8.9.21

MATEUS 1,1-16.18-23 - GENEALOGIA E NASCIMENTO DE JESUS : REFLEXÃO DE ANINHA

 




A Igreja celebra a Festa da Natividade de Nossa Senhora. Esta celebração, que molda em Cristo as prerrogativas da Mãe, foi introduzida pelo Papa Sérgio I – século VII, no contexto da tradição oriental. A natividade da Virgem liga-se estreitamente com a vinda do Messias, como promessa, preparação e fruto da salvação. Maria preanuncia ao mundo toda a alegria do salvador. Liturgia

Caríssimos, sabemos que a história da nossa salvação por Jesus Cristo  foi toda ela preparada com carinho pelo nosso Deus e Pai, porque assim como os casais programam começar a ter filhos em um tempo favorável que lhes possibilitem que seus bebês sejam bem acolhidos e bem servidos, Deus assim o fez...

Deus através dos Profetas à Isaías 7,14 – 700 anos antes, anunciou: ‘Pois sabei que o Senhor mesmo vos dará à luz um filho e dar-lhe-á o nome de Emanuel’, e que ‘será por meio de um rei, descendente de Davi, que Deus dará a salvação ao Povo...’. E assim aconteceu:  'Maria, em cujo seio como verdadeiro e sacrossanto Templo, desceu o próprio Deus para dela receber a natureza humana, que se dignou habitar visivelmente com os homens'.

                                                            


'Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacó; Jacó gerou Judá e seus irmãos. Judá gerou Farés e Zara, cuja mãe era Tamar. Farés gerou Esrom; Esrom gerou Aram; Aram gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naasson gerou Salmon; Salmon gerou Booz, cuja mãe era Raab. Booz gerou Obed, cuja mãe era Rute. Obed gerou Jessé. Jessé gerou o rei Davi. Davi gerou Salomão, daquela que tinha sido a mulher de Urias. Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão; Jorão gerou Ozias; Ozias gerou Jotão; Jotão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias. Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia. Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azor; Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud; Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacó. Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria em segredo. Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe em sonho e lhe disse: “José, filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”.' Mateus 1,1-16.18-23.

Pai Santo Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, ‘sabemos como Vós fizestes de Maria um dom e agradecemos essa riqueza de receber, por ela, a nossa perene salvação: Jesus Cristo, Deus conosco. De seu santo e imaculado ventre nasceu a fonte de vida que jorra para a eternidade. Pela ação divina do vosso Santo Espírito, o mundo viu nascer a esperança e com ela vai seguindo dia após dia.’ Graças, Pai! Glórias e louvores a Vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Abri, ó Deus, para os vossos servos e servas os tesouros da vossa graça: e assim como a maternidade de Maria foi a aurora da salvação, a festa do seu nascimento aumente em nós a vossa paz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo’. Amém!

Graças ó Pai pelo ‘dom da vida de Maria, porque ele se estende a todo mundo como uma estrela brilhante que nunca se apaga no céu. E ela, na Vossa glória, derrama sobre nós sua proteção e nos fortalece em nossa fé’. Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém!

Brasília – DF., 08 de setembro de 2021

    Ana Pinto de Miranda Bessa

            À serviço do Senhor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário