19.7.22

MATEUS 12,46-50 - A MÃE E OS 'IRMÃOS' DE JESUS : REFLEXÃO DE ANINHA

 




 

Na história da nossa salvação, Deus se fazia presente e falava com seus amados ... Enviou Patriarcas, Profetas, Anjos para atender ao clamor e às necessidades de seus filhos que recorriam a Ele; depois escolheu Maria a Cheia de Graça para enviar Jesus o seu Filho Unigênito, acolhidos com carinho e amor pelo Justo, José, formando assim a Sagrada Família de Nazaré onde Jesus nasceu, cresceu, sob o olhar de uma Mãe Santa...

Maria é uma só: Aparecida, do Carmo, das Graças, de Guadalupe, de Fátima, de Lourdes, da Penha... Ela é a Mãe de Jesus e nossa Mãe, e como disse São Francisco de Assis, também ‘somos como mães para Jesus: quando O carregamos em nossa mente, em nosso coração  através do Amor Divino e uma consciência pura e sincera. Nós O criamos através de obras que devem ser um exemplo brilhante para os outros!’                                                          


‘Naquele tempo, enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”. Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. Mt 12,46-50

No rodapé da Bíblia, conceitua-se o real significado da palavra irmãos no tempo de Jesus e conclui, que, ‘Desde os Padres da Igreja, a interpretação predominante viu nesses “irmãos” de Jesus “primos”, de acordo com a crença na virgindade perpétua de Maria. Além disso, isto concorda com Jo 19,26-27 o qual deixa supor que, na morte de Jesus, Maria estava sozinha. ‘Os liames do parentesco carnal são pospostos aos do parentesco espiritual – Mt 8,21-22; 10,37;19,29’.

Diz-nos a Igreja que ‘Tornar-se discípulo de Jesus é aceitar o convite de pertencer à família de Deus, de viver conforme sua maneira de viver: “aquele que fizer a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe “– Mt 12,50. CIC 2233

Diante do exposto, depreende-se que desde Jesus, não sabemos mais da vinda de Profetas - os embaixadores de Deus, porque nosso Deus e Pai, escolheu Maria e lhe atribuiu o cargo divino e perpétuo em Cristo Jesus, de ser a Embaixadora do Senhor, porque em cada povo, em cada nação, como Mãe que é, Ela identifica-se à imagem e semelhança da etnia das raças: Mistério Divino! Glória a Deus!

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai, glórias e louvores a Vós Senhor - nosso Deus e Pai em Cristo Jesus, pela ação do Espírito Santo, amor que procede de Vós e de Jesus, e através de Nossa Senhora e São José, se multiplicou e se estendeu até nós; nos fez herdeiros por Jesus Cristo Nosso Senhor: nós somos famílias de Deus porque somos da família de Jesus como Ele nos disse no Evangelho de hoje!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo! Ensina-nos Mãe a vivenciarmos sabedoria e a experiência dos pequenos e simples - que nos movem à fé, quando, recorrendo à Senhora, o Filho atende! Amém!

Brasília – DF., 19 de julho de 2022

    Ana Pinto de Miranda Bessa

            À serviço do Senhor!

 

Ed: 16.07.2015 - revisada

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário