4.9.21

LUCAS 6,1-5 - ESPIGAS ARRANCADAS NO SÁBADO : REFLEXÃO DE ANINHA

 




Jesus nos aconselha para que sejamos misericordiosos como nosso Deus e Pai, é misericordioso – Lc 6,36; e porque acreditamos, confiamos e esperamos Nele, creio que Ele mesmo suscita em nossa mente e em nosso coração, fazer o bem ao próximo... Jesus é ‘Senhor também do sábado: Ele nos conduz pela vida e nos ensina que o essencial está na prática do amor e nos gestos de acolhida.’

Porém, se por motivos alheios à nossa vontade a necessidade for nossa, manifestemo-la de modo sincero e humilde a uma pessoa que julgamos possa nos ajudar - porque Deus é bom para com todos e sua misericórdia se estende a todas as criaturas, e com certeza, pela graça do Senhor,  ela nos favorecerá!

                                                      


'Num sábado, Jesus estava passando através de plantações de trigo. Seus discípulos arrancavam e comiam as espigas, debulhando-as com as mãos. Então alguns fariseus disseram: “Por que fazeis o que não é permitido em dia de sábado?” Jesus respondeu-lhes: “Acaso vós não lestes o que Davi e seus companheiros fizeram, quando estavam sentindo fome? Davi entrou na casa de Deus, pegou dos pães oferecidos a Deus e os comeu, e ainda por cima os deu a seus companheiros. No entanto, só os sacerdotes podem comer desses pães”. E Jesus acrescentou: “O Filho do Homem é senhor também do sábado”.' Lucas 6,1-5

Diz-nos a Igreja do Senhor, dentre outros, que ‘O Evangelho relata numerosos incidentes em que Jesus é acusado de violar a lei do sábado. Mas Jesus nunca profana a santidade desse dia – Mc 1,21; Jo 9,16. Ele nos dá, com autoridade, sua autêntica interpretação: “O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado” – Mc 2,27. Movido por compaixão, Cristo se permite, no dia de sábado, fazer o bem de preferência ao mal, salvar uma vida de preferência a matar – Mc 3,4. O sábado é o dia do Senhor das misericórdias e da honra de Deus – Mt 12,5; Jo 7,23. “O Filho do Homem é senhor também do sábado” – Mc 2,28’ – CIC 2173

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Deus do universo, fonte de todo bem, derramai em nossos corações o vosso amor e estreitai os laços que nos unem convosco para alimentar em nós o que é bom e guardar com solicitude o que nos destes. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.’ Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe para que ‘nós nos sensibilizemos com aqueles que sofrem, tornando-nos instrumentos da bondade do Senhor, com gestos e ações concretos provendo suas necessidades espirituais e corporais para que possamos ser levados ao crescimento, ao desenvolvimento espiritual e à compreensão do mundo e das pessoas que nos rodeiam’. Amém!

Brasília - DF., 04 de setembro de 2021

    Ana Pinto de Miranda Bessa      

        À serviço do Senhor!

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário