3.9.21

LUCAS 5,33-39 - O JEJUM E O VINHO NOVO : REFLEXÃO DE ANINHA

 





A Igreja celebra a Memória de São Gregório Magno Papa e Doutor.  O Papa São Gregório Magno – 540 a 604 era ainda prefeito de Roma quando entrou na vida monástica e se tornou abade do mosteiro de Santo André, no Monte Célio. Exerceu multiforme e intensa atividade no governo da Igreja, na solicitude da caridade, na tutela das populações maltratadas pelos bárbaros e na ação missionária. Autor e legislador no campo da liturgia e do canto sacro, elaborou um Sacramentário que traz seu nome e constitui o núcleo fundamental do Missal Romano. Liturgia

Caríssimos, sabemos que o sangue circula em nosso corpo, adequando-se às necessidades de cada órgão, harmoniosamente... Assim deveria ser também o nosso proceder e modo de viver uns com os outros...

No Evangelho de hoje, Jesus justifica a crítica dos fariseus e dos mestres da Lei quanto a atitude de seus discípulos em relação ao jejum, que não é feito em vista da sua presença temporária com eles, esclarecendo-lhes então - com uma parábola, que não se tira retalho de roupa nova para remendar a roupa velha, nem se coloca vinho novo em odres velhos, que os arrebentarão e se perderão, revelando-nos para que sejamos coerentes em nossas ações - abrindo-nos sempre ao melhor, a fim de alcançarmos êxito naquilo que empreendemos...

                                                              


'Naquele tempo, os fariseus e os mestres da Lei disseram a Jesus: “Os discípulos de João, e também os discípulos dos fariseus, jejuam com frequência e fazem orações. Mas os teus discípulos comem e bebem”. Jesus, porém, lhes disse: “Os convidados de um casamento podem fazer jejum enquanto o noivo está com eles? Mas dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, naqueles dias, eles jejuarão”. Jesus contou-lhes ainda uma parábola: “Ninguém tira retalho de roupa nova para fazer remendo em roupa velha; senão vai rasgar a roupa nova, e o retalho novo não combinará com a roupa velha. Ninguém coloca vinho novo em odres velhos; porque, senão, o vinho novo arrebenta os odres velhos e se derrama; e os odres se perdem. Vinho novo deve ser colocado em odres novos. E ninguém, depois de beber vinho velho, deseja vinho novo; porque diz: o velho é melhor”.' Lucas 5,33-39

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus a Palavra nos ensina que Jesus ‘é o Noivo presente e que, assim, merece sempre ser festejado. Nessa presença, celebramos o banquete da vida, porque suas ações são de paz em nosso meio e seus ensinamentos nos aproximam e nos conduzem para o vosso Reino. Ele é o novo que enche nosso coração de alegria’. Graças, Pai! Glórias e louvores a Vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, que cuidais do vosso povo com indulgência e o governais com amor, dai, pela intercessão de São Gregório Magno, o espírito de sabedoria àqueles a quem confiastes o governo da vossa Igreja, a fim de que o progresso das ovelhas contribua para a alegria eterna dos pastores. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe para que ‘nos abramos à novidade e não fiquemos estacionados em coisas antigas e velhas que não nos favorecerão. Somente assim nos alegraremos na presença do Senhor e poderemos celebrar a sua Palavra que nos recria e renova’. Amém!

Brasília - DF., 03 de setembro de 2021

    Ana Pinto de Miranda Bessa

             À serviço do Senhor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário