-os e anunciando-os em todas as circunstâncias de nossas vidas. Graças, Pai! Glórias e louvores a Vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, que, para socorro dos pobres e formação do clero, enriquecestes o presbítero São Vicente de Paulo com as virtudes apostólicas, fazei-nos, animados pelo mesmo espírito, amar o que ele amou e praticar o que ensinou. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.’ Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, discípula dócil, obediente e fiel, nosso exemplo, modelo e mestra, rogai a Deus por nós Mãe ‘para que nos encha de coragem’, disposição e disponibilidade a fim de sermos fiéis e perseverantes servidores e servidoras do Senhor onde quer que nós estejamos, amém!

Brasília – DF., 27 de outubro de 2021

    Ana Pinto de Miranda Bessa

        À serviço do Senhor!

 

 

 

 


26.9.21

MARCOS 10,17-30 : A SABEDORIA DO DISCÍPULO DO REINO - REFLEXÃO DO PASTOR DOM PAULO CEZAR COSTA


  

 

 ‘A Palavra de Deus, deste domingo, coloca diante de nós a sabedoria do Reino. A primeira leitura mostra que a sabedoria deve ser preferida a tudo: “Preferi a sabedoria aos cetros e tronos e em comparação com ela, julguei sem valor a riqueza; a ela não igualei nenhuma pedra preciosa, pois, a seu lado, todo o ouro do mundo é um punhado de areia e, diante dela, a prata será como a lama” (Sb 7, 8). Quem tem a sabedoria tem tudo. A sabedoria, na Bíblia, é busca do homem e é o dom de Deus. O homem sábio é alguém que perscruta, busca conhecer as coisas, mas é também o homem que vive da Palavra de Deus, da Lei de Deus, pois Deus é o autor da sabedoria.

                                                             


                              

No Evangelho, encontramos um jovem que não consegue viver com sabedoria (Mc 10, 17-30). Ele faz uma pergunta fundamental para Jesus: Bom Mestre, que devo fazer para ter a vida eterna? O desejo da vida eterna está presente no coração de todo homem, de toda mulher. Todos nós desejamos a vida e a vida eterna. A grande crise da filosofia existencialista foi quando se deparou com a realidade de que o homem era um ser para a morte. Ninguém quer morrer, queremos viver. A pergunta deste jovem é também a nossa hoje. Também nós queremos a vida eterna. Jesus responde, num primeiro momento, propondo o caminho ordinário dos judeus: os mandamentos. Mas aquele homem já trilhava um caminho de perfeição moral, ele já guardava os mandamentos. Tanto que ele responderá para Jesus: “…tudo isso tenho observado desde a minha juventude”. Jesus o convida a dar um passo maior, a tornar-se discípulo: “…vai, vende tudo que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me” (Mc 10,21). Jesus o convida a trocar o tesouro da terra pelo tesouro do céu. Era preciso vender o tesouro da terra, dá-lo aos pobres, para ter o tesouro do céu. Mas este homem não tinha liberdade diante do que possuía, era apegado aos seus bens, às suas riquezas. Por isso, afasta-se triste, pois era muito rico. Não é capaz de se tornar discípulo de Jesus, não é capaz de deixar tudo por Jesus, de fazer de Jesus a única riqueza da sua vida.

Jesus vai afirmar como é difícil um rico entrar no Reino de Deus. “É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus” (Mc 10, 25). A afirmação de Jesus causa admiração até nos discípulos, e talvez nos escandalize ainda hoje. Mas Jesus quer nos escandalizar mesmo, pois quem não vive com liberdade diante dos bens materiais faz deles o seu deus, o tudo da sua vida. Jesus não diz que é impossível um rico se salvar, mas remete para a onipotência de Deus: “para Deus tudo é possível” (Mc 10, 27).  Por fim, Pedro pergunta pela recompensa do discípulo: “… e nós que deixamos tudo e te seguimos?” Jesus mostra que o discípulo terá a sua recompensa aqui neste mundo e, ainda, a vida eterna, mas com perseguições.

Que esta palavra de Deus nos ajude a viver com sabedoria, vivendo bem neste mundo, mas com os olhos fixos no céu. Usemos os bens deste mundo sabendo que só Deus é o definitivo da nossa vida.’           

                     PALAVRA DO PASTOR

          A SABEDORIA DO DISCÍPULO DO REINO

                             Dom Paulo Cezar Costa

                  Arcebispo, Arquidiocese de Brasília – DF.

 

Em, 26 de setembro de 2021

Ana Pinto de Miranda Bessa

       À serviço do Senhor!

  


25.9.21

LUCAS 9,43-45 - SEGUNDO ANÚNCIO DA PAIXÃO DE JESUS : REFLEXÃO DE ANINHA

 




 

O elo de amor na relação familiar é muito forte porque em cada um de nós, circula o sangue de nossos pais que herdaram de seus pais – nossos avós, unindo-nos assim uns aos outros para sempre no jeito de ser e de viver - que até poderá ser diferenciado:  a raiz é a mesma mas como a árvore, os galhos são diferentes... E, quando alguns deles já adormeceram em Deus, lembramo-nos deles com saudades, e assim caminha a humanidade...

No Evangelho de hoje, Jesus revela aos seus discípulos o que os homens que o rejeitam farão com ele, mas eles discípulos, diz-nos a Palavra, ‘tinham medo de fazer perguntas sobre o assunto’. Jesus sabia disso e para que não sofressem tanto quando chegasse a hora de sua paixão, levou Pedro, Tiago e João – Mt 17,1-8 e fê-los ver a sua Transfiguração junto com Elias e Moisés, provando-lhes , testemunhando-lhes e  a nós: que verdadeiramente Deus existe e a vida eterna também!                                                   


'Naquele tempo, todos estavam admirados com todas as coisas que Jesus fazia. Então Jesus disse a seus discípulos: “Prestai bem atenção às palavras que vou dizer: o Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens”. Mas os discípulos não compreendiam o que Jesus dizia. O sentido lhes ficava escondido, de modo que não podiam entender; e eles tinham medo de fazer perguntas sobre o assunto.' Lucas 9,43-45

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque nos amas com amor eterno – Sl 136 e enviastes Anjos, Patriarcas, Profetas e no tempo favorável enviou-nos Jesus vosso Filho amado – Mt 3,16-17, que em tudo fez a vossa vontade e vos agradou – Jo 8,29, para nos revelar que não estamos sozinhos neste mundo... Graças, Pai! Glórias e louvores a Vós, Senhor!

Pai Amado, na força e na unção de vosso Espírito Santo ilumina a nossa mente para acolhermos os ensinamentos de Jesus, acalmando o nosso coração em relação ao futuro para que vivamos cada dia acreditando, confiando e esperando no Senhor Jesus que está conosco todos os dias até a consumação dos séculos – Mt 28,20.

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe para que possamos compreender que a morte em Cristo é a nossa passagem para o Reino de Deus, onde ele já nos preparou um lugar para estarmos todos juntos por toda a eternidade – Jo 14,1-3. Amém!

Brasília – DF., 25 de setembro de 2021

    Ana Pinto de Miranda Bessa

             À serviço do Senhor!


24.9.21

LUCAS 9,18-22 - PEDRO PROFESSA A FÉ. PRIMEIRO ANÚNCIO DA PAIXÃO : REFLEXÃO DE ANINHA

 





Caríssimos, há muito aprendi que em momentos de forte tensão, quaisquer que sejam os motivos, devemos nos voltar para nós mesmos e ligando-nos em oração ao nosso Deus e Pai - nosso refúgio e fortaleza, aquietando a nossa mente, o nosso coração - Sl 46,10, porque assim como Ele está em Jesus, Jesus está Nele e Jesus está também em nós – Jo 10,30, 6,56!

Meu esposo e eu, já vivenciamos momentos perigosos em nossas vidas... Certa vez um botijão de gás em ambiente de obra, na frigideira se fritava pele de porco; o óleo extravasou, provocando grandes labaredas e temíamos que o botijão pudesse explodir quando então, aquietei a minha mente e ajoelhada pedi socorro ao Senhor que me inspirou a pegar um ferro comprido e fazer o botijão rolar até a piscina que ficava próxima, e assim o fizemos, mas mesmo na água as labaredas continuavam, quando então jogamos um tapetão de fibra dos cachorros no botijão e o fogo cessou... Se Jesus orava ao Pai - ele nos dá o exemplo, e o Pai nos diz para ouvi-lo, porque Jesus é o seu Filho Amado – Jo 10,30, portanto, Pai e Filho, ouvem a nossa oração...

                                                      



'Aconteceu que Jesus estava rezando num lugar retirado, e os discípulos estavam com ele. Então Jesus perguntou-lhes: “Quem diz o povo que eu sou?” Eles responderam: “Uns dizem que és João Batista; outros, que és Elias; mas outros acham que és algum dos antigos profetas que ressuscitou”. Mas Jesus perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “O Cristo de Deus”. Mas Jesus proibiu-lhes severamente que contassem isso a alguém. E acrescentou: “O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”.' Lucas 9,18-22

Dentre outros, diz-nos a Igreja que ‘O Evangelho segundo São Lucas destaca a ação do Espírito e o sentido da oração no ministério de Cristo. Jesus ora antes dos momentos decisivos de sua missão: antes de o Pai dar testemunho dele por ocasião de seu batismo – Lc 3,21 e da transfiguração – Lc 9,28. Ora também antes dos momentos decisivos que darão início à missão dos Apóstolos: antes de escolher e chamar os Doze – Lc 6,12, antes que Pedro o confesse como “Cristo de Deus” – Lc 9,18-20 e para que a fé do chefe dos Apóstolos não desfaleça na tentação – Lc 22,32. A oração de Jesus antes das ações salvíficas que realiza a pedido do Pai é uma entrega, humilde e confiante, de sua vontade humana à vontade amorosa do Pai.’ CIC 2600

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos dá o exemplo de vos buscar para estar com o Senhor em Oração e se assim o fizermos, poderemos testemunhar que verdadeiramente o Senhor escuta as nossas orações e vem em nosso auxílio. Graças, Pai! Glórias e louvores a Vós, Senhor!

Pai Amado, nós acreditamos, confiamos e esperamos em Vós e em nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho amado – Mt 3,16-17, e na força e na unção de vosso Espírito Santo, ilumina a nossa mente e o nosso coração para acolher e vivenciar a vossa vontade, dando-nos sabedoria e discernimento para compreender que Jesus ao anunciar a sua paixão e ressurreição, ‘o fez para  dar ânimo, esperança aos discípulos e a nós, também, pela luz da vossa Palavra, como sinal vivo pela força do vosso amor’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós para que ‘ao elevarmos ao Pai as nossas preces, tenhamos a certeza de que Ele sempre está perto de nós e vem em nosso auxílio. Ajuda-nos Mãe, a sermos bons discípulos como Jesus Mestre e Senhor'. Amém!

Brasília – DF., 24 de setembro de 2021

    Ana Pinto de Miranda Bessa

              À serviço do Senhor!

  


23.9.21

LUCAS 9,7-9 - REAÇÃO DE HERODES : REFLEXÃO DE ANINHA

 




A Igreja celebra a memória de São Pio de Pietrelcina, Presbítero. Nasceu em 1887, na cidade de Pietrelcina, Itália. Ingressou aos 16 anos na ordem dos Frades Capuchinos, onde foi ordenado presbítero em 1910. Recebeu os estigmas da Paixão em 1918, que acompanharam-no até o dia de sua morte. Eminente confessor e diretor espiritual, gozava de inúmeros dons e carismas extraordinários, atraindo imensa multidão de fiéis. Faleceu em odor de santidade aos 23 de setembro de 1968 em San Giovanni Rotondo, Itália. Foi canonizado por São João Paulo II em 2002. Liturgia

Caríssimos, neste mundo de luz e trevas, no   Evangelho de hoje, Herodes reconhece a sua arbitrariedade ao mandar matar João Batista e está curioso para saber quem é Jesus - que as pessoas acolhem e querem estar perto dele para serem curadas e libertas do mal.

Nestes tempos, aqui em nosso País, inimigos do candidato preferido pela população para ser o nosso Presidente, tentaram matá-lo em plena manifestação popular, onde ele era aplaudido pelos presentes para nos comprovar que a maldade humana, os herodes da vida, quando se sentem ameaçados em seus domínios, continuam matando para continuarem empoderados...

                                                   


                     

'Naquele tempo, o tetrarca Herodes ouviu falar de tudo o que estava acontecendo, e ficou perplexo, porque alguns diziam que João Batista tinha ressuscitado dos mortos. Outros diziam que Elias tinha aparecido; outros ainda, que um dos antigos profetas tinha ressuscitado. Então Herodes disse: “Eu mandei degolar João. Quem é esse homem sobre quem ouço falar essas coisas?” E procurava ver Jesus.' Lucas 9,7-9 

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, dai-nos ‘buscar a vossa graça, anunciada e vivida por Jesus Cristo que deixa perplexos aqueles que vivem na injustiça e na violência, construindo seus reinos na opressão. Jesus, que passa fazendo o bem, desestabiliza os poderes constituídos, sendo mansidão e coragem, vida e vigor’, dando esperança de uma vida melhor para os oprimidos e esquecidos por empoderados egoístas que no passado recente, acumularam riquezas para si e seus companheiros, em prejuízo de muitos...

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Deus eterno e todo-poderoso, que destes ao presbítero São Pio a graça singular de participar da cruz de vosso Filho e, por seu ministério, renovastes as maravilhas de vossa misericórdia, concedei-nos, por sua intercessão, que nos associemos continuamente à paixão de Cristo e chequemos alegremente à glória da ressurreição. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe para que abramos o nosso coração, acolhendo a todos e sejamos sinais de esperança para o mundo, vivenciando a misericórdia de Deus no nosso dia a dia, amando-nos mutuamente como Jesus nos ama – Jo 15,12. Amém!

Brasília - DF., 23 de setembro de 2021

   Ana Pinto de Miranda Bessa

             À serviço do Senhor!


22.9.21

LUCAS 9,1-6 - A MISSÃO DOS DOZE APÓSTOLOS : REFLEXÃO DE ANINHA

 





No cotidiano de nossas vidas, estamos ligados por um misterioso liame de amor - para que nos ajudemos reciprocamente uns aos outros, conforme a diversidade de dons que nosso Deus Pai Criador nos concedeu, ou seja, precisamos uns dos outros e cada um de nós tem uma função especifica a exercer para o bem de muitos...

Jesus ao escolher, chamar, ensinar, designar e enviar os discípulos em Missão para proclamarem o Reino de Deus e curarem os enfermos, Ele, como Fonte de Vida abundante que é – Jo 10,10, através dos mesmos – por amor a cada um de nós, multiplicou o bem, para que todos que acolhessem seus enviados, fossem beneficiados e assim aconteceu...

                                                           


                                     

'Naquele tempo, Jesus convocou os Doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios e para curar doenças, e enviou-os a proclamar o Reino de Deus e a curar os enfermos. E disse-lhes: “Não leveis nada para o caminho: nem cajado, nem sacola, nem pão, nem dinheiro, nem mesmo duas túnicas. Em qualquer casa onde entrardes, ficai aí; e daí é que partireis de novo. Todos aqueles que não vos acolherem, ao sairdes daquela cidade, sacudi a poeira dos vossos pés, como protesto contra eles”. Os discípulos partiram e percorriam os povoados, anunciando a Boa-Nova e fazendo curas em todos os lugares.' Lucas 9,1-6 

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque aos discípulos Jesus lhes concedeu do seu poder para realizarem o que ele mesmo fazia para restaurar a dignidade dos oprimidos, concedendo-lhes também pelo bem que fizeram, a recompensa ‘em dispor para eles o Vosso Reino, como o Senhor dispôs para ele Jesus, a fim de comerem e beberem à sua mesa...’ – Lc 22,28-30, revelando-nos que por todo o bem que aqui fizermos, seremos recompensados... Graças, Pai! Glórias e louvores a Vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Pai, que resumistes toda a lei no amor a vós Deus, e ao próximo, fazei que, observando o vosso mandamento, consigamos chegar um dia à vida eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, discípula dócil, obediente e fiel, nosso exemplo, modelo e mestra, rogai a Deus por nós Mãe, para que nos ‘conceda a sensibilidade para corresponder ao clamor dos desvalidos e vocação a fim de estarmos sempre disponíveis para vivenciar, anunciar e testemunhar a vossa Palavra’. Amém!

 Brasília – DF., 22 de setembro de 2021

      Ana Pinto de Miranda Bessa

               À serviço do Senhor!


21.9.21

MATEUS 9,9-13 - CHAMADO DE MATEUS E REFEIÇÃO COM PECADORES : REFLEXÃO DE ANINHA

 


 

 

A Igreja celebra a Festa de São Mateus Apóstolo e Evangelista. Mateus, o publicano, chamado também Levi – Mc 2,14; Lc 5,27, passou de cobrador de impostos a discípulo do Mestre que lhe dissera: “Vem e segue-me” – Mt 9,9... No seu evangelho, redigido para a comunidade judaico-cristã, o Cristo se manifesta como o mestre e o fundador do novo Israel, que promulga a justiça nova do Reino dos céus centrada no amor. É o Evangelho da Igreja constituída sobre a fé de Pedro, chamada a ser sacramento de reconciliação e de encontro entre Israel e todos os homens. Sua memória a 21 de setembro é feita pelo martirológio jeronimiano – séc. VI. Liturgia

Caríssimos, acredito que muitos de nós para sermos contratados por uma Empresa ou Instituição já exigiram de nós a apresentação atual de um histórico comprovado das nossas habilidades, através do qual, poderão conhecer a nossa capacidade funcional...

Jesus escolheu, chamou, ensinou, designou e enviou homens que se encontravam a serviço para si mesmos, como os irmãos pescadores e no Evangelho de hoje, Mateus, para que o ajudassem na Missão... Jesus que sabe tudo – Jo 21,17, não somente nos chama pela aparência daquilo que nos vê fazer, mas pelo que está em nossos corações – guardiões sinceros das nossas aspirações e das nossas vontades...

                                                        


'Naquele tempo, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu a Jesus. Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos. Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?” Jesus ouviu a pergunta e respondeu: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”.' Mateus 9,9-13

Pai Santo, Deus Eterno e todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus veio para salvar a todos – Jo 4,42 que nele acreditam, confiam e esperam e assim ele nos resgata - Hb 9,15; 1Pd 1,18-19 e nos reconcilia com o Senhor – 2Cor 5,18-19, desde que acolhamos o seu chamado, e como Mateus coloquemo-nos à serviço do vosso Reino, vivenciando o Evangelho, testemunhando-o em gestos, palavras e ações e anunciando-0 onde quer que nós estejamos! Graças, Pai! Glórias e louvores a Vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, que na vossa inesgotável misericórdia escolhestes o publicano Mateus para torná-lo Apóstolo, dai-nos, por sua oração e exemplo, a graça de vos seguir e permanecer sempre convosco. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe e ‘pelos que estão distantes do Evangelho para que possam, como São Mateus, levantar de seus lugares e seguir prontamente o chamado do Senhor, fecundando suas vidas na força do amor de Deus, tornando-se instrumentos de um novo tempo'. Amém!

Brasília - DF, 21 de setembro de 2021

    Ana Pinto de Miranda Bessa

            À serviço do Senhor!

 


20.9.21

LUCAS 8,16-18 - A LÂMPADA : REFLEXÃO DE ANINHA

 



 

A Igreja celebra a Memória de Santo André Kim Taegon, Presbítero, Paulo Chong Hasang e Companheiros Mártires. No início do séc. XVII, pelo esforço de alguns leigos, penetrou pela primeira vez a fé cristã na Coreia. Uma comunidade bem firmada e fervorosa, mesmo sem pastores, foi conduzida e animada praticamente por leigos até o ano de 1836, quando entraram clandestinamente na região os primeiros missionários provenientes da França. Nas perseguições de 1839, 1846 e 1866, saíram dessa comunidade 103 santos mártires..., dentre eles André Kim Taegon, e o grande apóstolo leigo Paulo Chong Hasang; os demais são, na maioria, leigos, homens e mulheres, casados ou não, velhos, jovens e crianças, que tendo suportado os suplícios do martírio, consagraram com o precioso sangue os ricos primórdios da Igreja coreana (Liturgia). Que Deus os tenha em sua glória!

Caríssimos, sábado passado fiz um pequeno relato da minha juventude - sempre com espírito de luta para alcançar um padrão de vida melhor da que meus pais tiveram, e o fiz, não sem cansaço, decepções, mas sempre com perseverança e dedicação constantes... E graças a Deus fui alcançando meus objetivos, recebendo o prêmio maior que foi o reconhecimento, respeito e consideração dos meus familiares e amigos queridos...

Jesus é a Luz do mundo – Jo 8,12 e nós somos filhos da Luz – 1Ts 5,5, Ef 5,8 'que consiste em toda bondade e justiça e verdade'! No Evangelho de hoje, Jesus nos ensina a sermos luz para iluminar o que está sombrio e ouvir com atenção a fim de manifestarmos os dons que o Pai Criador nos concedeu para o bem de todos e assim testemunharmos a Sua presença  em nossas vidas pelas boas obras que - com a graça Dele, consigamos realizar...                                                  


'Naquele tempo, disse Jesus à multidão: “Ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama; ao contrário, coloca-a no candeeiro, a fim de que todos os que entram, vejam a luz. Com efeito, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto; e tudo o que está em segredo deverá tornar-se conhecido e claramente manifesto. Portanto, prestai atenção à maneira como vós ouvis! Pois a quem tem alguma coisa, será dado ainda mais; e àquele que não tem, será tirado até mesmo o que ele pensa ter”.' Lucas 8,16-18

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque como irmãos, todos nós somos interdependentes, necessitando uns dos outros, para que assim ‘possamos construir uma  relação harmoniosa com as pessoas que nos circundam’. Pai, ajuda-nos a sermos luz - como foram os mártires cristãos, vivenciando sempre a verdade, na sinceridade da palavra, dos gestos e ações para a muitos iluminar... Amém!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, criador e salvador de todas as raças, por vossa bondade, chamastes à fé a muitos irmãos na região da Coreia e os fizestes crescer pelo testemunho glorioso dos mártires André, Paulo e seus companheiros. Concedei que, pelo exemplo e intercessão deles, possamos perseverar até a morte na observância de vossos mandamentos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.’ Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, discípula dócil, obediente e fiel, nosso exemplo, modelo e mestra, rogai a Deus por nós Mãe para que ‘sejamos conduzidos pelas sendas da paz, levando os irmãos e irmãs à luz do Evangelho vivo de nosso Senhor Jesus Cristo, Filho amado do Pai’. Amém!’

Brasília – DF., 20 de setembro de 2021

      Ana Pinto de Miranda Bessa

             À serviço do Senhor!

 


19.9.21

MARCOS 9,30-37 : SE ALGUÉM QUER SER O PRIMEIRO, SEJA O ÚLTIMO DE TODOS - REFLEXÃO DO PASTOR DOM PAULO CEZAR COSTA


 



 ‘O Evangelho deste domingo (Mc 9, 30-37) nos apresenta Jesus em movimento: Jesus e os discípulos atravessavam a Galileia.  Mas Jesus não queria que ninguém soubesse, pois estava ensinando os seus discípulos. Este texto e outros mostram a consciência que Jesus tem de que deve formar os Seus discípulos. O discípulo é aquele, aquela que vai tomando a fisionomia de Jesus, que vai moldando a sua existência segundo Jesus.

O que Jesus ensina aos Seus discípulos? Ensina qual é o Seu caminho, onde culminará a Sua missão: “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens, e eles O matarão. Mas três dias após sua morte, Ele ressuscitará” (Mc 9, 31). Jesus é o Filho do Homem e terá um destino de sofrimento e glorificação. Ele não é um messias político. O conceito de Messias trazia em si, naquele tempo, uma forte conotação política, pois Israel estava sobre o domínio de Roma e vivia uma forte efervescência de revolta contra os romanos, o que se deu pelos anos 70 d.C. Jesus mostra para os discípulos que o Seu messianismo está na linha do serviço como amor. Sua missão é aquela de fazer da Sua vida um dom de amor, um dom de serviço pela salvação de todos. Este é o caminho de Jesus.

                                                    


O Evangelho sublinha a ignorância dos discípulos que não compreendiam as palavras de Jesus e tinham medo de perguntar. Não compreender e não perguntar significa a incapacidade de entrar nos mistérios do Reino de Deus, de entrar na dinâmica do Reino.

Quando chegam a Cafarnaum, estando em casa, Jesus pergunta para os discípulos: “O que discutíeis pelo caminho?”. Eles ficaram calados, pois pelo caminho tinham discutido quem era o maior. Jesus, no caminho, estava ensinando que Ele era o Messias Servo, que Seu caminho era aquele do amor, do serviço. Os discípulos estavam no caminho oposto, discutindo sobre a grandeza, sobre quem era o maior. É o desejo de grandeza que existe no coração humano.

Compartilho uma historieta: conta-se que, quando o papa era eleito, um cardeal lhe apresentava uma bandeja com algodão ensopado de álcool e se colocava fogo naquele algodão que ia sendo consumido, e este gesto era acompanhado das palavras: Santidade, assim passa a glória do mundo”. Verdade ou não, o fato é que a historieta coloca, diante de nós, a fugacidade do poder, da glória deste mundo. Quem se apega à vaidade deste mundo morre com ela. É preciso entrarmos na escola da humildade, da percepção de que o poder é o serviço.

Jesus mostra que o caminho do discípulo é o do serviço: “Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos”. Estas palavras, acompanhadas do gesto de pegar a criança e a colocar no meio deles, mostram que o caminho do discípulo e da discípula de Jesus Cristo é aquele do serviço, do amor. Jesus foi o servo por excelência. Quem quiser servir Jesus precisa se colocar no caminho do serviço, do amor. Quem acolhe o menor é a Jesus que acolhe, e quem acolhe Jesus é ao próprio Pai que estará acolhendo. Sejam nossas vidas um caminho de serviço, não um afogar-se na própria vaidade, numa busca desenfreada por grandeza e poder. Que este evangelho nos ajude a nos colocarmos na escola do serviço, do amor.’

 

                         PALAVRA DO PASTOR

    SE ALGUÉM QUER SER O PRIMEIRO, SEJA O ÚLTIMO DE TODOS

                      Dom Paulo Cezar Costa

                    Arcebispo de Brasília – DF.

 

 Em, 19 de setembro de 2021

  Ana Pinto de Miranda Bessa

          À serviço do Senhor!

 


18.9.21

LUCAS 8,4-15 - PARÁBOLA DO SEMEADOR : REFLEXÃO DE ANINHA

 





 

Comecei a trabalhar em Cuiabá MT. com carteira assinada aos 14 anos como Locutora da Rádio A Voz d’Oeste – PRH3 ZYZ5; eram 03 horas diárias: estudava de manhã no Ginásio Brasil – Bolsista mediante concurso, e a tarde na rádio. No segundo grau, passei a estudar a noite e trabalhei em empresas comerciais; depois repartições públicas – concursada... Fiz um ano de cursinho para o vestibular de Economia e fiquei entre os 10 primeiros classificados...

Meditando o Evangelho de hoje sobre a semente lançada de modo aleatório em vários tipos de terreno -  simbolizando  pessoas, me veio à memória o vestibular citado acima, que foi realizado em uma quadra de vôlei de uma escola estadual... Eram muitos jovens como eu, na época, mas nem todos foram aprovados, brotando em mim uma pergunta interior: será que perseveraram, como Jesus nos diz do fruto na perseverança e conseguiram entrar na faculdade? Deus o sabe! Acolhamos a Palavra que nos salva...

                                                             


'Naquele tempo, reuniu-se uma grande multidão, e de todas as cidades iam ter com Jesus. Então ele contou esta parábola: “O semeador saiu para semear a sua semente. Enquanto semeava, uma parte caiu à beira do caminho; foi pisada e os pássaros do céu a comeram. Outra parte caiu sobre pedras; brotou e secou, porque não havia umidade. Outra parte caiu no meio de espinhos; os espinhos cresceram junto e a sufocaram. Outra parte caiu em terra boa; brotou e deu fruto, cem por um”. Dizendo isso, Jesus exclamou: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”.  Os discípulos lhe perguntaram o significado dessa parábola. Jesus respondeu: “A vós foi dado conhecer os mistérios do Reino de Deus. Mas aos outros, só por meio de parábolas, para que olhando não vejam, e ouvindo não compreendam. A parábola quer dizer o seguinte: a semente é a Palavra de Deus. Os que estão à beira do caminho são aqueles que ouviram, mas, depois, vem o diabo e tira a Palavra do coração deles, para que não acreditem e não se salvem. Os que estão sobre a pedra são aqueles que, ouvindo, acolhem a Palavra com alegria. Mas eles não têm raiz: por um momento acreditam; mas na hora da tentação, voltam atrás. Aquilo que caiu entre os espinhos são os que ouvem, mas, com o passar do tempo, são sufocados pelas preocupações, pela riqueza e pelos prazeres da vida, e não chegam a amadurecer. E o que caiu em terra boa são aqueles que, ouvindo com um coração bom e generoso, conservam a Palavra e dão fruto na perseverança”.' Lucas 8,4-15

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai, porque Jesus nos revela que tudo na vida devemos fazer com boa disposição, preparando a nossa mente, o nosso coração para os desafios, as dificuldades que possivelmente advirão em tudo aquilo que almejamos, aspiramos, e, sem desanimar nas aparentes derrotas dos terrenos inapropriados, perseveremos sempre, porque Jesus está conosco  todos os dias das nossas vidas - Mt 28,20! Graças, Pai! Glórias e louvores a Vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, criador de todas as coisas, volvei para nós o vosso olhar e, para sentirmos em nós a ação do vosso amor, fazei que vos sirvamos de todo o coração. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.’ Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe para que estejamos firmes e fortes, alicerçados na fé e no amor que o Senhor tem por cada um de nós - com o nosso coração aberto e receptivo, a fim de ‘produzirmos frutos de vida nova que permaneçam para sempre’. Amém!

Brasília – DF., 18 de setembro de 2021

    Ana Pinto de Miranda Bessa

            À serviço do Senhor!

 


17.9.21

LUCAS 8,1-3 - MULHERES DISCÍPULAS : REFLEXÃO DE ANINHA

 







As mulheres que Jesus curou e libertou do mal, agradecidas pelo bem recebido dedicaram-se a ajudá-lo e aos seus discípulos com suas posses, juntando-se aos demais no seguimento e a serviço da Missão pela qual elas foram beneficiadas e que beneficiarão outras pessoas. Este testemunho nos motiva a fazer no meio onde estamos, em especial neste tempo de pandemia, ‘dar a quem nos pede’ - Mt 5,42: nos semáforos, ou mesmo quando estão nas calçadas, ou seja, onde quer que nós estejamos...

Quão maravilhoso é o sentimento de gratidão por um bem que recebemos, e o que podemos destinar para ajudar pessoas, poderá ser muito útil para quem recebe; é, como Jesus nos diz: ‘há mais felicidade em dar que em receber’ – At 20,35; sejamos, pois, cada dia mais generosos, fraternos, solidários, e felizes, compartilhando o pouco que temos porque  este pouco se multiplicará segundo a promessa de Jesus: 'Dai, e vos será dado' - Lc 6,38!                        


'Naquele tempo, Jesus andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a Boa-Nova do Reino de Deus. Os doze iam com ele; e também algumas mulheres que haviam sido curadas de maus espíritos e doenças: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios; Joana, mulher de Cuza, alto funcionário de Herodes; Susana, e várias outras mulheres que ajudavam a Jesus e aos discípulos com os bens que possuíam.' Lucas 8,1-3

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque as mulheres que auxiliaram na missão de Jesus com seus dons e bens, devem ser por nós imitadas e cada um de nós, devemos testemunhar também o bem que o Senhor fez e faz em nossas vidas e na vida dos nossos queridos... Graças, Pai! Glórias e louvores à Vos senhor!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe e ‘pelos chefes das Nações para que se coloquem a serviço dos necessitados com políticas justas e ações de vida’ que os edifiquem, elevem, dignifiquem como filhos amados do Pai - 1Jo 3,1-2! Amém!

Brasília - DF., 17 de setembro de 2021

       Ana Pinto de Miranda Bessa

                 À serviço do Senhor!


16.9.21

LUCAS 7,36-50 - A PECADORA PERDOADA QUE AMA : REFLEXÃO DE ANINHA

 




 

A Igreja celebra a Memória de São Cornélio Papa e São Cipriano, Bispos Mártires. Cornélio (251-253), Pontífice e Pastor de alma grande e misericordiosa, muito trabalhou pela reconquista e reconciliação dos cristãos que tinham cedido às perseguições, e ao mesmo tempo defendeu a unidade da Igreja contra os cismáticos novacianos, confortado pela solidariedade de Cipriano. Morreu Civitavecchia (Roma), exilado pelo imperador Galo, e foi sepultado no cemitério de Calisto. Cipriano (210-258), convertido do paganismo em 245, foi ordenado Bispo de Cartago em 249. Entre os expoentes máximos, da primeira latinidade cristã, juntamente com Tertuliano, em seu magistério deu notável contribuição à doutrina sobre a unidade da Igreja reunida em torno da Eucaristia sob a direção do bispo. Morreu mártir na perseguição do Valeriano. Seus nomes estão mencionados no Cânon Romano. Liturgia

Caríssimos, Jesus nos aconselha que devemos vivenciar e externar o nosso amor a Deus e ao próximo – Mt 22,34-39; e sabemos que quando amamos a Deus, nosso amor por ele, simultaneamente nos é correspondido, porque ele tem cuidado de nós, e o amor que estendemos ao próximo também reverte em nosso benefício, tal qual aconteceu com a pecadora no Evangelho de hoje...                                                   


'Naquele tempo, um fariseu convidou Jesus para uma refeição em sua casa. Jesus entrou na casa do fariseu e pôs-se à mesa. Certa mulher, conhecida na cidade como pecadora, soube que Jesus estava à mesa, na casa do fariseu. Ela trouxe um frasco de alabastro com perfume, e, ficando por detrás, chorava aos pés de Jesus; com as lágrimas começou a banhar-lhe os pés, enxugava-os com os cabelos, cobria-os de beijos e os ungia com o perfume. Vendo isso, o fariseu que o havia convidado ficou pensando: “Se este homem fosse um profeta, saberia que tipo de mulher está tocando nele, pois é uma pecadora”. Jesus disse então ao fariseu: “Simão, tenho uma coisa para te dizer”. Simão respondeu: “Fala, mestre!” “Certo credor tinha dois devedores; um lhe devia quinhentas moedas de prata, o outro cinquenta. Como não tivessem com que pagar, o homem perdoou os dois. Qual deles o amará mais?” Simão respondeu: “Acho que é aquele ao qual perdoou mais”. Jesus lhe disse: “Tu julgaste corretamente”. Então Jesus virou-se para a mulher e disse a Simão: “Estás vendo esta mulher? Quando entrei em tua casa, tu não me ofereceste água para lavar os pés; ela, porém, banhou meus pés com lágrimas e enxugou-os com os cabelos. Tu não me deste o beijo de saudação; ela, porém, desde que entrei, não parou de beijar meus pés. Tu não derramaste óleo na minha cabeça; ela, porém, ungiu meus pés com perfume. Por esta razão, eu te declaro: os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados porque ela mostrou muito amor. Aquele a quem se perdoa pouco mostra pouco amor”. E Jesus disse à mulher: “Teus pecados estão perdoados”. Então, os convidados começaram a pensar: “Quem é este que até perdoa pecados?” Mas Jesus disse à mulher: “Tua fé te salvou. Vai em paz!” Lucas 7,36-50

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus acolhe a todos; e a Palavra nos ensina que ao ‘amarmo-nos mutuamente e cultivando com todo ardor, o amor mútuo, este amor, cobre uma multidão de pecados’ - 1Pd 4,8 e assim Jesus o fez com a pecadora, perdoou-a pelos muitos pecados, proclamando a fé, que nos salva! Graças, Pai! Glórias e louvores a Vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, que em São Cornélio e São Cipriano destes ao vosso povo pastores dedicados e mártires invencíveis, fortificai, por suas preces, nossa fé e coragem, para que possamos trabalhar incansavelmente pela unidade da Igreja. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo’. Amém!

Santa Maria Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe ‘para que reconheçamos os dons de cada um, colocando-nos a serviço de todos e buscando o bem comum como o Senhor nos ensinou, desde os tempos mais antigos’. Amém!

Brasília – DF., 16 de setembro de 2021

   Ana Pinto de Miranda Bessa

          À serviço do Senhor!


15.9.21

JOÃO 19,25-27 - A MÃE E O DISCÍPULO AO PÉ DA CRUZ : REFLEXÃO DE ANINHA

 




A Igreja celebra a Memória de Nossa Senhora das Dores. A memória da Virgem das Dores chama-nos a reviver o momento decisivo da história da salvação e a venerar a Mãe associada à paixão do Filho e ao lado dele elevado na cruz – Jo 19,25-27; Marialis Cultus,7. Sua maternidade assume no Calvário dimensões universais. Esta memória de origem devocional foi introduzida no calendário romano pelo papa Pio VII – 1814. Liturgia

Caríssimos, Deus nos ama infinitamente... Escolhendo Maria para ser a Mãe de seu Filho Jesus, ela de boa vontade concebeu pela ação do Espírito Santo, cumprindo sua missão de Mãe, até à cruz, consumando-se assim a sua cooperação para com o nosso Deus e Pai para salvar-nos a todos, em um liame de amor e também de dor, mas que venceu o amor, a vida nova em Cristo para todos aqueles que nele acreditam, confiam e esperam...

