26.7.22

MATEUS 13,16-17 : SÃO JOAQUIM E SANT'ANA, PAIS DE MARIA SANTÍSSIMA - REFLEXÃO DE ANINHA

 



 

A Igreja celebra a Memória de São Joaquim e Sant’Ana, pais de Maria Santíssima. Os nomes dos pais de Maria são conhecidos por intermédio do apócrifo, “Protoevangelho de Tiago” – século II. O culto de Sant’Ana é documentado no Oriente no século VI, no Ocidente no século X; o de São Joaquim no século XIV. No rito bizantino no dia 25 de julho se recorda a dedicação, em Constantinopla, de uma basílica em honra de Sant’Ana.’ Liturgia

Como vovós que somos, estamos festejando... 

Nosso Deus e Pai nos concedeu a graça de também sermos vovós: glória a vós ó Pai; concedeu-nos, a alegria e a felicidade de vivermos e convivermos com os nossos netos e, em Joaquim e Ana, o Senhor abençoou os nossos pais, a nós, aos nossos descendentes e a todos os povos! Glórias e louvores a Vós, Senhor!                                                      


                                 
'Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem. Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram, desejaram ouvir o que ouvis, e não ouviram”'. Mateus 13,16-17

Caríssimos, meditando sobre os nossos antepassados, penso que a nossa vida familiar, com os nossos descendentes através das gerações, é como um rio de água viva que como um filete ao passar por uma pequena brecha na pedra se acumula em um volume maior de água e jorra, se espalha e beneficia a muitos por onde passa... Queremos ser como um rio de água viva a espalhar vida, fé firme e forte em Jesus Cristo nosso Senhor e em Deus, nosso Criador, levando paz, alegria e amor por onde passarmos e onde estivermos, queremos proclamar a glória de Deus – Is 43,1-7!

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque pela força de vosso Espírito Santo em Ana e Joaquim, Maria e José, o Senhor nos concede a sabedoria e o entendimento para que como eles, produzamos frutos que permaneçam ...  Pai, abra a nossa mente e o nosso coração para acolher e vivenciar a vossa palavra, dando-nos olhos de ver e perceber, ouvidos de ouvir e entender, coração de sentir e pulsar por vós! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós Vos rogamos: ´Senhor, Deus de nossos pais, que concedestes a São Joaquim e Sant’Ana a graça de darem a vida à Mãe do vosso Filho Jesus, fazei que, pela intercessão de ambos, alcancemos a salvação prometida a vosso povo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.’ Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por todas as famílias e em especial por todos os Vovôs e Vovós do mundo inteiro, ‘concedendo-nos o bem realizado por nossos antepassados para que seja sempre lembrado e imitado; dai-nos saúde e alegria, o amor e o zelo para com os idosos, suscitando nos jovens o desejo de se tornarem homens e mulheres de misericórdia’. Amém!

Brasília – DF., 26 de julho de 2022

   Ana Pinto de Miranda Bessa

         À serviço do Senhor!

 

Ed: 2016 - revisada

Nenhum comentário:

Postar um comentário