18.7.22

MATEUS 12,38-42 - O SINAL DE JONAS : REFLEXÃO DE ANINHA

 








Eu estava com cinco anos de idade quando meu pai faleceu... Morávamos na Usina Ressaca em Cáceres – Mt., e mamãe deixou-me com a babá para ir a pé à uma colônia próxima, em busca de gêneros alimentícios... Lembro-me que eu queria ir com a minha mãe, porque grande deveria ser a minha angústia pelo falecimento recente do meu Pai... A babá me distraiu, mas assim que ela me deu uma chance de fuga, saí correndo atrás de minha mãe, sem que a babá o percebesse... O caminho, era estrada de terra e havia uma cancela-divisa entre as terras da Ressaca e a Colônia... Passei pela cancela, mas o caminho estava com arbustos por cortar e pela minha altura, em relação aos arbustos, estes, me pareciam uma mata fechada e sentindo medo, parei e vi à minha esquerda, uma alta Cruz de madeira clara, o que era um contraste estupendo naquele lugar... Algo tocou meu coração que me fez voltar, consciente de que eu não deveria prosseguir e retornei para casa: foi como se alguém me dissesse com voz mansa e cheia de ternura, ‘volta’... e assim fiz.

Quando os israelitas saíram do Egito, o Anjo do Senhor ia a frente deles com uma nuvem que os protegia do calor, e iluminava a noite escura... Os sinais de Deus são evidentes na história da nossa salvação e Jesus nos fala do sinal de Jonas – ‘que era célebre junto aos judeus, pela sua libertação miraculosa, bem mais do que pela sua pregação aos pagãos em Nínive’.

                                                             


‘Naquele tempo, alguns mestres da Lei e fariseus disseram a Jesus: “Mestre, queremos ver um sinal realizado por ti”. Jesus respondeu-lhes: “Uma geração má e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas.’ Com efeito, assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim também o Filho do Homem estará três dias e três noites no seio da terra.  ‘No dia do juízo, os habitantes de Nínive se levantarão contra essa geração e a condenarão, porque se converteram diante da pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas. ‘No dia do juízo, a rainha do Sul se levantará contra essa geração, e a condenará, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão, e aqui está quem é maior do que Salomão”.’ Mt 12,38-42

Diz-nos a Igreja que ‘A morte de Cristo foi uma Morte verdadeira porquanto pôs fim à sua existência humana terrestre. Entretanto, devido à união que a pessoa do Filho manteve com o seu corpo, não estamos diante de um cadáver como os outros, porque “não era possível que ela o dominasse” – At 2,24 e porque “a virtude divina preservou o corpo de Cristo da corrupção “Sto.Tomás de Aquino e/o. Sobre Cristo pode-se dizer ao mesmo tempo: “Foi arrancado da terra dos vivos” – Is 53,8, e: “minha carne repousará na esperança. Não abandonarás minha alma no mundo dos mortos nem deixarás o teu Santo conhecer a decomposição” – At 2,26-27; Sl 16,9-10. A ressurreição de Jesus “no terceiro dia” – 1 Cor 15,4; Lc 24,46; Mt 12,40; Jó 2,1; Os 6,2 – foi a prova disto, pois, naqueles tempos, pensava-se que a corrupção se manifestava a partir do quarto dia – Jo 11,39.’ CIC 627                                                           

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque como um pai que ama e tem cuidado com seus Filhos, o Senhor tem cuidado de nós e Jesus é a maior prova, o maior sinal desse amor incondicional que o Senhor tem por cada um de nós, enviando-O para nos reconciliar com o Senhor e como essa reconciliação depende de uma mudança de vida, Jesus nos fala da conversão dos ninivitas que ouvindo Jonas, mudaram seus hábitos, seus costumes, que assim nós também possamos fazer! Graças, Pai! Glórias e louvores a Vós, Senhor!

Pai Amado, Pai querido em Cristo Jesus, que vos chama Paizinho, ensina-nos a sermos dóceis como as crianças que Vos ouvem e Vos obedecem!  Pai Santo, envia-nos o vosso Santo Espírito para que repouse sobre nós e nos dê sabedoria, todos os dons, virtudes e frutos! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe para que sejamos sinais do Seu amor a começar em nossas casas e onde quer que nós estejamos, possamos irradiar esse amor do Pai e do Filho que têm por nós, e assim sermos plenos de bondade, de paz, de direito e de justiça, de vida, de luz, de ternura, de alegria para os nossos irmãos, amém!

Brasília – DF., 18 de julho de 2022

 Ana Pinto de Miranda Bessa

        À serviço do Senhor!

 

Ed: 20.07.2015 - revisada


Nenhum comentário:

Postar um comentário