2.7.22

MATEUS 9,14-17 - JEJUM E VINHO NOVO : REFLEXÃO DE ANINHA

 







Uma amiga, gosta de comer mamão papaia no café da manhã e me disse que ela não abre mão disso. Aos setenta e seis anos de idade, meu esposo com oitenta e oito – liberados do jejum junto à nossa Igreja pela idade que temos, nas sextas-feiras, abstemo-nos de carne e comemos ora ovos com legumes, ora peixes. É pouco? Sim, eu gostaria de fazer muito mais, mas como meu companheiro e eu já passamos dos setenta, me alegro muito com esse pouquinho que faço, e o Senhor me dá forças para eu poder renunciar às refeições normais.

O Livro do Padre e hoje Monsenhor Jonas Abib da Canção Nova sobre O Jejum, me motivou há anos, comendo pão nas sextas feiras, graças a Deus! O meu jejum não era igual ao dos discípulos de João Batista, como também dos fariseus, que praticavam ‘jejuns superrogatórios, a fim de, por sua piedade, apressar a vinda do Reino – Lc 18,12’. E o Reino, já está no meio de nós: é Jesus!                                                


'Naquele tempo, os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?” Disse-lhes Jesus: “Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão. Ninguém coloca remendo de pano novo em roupa velha, porque o remendo repuxa a roupa, e o rasgão fica maior ainda. Também não se coloca vinho novo em odres velhos, senão os odres se arrebentam, o vinho se derrama e os odres se perdem. Mas vinho novo se coloca em odres novos, e assim os dois se conservam”.' Mateus 9,14 -17

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque meditando este assunto, meu coração é inundado pela alegria da vossa presença em nossas vidas. O Senhor é misericordioso e cheio de clemência, não está sempre a nos repreender e nem eterno é o seu ressentimento – Sl 103,8.  Sois maravilhoso Senhor para nós... Nós somos felizes graças a Vós nosso Senhor Deus e Pai. Graças, Pai! Glórias e louvores a Vós, Senhor!

Pai Amado, na unção do vosso Espírito Santo dai-nos sabedoria para compreender: que vinho novo, vinho velho e cada um de nós no seu regaço  podemos seguir lado a lado, pois  temos o nosso lugar; bem como mamão, peixe, ovos, jejum, roupa nova, roupa velha, vinho novo, velho, nada disso é mais importante que o Pão Vivo descido do Céu - Jesus Cristo, que veio trazer Vida Nova, Vinho Novo, Alegria, como em Pentecostes – At 2,13! Amém!’

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, discípula dócil, obediente e fiel, nosso exemplo, modelo e mestra, rogai a Deus por nós para que saibamos ‘discernir o que é essencial do que é secundário em nossas vidas’: “Que amemos o Senhor nosso Deus e Pai acima de todas as coisas e amemos o nosso próximo como a nós mesmos, porque esta é a Lei que nos aproxima do Senhor” – Mt 22,34-40; ajuda-nos Mãe, a fazermos a Sua vontade! Amém!

Brasília – DF., 02 de julho de 2022

Ana Pinto de Miranda Bessa

       À serviço do Senhor!

 

Ed: 04.07.2015 - revisada


Nenhum comentário:

Postar um comentário