11.7.22

MATEUS 10,34-11,1 - ACOLHER O ENVIADO É ACOLHER QUEM O ENVIA : REFLEXÃO DE ANINHA

 




 

A Igreja celebra a Memória de São Bento, Abade. Nascido em Núrsia, Itália, por volta de 480, no seio de uma família nobre, deixou os estudos para dedicar-se à vida monástica. Após um período de vida eremítica, fundou diversos mosteiros, para os quais compôs uma Regra – a Regra de São Bento – caracterizada pelo equilíbrio entre oração e trabalho. A influência destes conventos foi determinante para a evangelização e formação da cultura europeia durante toda a Idade Média. Paulo VI o declarou Patrono da Europa. Liturgia

A sabedoria divina inerente em nós, nos revela a brevidade de vida na terra como muito bem nos diz Davi, ‘O Homem!... Seus dias são como a relva: ele floresce como a flor do campo; roça-lhe um vento e já desaparece, e ninguém mais reconhece o seu lugar – Sl 103,15’!  Nosso Deus e Pai que nos ama com amor eterno e quer que o amemos e aos irmãos como a nós mesmos – Sl 136; Mt 22,34-40, ‘infundiu em nós sua centelha ou fagulha divina ‘impressa sobre nós, porque fomos criados à sua imagem e marcados com o selo batismal, que faz de nós cristãos “filhos da luz’” – Lc 16,8; Jo 8,12s; 1Ts 5,5; Ef 5,8; Sl 4’, para inspirar em nós o desejo da vida eterna, seguindo o Caminho de Jesus que é Verdade e Vida, que nos conduz ao Pai – Jo 14,6! Portanto, se perdermos a nossa vida por causa de Jesus, ofertando-a ao seu seguimento e a seu serviço, vamos encontrá-la Nele! 

Infelizmente, muitos de nós ainda somos apegados às coisas e pessoas que passam, quando deveríamos ver como coisas tudo que está à nossa disposição, criando laços, vínculos de amor desprendidos mas responsáveis e conviver com as pessoas em harmonia, acolhendo-as, respeitando-as, ajudando-nos mutuamente em solidariedade e fraternidade e, tendo Jesus como fonte e centro de união em  nossas vidas! Acolhamos a sua palavra:

                                                      


'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer a paz, mas sim a espada. De fato, vim separar o filho de seu pai, a filha de sua mãe, a nora de sua sogra. E os inimigos do homem serão os seus próprios familiares. Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim, não é digno de mim. Quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim, não é digno de mim. Quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim. Quem procura conservar a sua vida vai perdê-la. E quem perde a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la. Quem vos recebe, a mim recebe; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou. Quem recebe um profeta, por ser profeta, receberá a recompensa de profeta. E quem recebe um justo, por ser justo, receberá a recompensa de justo. Quem der, ainda que seja apenas um copo de água fresca, a um desses pequeninos, por ser meu discípulo, em verdade vos digo: não perderá a sua recompensa”. Quando Jesus acabou de dar essas instruções aos doze discípulos, partiu daí, a fim de ensinar e pregar nas cidades deles.' Mateus 10,34-11,1

Caríssimos, parece-nos à primeira leitura do evangelho de hoje que Jesus dispõe de espadas para formar um exército.... Mas Jesus é ‘manso’ – nos toca e se deixa tocar; é ‘humilde de coração’, tem compaixão, nos acolhe, e a todos que o buscam .... São Paulo nos diz que ‘a espada do Espírito, é a palavra de Deus; viva, e eficaz e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes…’ Ef 6,14s; Hb 4,12-13! Isto posto, as leis do Senhor nosso Deus são colocadas em nossas mentes e inscritas em nossos corações - Hb 8,10s, para distinguir o bem do mal, o justo do injusto....

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos amamos, nós vos louvamos, nós vos glorificamos, nós vos damos graças ó Pai, porque em Jesus Cristo, o Senhor fez novas todas as coisas – 2Cor 5,17; Ap 21,5, mostrando-nos a fragilidade desta vida para  agirmos segundo a vossa vontade, infundindo em nós a esperança na vida eterna! Graças Pai, glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, que fizestes o abade São Bento preclaro mestre na escola do vosso serviço, concedei que, nada preferindo ao vosso amor, corramos de coração dilatado no caminho dos vossos mandamentos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a sermos embaixadores da paz e do amor de Jesus Cristo Senhor nosso a começar em nossa casa, com nossos familiares e onde quer que nós estejamos, amém!

Brasília – DF., 11 de julho de 2022

  Ana Pinto de Miranda Bessa

       À serviço do Senhor!

 

Ed: 17.07.2017 - revisada


Nenhum comentário:

Postar um comentário