27.7.22

MATEUS 13,44-46 - O TESOURO E A PÉROLA : REFLEXÃO DE ANINHA

 




 

O evangelho de hoje, me reporta à vida de meus pais Carmem e Pedro, que moraram em fazenda Barranqueira, em meados do século 20, próxima à fronteira de Cáceres-Mt., com a Bolívia... Como os demais vizinhos sofreram a invasão de propriedades por parte de Carlos Prestes e companheiros, conhecidos na região, como ‘revoltosos’, que assaltavam, roubavam e até matavam os proprietários locais; meu pai, teve que se esconder para não ser morto, e testemunhou ser um milagre não ter sido encontrado por tais bandidos... Quem possuía bens de valor, como joias, moedas de ouro e o próprio ouro, os enterravam no chão... Encontrar um tesouro escondido no campo - deve ser como ganhar sozinho um alto prêmio acumulado da loteria -  e em nossos dias muitos o procuram, com equipamentos que detectam metais sob a terra. Dentre outros, podemos equilibrar as nossas finanças, ajudar a muitos...

No evangelho de hoje, Jesus ao comparar a alegria de encontrar um tesouro, ou uma pérola - que nos seria como estar no céu, nos revela um vislumbre de felicidade incomensurável, porque eterna... Aspiremos aos Céus, aspiremos ardentemente, com fé, esperança e amor!

                                                           


 'Naquele tempo, disse Jesus à multidão: “O reino dos céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. O reino dos céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola”. Mateus 13,44-46.

Diz-nos a Igreja dentre outros, que ‘Jesus convida a entrar no Reino, servindo-se de parábolas, traço típico de seu ensinamento Mc 4,33-34. Por elas, convida ao banquete do Reino – Mt 22,1-14. Ele exige, no entanto, também uma opção radical: para adquirir o Reino, é preciso dar tudo – Mt 13,44-45; as palavras não bastam, são necessários atos – Mt 21,28-32. As parábolas são como espelhos para o homem: ele acolhe a palavra como um solo duro ou como uma terra boa – Mt 13,3-9? Que faz ele dos talentos recebidos – Mt 25,14-30? Jesus e a presença do Reino neste mundo estão secretamente no coração das parábolas. É preciso entrar no Reino, isto é, tornar-se discípulo de Cristo para “conhecer os mistérios do Reino dos Céus” – Mt 13,11. Para os que “estão fora” – Mc 4,11, tudo permanece enigmático – Mt 13,10-15. CIC 546

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos revela que o reino dos céus está no meio de nós – Lc 17,21, como ‘uma realidade já atuante’ e, Ressurreto nos consola que estará conosco, todos os dias até a consumação dos séculos, vivenciando tudo o que nos ensinou, testemunhando-o e anunciando- em todas as Nações – Jo 28,16s. Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na força de vosso Espírito Santo, ilumina a nossa mente, o nosso coração para compreender ‘que o vosso Reino é o nosso único e maior tesouro, por cuja aquisição vale a pena tudo vender’ – Mt 13,44. Ajuda-nos, ó Pai, 'a buscarmos aquilo que realmente conta e que nos coloque na direção do amor'. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, discípula, dócil, obediente e fiel, nosso exemplo, modelo e mestra, rogai a Deus por nós para que nos proteja sempre e nos livre do mal e dos maus... Ajuda-nos Mãe, a apreciarmos os bens temporais, mas sem perder de vista os bens eternos. Amém!

Brasília – DF., 27 de julho de 2022

   Ana Pinto de Miranda Bessa

           À serviço do Senhor!

 

Ed: 31.07.2019 - revisada

Nenhum comentário:

Postar um comentário