13.9.21

LUCAS 7,1-10 - JESUS CURA O SERVO DO OFICIAL ROMANO : REFLEXÃO DE ANINHA

 




 

A Igreja celebra a Memória de São João Crisóstomo, Bispo Doutor. São João Crisóstomo (349-407) foi anunciador fiel da Palavra de Deus, como presbítero em Antioquia e bispo em Constantinopla. Dedicou-se à evangelização e à catequese, à obra litúrgica, caritativa e missionária. Sua pregação no campo moral e social acarretou-lhe duras oposições e, enfim, o desterro, onde faleceu. Em sua obra de doutor, destaca-se o seu comentário às Escrituras, especialmente às cartas paulinas. Liturgia

Caríssimos,  dentre outros, compara-se a ação e reação de fatos inerentes à todas as pessoas, a um jogo de pingue-pongue onde um jogador bate e o outro rebate e assim, sucessivamente, que se assemelha quando praticamos o bem, como nos ensina Jesus: se conhece as pessoas pelas ações que praticam ... Assim aconteceu com o oficial romano que foi elogiado pelos anciãos  porque era um homem bom e Jesus o agraciou...

Jesus, assim como curou multidões, multiplicou pães e peixes, estende sua atenção e cuidados a muitos, provendo abundantemente o bem a todos; e,  quando a pedido de sua Mãe transformou água em vinho delicioso nas Bodas de Caná – Jo 2,1-12, assim ele o fez  ao  oficial romano pela profissão da sua fé e ao pedido deste, curou o seu empregado à  distância, revelando-nos a graça e o poder da intercessão quando se tem a fé!                                               


'Naquele tempo, quando acabou de falar ao povo que o escutava, Jesus entrou em Cafarnaum. Havia lá um oficial romano que tinha um empregado a quem estimava muito, e que estava doente, à beira da morte. O oficial ouviu falar de Jesus e enviou alguns anciãos dos judeus, para pedirem que Jesus viesse salvar seu empregado. Chegando aonde Jesus estava, pediram-lhe com insistência: “O oficial merece que lhe faças este favor, porque ele estima o nosso povo. Ele até nos construiu uma sinagoga”. Então Jesus pôs-se a caminho com eles. Porém, quando já estava perto da casa, o oficial mandou alguns amigos dizerem a Jesus: “Senhor, não te incomodes, pois não sou digno de que entres em minha casa. Nem mesmo me achei digno de ir pessoalmente ao teu encontro. Mas ordena com a tua palavra, e o meu empregado ficará curado. Eu também estou debaixo de autoridade, mas tenho soldados que obedecem às minhas ordens. Se ordeno a um: ‘Vai!’, ele vai; e a outro: ‘Vem!’, ele vem; e ao meu empregado: ‘Faze isto!’, e ele o faz”. Ouvindo isso, Jesus ficou admirado. Virou-se para a multidão que o seguia, e disse: “Eu vos declaro que nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé”. Os mensageiros voltaram para a casa do oficial e encontraram o empregado em perfeita saúde.' Lucas 7,1-10

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque assim como o bebê no ventre materno está ligado pelo cordão umbilical à sua mamãe que lhe provê tudo para ali viver, devemos nós também, estarmos ligados a Jesus para manifestar-lhe a nossa fé, e sermos beneficiados por Ele! Graças, Pai! Glórias e louvores a Vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, força dos que em vós esperam, que fizestes brilhar na vossa Igreja o Bispo São João Crisóstomo por admirável eloquência e grande coragem nas provações, dai-nos seguir os seus ensinamentos, e robustecer-nos com sua invencível fortaleza. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.’ Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe para que testemunhemos a nossa fé , 'buscando o vigor do Evangelho  para que possamos agir a serviço da paz e da promoção do bem entre todas as pessoas, sendo sensíveis aos clamores dos doentes, tristes e desorientados, a fim de que se sintam reconfortados, curados de suas enfermidades e livres de suas angústias’. Amém!

Brasília – DF., 13 de setembro de 2021

     Ana Pinto de Miranda Bessa

              À serviço do Senhor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário