18.9.21

LUCAS 8,4-15 - PARÁBOLA DO SEMEADOR : REFLEXÃO DE ANINHA

 





 

Comecei a trabalhar em Cuiabá MT. com carteira assinada aos 14 anos como Locutora da Rádio A Voz d’Oeste – PRH3 ZYZ5; eram 03 horas diárias: estudava de manhã no Ginásio Brasil – Bolsista mediante concurso, e a tarde na rádio. No segundo grau, passei a estudar a noite e trabalhei em empresas comerciais; depois repartições públicas – concursada... Fiz um ano de cursinho para o vestibular de Economia e fiquei entre os 10 primeiros classificados...

Meditando o Evangelho de hoje sobre a semente lançada de modo aleatório em vários tipos de terreno -  simbolizando  pessoas, me veio à memória o vestibular citado acima, que foi realizado em uma quadra de vôlei de uma escola estadual... Eram muitos jovens como eu, na época, mas nem todos foram aprovados, brotando em mim uma pergunta interior: será que perseveraram, como Jesus nos diz do fruto na perseverança e conseguiram entrar na faculdade? Deus o sabe! Acolhamos a Palavra que nos salva...

                                                             


'Naquele tempo, reuniu-se uma grande multidão, e de todas as cidades iam ter com Jesus. Então ele contou esta parábola: “O semeador saiu para semear a sua semente. Enquanto semeava, uma parte caiu à beira do caminho; foi pisada e os pássaros do céu a comeram. Outra parte caiu sobre pedras; brotou e secou, porque não havia umidade. Outra parte caiu no meio de espinhos; os espinhos cresceram junto e a sufocaram. Outra parte caiu em terra boa; brotou e deu fruto, cem por um”. Dizendo isso, Jesus exclamou: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”.  Os discípulos lhe perguntaram o significado dessa parábola. Jesus respondeu: “A vós foi dado conhecer os mistérios do Reino de Deus. Mas aos outros, só por meio de parábolas, para que olhando não vejam, e ouvindo não compreendam. A parábola quer dizer o seguinte: a semente é a Palavra de Deus. Os que estão à beira do caminho são aqueles que ouviram, mas, depois, vem o diabo e tira a Palavra do coração deles, para que não acreditem e não se salvem. Os que estão sobre a pedra são aqueles que, ouvindo, acolhem a Palavra com alegria. Mas eles não têm raiz: por um momento acreditam; mas na hora da tentação, voltam atrás. Aquilo que caiu entre os espinhos são os que ouvem, mas, com o passar do tempo, são sufocados pelas preocupações, pela riqueza e pelos prazeres da vida, e não chegam a amadurecer. E o que caiu em terra boa são aqueles que, ouvindo com um coração bom e generoso, conservam a Palavra e dão fruto na perseverança”.' Lucas 8,4-15

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai, porque Jesus nos revela que tudo na vida devemos fazer com boa disposição, preparando a nossa mente, o nosso coração para os desafios, as dificuldades que possivelmente advirão em tudo aquilo que almejamos, aspiramos, e, sem desanimar nas aparentes derrotas dos terrenos inapropriados, perseveremos sempre, porque Jesus está conosco  todos os dias das nossas vidas - Mt 28,20! Graças, Pai! Glórias e louvores a Vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, criador de todas as coisas, volvei para nós o vosso olhar e, para sentirmos em nós a ação do vosso amor, fazei que vos sirvamos de todo o coração. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.’ Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe para que estejamos firmes e fortes, alicerçados na fé e no amor que o Senhor tem por cada um de nós - com o nosso coração aberto e receptivo, a fim de ‘produzirmos frutos de vida nova que permaneçam para sempre’. Amém!

Brasília – DF., 18 de setembro de 2021

    Ana Pinto de Miranda Bessa

            À serviço do Senhor!

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário