16.9.21

LUCAS 7,36-50 - A PECADORA PERDOADA QUE AMA : REFLEXÃO DE ANINHA

 




 

A Igreja celebra a Memória de São Cornélio Papa e São Cipriano, Bispos Mártires. Cornélio (251-253), Pontífice e Pastor de alma grande e misericordiosa, muito trabalhou pela reconquista e reconciliação dos cristãos que tinham cedido às perseguições, e ao mesmo tempo defendeu a unidade da Igreja contra os cismáticos novacianos, confortado pela solidariedade de Cipriano. Morreu Civitavecchia (Roma), exilado pelo imperador Galo, e foi sepultado no cemitério de Calisto. Cipriano (210-258), convertido do paganismo em 245, foi ordenado Bispo de Cartago em 249. Entre os expoentes máximos, da primeira latinidade cristã, juntamente com Tertuliano, em seu magistério deu notável contribuição à doutrina sobre a unidade da Igreja reunida em torno da Eucaristia sob a direção do bispo. Morreu mártir na perseguição do Valeriano. Seus nomes estão mencionados no Cânon Romano. Liturgia

Caríssimos, Jesus nos aconselha que devemos vivenciar e externar o nosso amor a Deus e ao próximo – Mt 22,34-39; e sabemos que quando amamos a Deus, nosso amor por ele, simultaneamente nos é correspondido, porque ele tem cuidado de nós, e o amor que estendemos ao próximo também reverte em nosso benefício, tal qual aconteceu com a pecadora no Evangelho de hoje...                                                   


'Naquele tempo, um fariseu convidou Jesus para uma refeição em sua casa. Jesus entrou na casa do fariseu e pôs-se à mesa. Certa mulher, conhecida na cidade como pecadora, soube que Jesus estava à mesa, na casa do fariseu. Ela trouxe um frasco de alabastro com perfume, e, ficando por detrás, chorava aos pés de Jesus; com as lágrimas começou a banhar-lhe os pés, enxugava-os com os cabelos, cobria-os de beijos e os ungia com o perfume. Vendo isso, o fariseu que o havia convidado ficou pensando: “Se este homem fosse um profeta, saberia que tipo de mulher está tocando nele, pois é uma pecadora”. Jesus disse então ao fariseu: “Simão, tenho uma coisa para te dizer”. Simão respondeu: “Fala, mestre!” “Certo credor tinha dois devedores; um lhe devia quinhentas moedas de prata, o outro cinquenta. Como não tivessem com que pagar, o homem perdoou os dois. Qual deles o amará mais?” Simão respondeu: “Acho que é aquele ao qual perdoou mais”. Jesus lhe disse: “Tu julgaste corretamente”. Então Jesus virou-se para a mulher e disse a Simão: “Estás vendo esta mulher? Quando entrei em tua casa, tu não me ofereceste água para lavar os pés; ela, porém, banhou meus pés com lágrimas e enxugou-os com os cabelos. Tu não me deste o beijo de saudação; ela, porém, desde que entrei, não parou de beijar meus pés. Tu não derramaste óleo na minha cabeça; ela, porém, ungiu meus pés com perfume. Por esta razão, eu te declaro: os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados porque ela mostrou muito amor. Aquele a quem se perdoa pouco mostra pouco amor”. E Jesus disse à mulher: “Teus pecados estão perdoados”. Então, os convidados começaram a pensar: “Quem é este que até perdoa pecados?” Mas Jesus disse à mulher: “Tua fé te salvou. Vai em paz!” Lucas 7,36-50

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus acolhe a todos; e a Palavra nos ensina que ao ‘amarmo-nos mutuamente e cultivando com todo ardor, o amor mútuo, este amor, cobre uma multidão de pecados’ - 1Pd 4,8 e assim Jesus o fez com a pecadora, perdoou-a pelos muitos pecados, proclamando a fé, que nos salva! Graças, Pai! Glórias e louvores a Vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, que em São Cornélio e São Cipriano destes ao vosso povo pastores dedicados e mártires invencíveis, fortificai, por suas preces, nossa fé e coragem, para que possamos trabalhar incansavelmente pela unidade da Igreja. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo’. Amém!

Santa Maria Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe ‘para que reconheçamos os dons de cada um, colocando-nos a serviço de todos e buscando o bem comum como o Senhor nos ensinou, desde os tempos mais antigos’. Amém!

Brasília – DF., 16 de setembro de 2021

   Ana Pinto de Miranda Bessa

          À serviço do Senhor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário