9.7.22

MATEUS 10,24-33 - TESTEMUNHAR SEM MEDO : REFLEXÃO DE ANINHA

 





 

A Igreja celebra a Memória de Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus, Virgem – 1865-1942. Primeira Santa do Brasil: nasceu em Trento – Itália, batizada com o nome de Amábile Lúcia. Junto com sua família, ainda muito jovem, emigrou para o Brasil, residindo em Nova Trento, Santa Catarina. Amábile, com a permissão do pai, construiu um casebre onde se dedicava à oração e ao cuidado dos mais necessitados - doentes, idosos, abandonados e instrução das crianças. Fundou a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, trocando o nome para Irmã Paulina do Coração Agonizante de Jesus, e foi nomeada Superiora, passando a ser chamada de Madre Paulina. Faleceu na Casa Geral de sua Congregação, em São Paulo, no dia 9 de julho de 1942. Foi beatificada – 1991 e canonizada – 2002 por São João Paulo II. Liturgia

Caríssimos, Deus é Justo e Misericordioso! Em nossa vida temos dois caminhos a seguir, e a decisão é nossa: o caminho dos justos e dos ímpios como estão no Salmo 1 e 2, ‘que se apresentam como prefácio do Saltério, resumindo sua doutrina moral e ideias messiânicas...’ Hoje Jesus nos fala que devemos temer ‘aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno’, leiamos o que nos narra Mateus:


‘Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “O discípulo não está acima do mestre, nem o servo acima do seu senhor. Para o discípulo, basta ser como o seu mestre, e para o servo, ser como o seu senhor. Se ao dono da casa eles chamaram de Belzebu, quanto mais aos seus familiares! Não tenhais medo deles, pois nada há de encoberto que não seja revelado, e nada há de escondido que não seja conhecido. O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados! Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno!   'Não se vendem dois pardais por algumas moedas? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do vosso Pai. Quanto a vós, até os cabelos da cabeça estão todos contados. Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais. Portanto, todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus. Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante do meu Pai que está nos céus. Mt 10, 24-33

Diz-nos a Igreja que ‘O discípulo de Cristo não deve apenas guardar a fé e nela viver, mas deve também professá-la, testemunhá-la com firmeza e difundi-la: “Todos devem estar prontos a confessar Cristo perante os homens, segui-lo no caminho da Cruz entre perseguições que nunca faltam à Igreja...’ CIC 1816

Diz-nos os teólogos que ‘Jesus não podia transmitir sua mensagem senão de maneira velada, porque os seus ouvintes não podiam compreende-la – Mc 1,34 s, e porque ele mesmo não tinha ainda acabado a sua obra, morrendo e ressuscitando. ‘Tanto o corpo como a alma significam a pessoa inteira, o corpo mais no seu aspecto exterior, a alma, na dimensão da vida que Deus propicia...ou destrui no caso dos que se rebelam contra ele.’ Rodapé Bíblia

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus escolheu, instruiu e enviou seus discípulos para ‘proclamar tudo sem medo nenhum ... os discípulos não devem imitar a hipocrisia dos fariseus; tudo o que quisessem ocultar acabaria por ser conhecido do mesmo modo. Assim, o que importava é que falassem abertamente’. Jesus é muito claro naquilo que Ele disse aos discípulos e a nós também: caminhemos, pois, no caminho da Misericórdia Divina porque o caminho da Justiça do Senhor – pelas maldades que praticamos nesta vida, poderá nos privar de o encontrarmos. Graças, Pai! Glórias e louvores a Vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Deus eterno e todo-poderoso, que conduzistes Santa Paulina pelo caminho da santidade através das provações, do trabalho humilde e da oração constante, concedei-nos, por sua intercessão, suportar com fortaleza os sofrimentos de cada dia e servir com generosidade os mais necessitados. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.’ Amém!

 Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós para que não tenhamos medo daqueles que nada podem contra a alma, pois Jesus: ‘caminho, verdade e vida eterna nos diz que até os cabelos da nossa cabeça estão todos contados...Rogai Mãe a Jesus para que um dia, com Ele estejamos O adorando, eternamente, em sua glória! Amém!

Brasília – DF., 09 de julho de 2022

    Ana Pinto de Miranda Bessa

            À serviço do Senhor!

 

Ed: 11.07.2015 - revisado


Nenhum comentário:

Postar um comentário