Assim, com todos os irmãos e irmãs na fé, proclamamos: ‘Que a Santa Cruz nos proteja, que vençamos a dura peleja, possamos do mal triunfar! Vindo, ó Jesus, nossa hora, por essas dores de agora - com Maria e Jesus, no céu mereçamos um lugar!’                                                  


'Naquele tempo, perto da cruz de Jesus, estavam de pé a sua mãe, a irmã da sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena. Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: “Mulher, este é o teu filho”. Depois disse ao discípulo: “Esta é a tua mãe”. Daquela hora em diante, o discípulo a acolheu consigo.' João 19,25-27.

Diz-nos a Igreja - dentre outros, ‘em comunhão com a Santa Mãe de Deus, que Maria é a orante perfeita e quando rezamos a ela, aderimos com ela ao plano do Pai, que envia seu Filho para salvar todos os homens. Com o discípulo bem-amado, acolhemos, em nossa casa – Jo 19,27, a Mãe de Jesus, que se tornou a mãe de todos os vivos. Podemos rezar com ela e a ela. A oração da Igreja é sustentada pela oração de Maria, à qual está unida na esperança.’ CIC 2679

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ’Ó Deus, quando o vosso Filho foi exaltado, quisestes que sua Mãe estivesse de pé, junto à cruz, sofrendo com ele. Dai à vossa Igreja, unida a Maria na paixão de Cristo, participar da ressurreição do Senhor. Que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, em memória da vossa dor aos pés da cruz de Jesus, rogai a Deus por nós Mãe para compreendermos este ‘mistério tão excelso que o mundo ainda não tinha visto e, da vossa entrega, vem o amor que nos resgata e liberta de todo mal, afasta a morte para sempre e nos traz a alegria de um mundo novo, marcado pela aurora da Ressurreição’. Amém!

Brasília - DF., 15 de setembro de 2021

      Ana Pinto de Miranda Bessa        

          À serviço do Senhor!

 


14.9.21

JOÃO 3,13-17 - JESUS E NICODEMOS: AMOR DE DEUS - REFLEXÃO DE ANINHA

 





A Igreja celebra a Festa da Exaltação da Santa Cruz. Assim como, ao comerem do fruto da árvore do paraíso, Adão e Eva incorreram no pecado e na morte – Gn 3, Deus quis que seu Filho, Jesus, nos oferecesse como o fruto de uma árvore – a árvore da Cruz – a graça e a vida eterna. A Cruz, “escândalo para os judeus e loucura para os pagãos” – 1Cor 1,23, tornou-se para os cristãos motivo de glória. A festa da Exaltação da Santa Cruz é comparada à da Páscoa. A data de hoje recorda a dedicação das basílicas erigidas em Jerusalém sobre o Gólgota e o Sepulcro de Cristo. Liturgia

Caríssimos, há exceções, mas penso que quando nos sentimos enganados, traídos, a sensação é de dor na alma, no coração, porque pode nos vir um sentimento de culpa quando pensamos que não havíamos percebido que estávamos sendo enganados e bate um desconforto, uma desilusão que nos entristece e que por algum tempo nos vem à memória, e incomoda...

Lemos na introdução da liturgia de hoje sobre a Exaltação da Santa Cruz, o quanto a desobediência, ou traição de Adão e Eva, suscitaram o pecado e a morte que muito contrariou Deus – nosso Pai Criador, e somente no tempo favorável - porque muito nos ama, enviou seu próprio Filho, Jesus Cristo – Jo 3,16, para nos salvar – Jo 4,42; e Jesus, dialogando com Nicodemos lhe revela sua real identidade e a que veio...                                                 


'Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: “Ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem. Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna. Pois Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele”.' João 3,13-17

Diz-nos a Igreja, dentre outros – segundo o Espírito da Promessa, que ‘Contra toda esperança humana, Deus promete a Abraão uma descendência, como fruto da fé e do poder do Espírito Santo – Gn 18,1-15; Lc 1,26-38.54-55; Jo 1,12-13; Rm 4,16-21. Nela serão abençoadas todas as nações da terra – Gn 12,3. Esta descendência será Cristo – Gl 3,16, no qual a efusão do Espírito Santo reunirá os filhos de Deus dispersos – Jo 11,52. Ao comprometer-se por juramento – Lc 1,73, Deus já se compromete a dar seu Filho bem-amado – Gn 22,17-18; Rm 8,32; Jo 3,26 e o Espírito da promessa, que prepara a redenção do Povo que Deus adquiriu para si – Ef 1,13-14; Gl 3,14.’ CIC 706

Pai Amado com todos os irmãos, nós vos rogamos: ‘Ó Deus, que para salvar a todos dispusestes que o vosso Filho morresse na cruz, a nós que conhecemos na terra este mistério, dai-nos colher no céu os frutos da redenção. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo’. Amém!

 Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe e pelas ‘Nações para que se voltem para o Pai Criador, reconhecendo que na Paixão, morte e Ressurreição do seu Filho está o caminho para a verdadeira vida em Sua graça.’ Amém!

Brasília – DF., 14 de setembro de 2021

    Ana Pinto de Miranda Bessa

               À serviço do Senhor!