1.10.22

LUCAS 10,17-24 - OS SETENTA E DOIS : REFLEXÃO DE ANINHA

 







 

A Igreja celebra a Memória de Santa Teresinha do Menino Jesus Virgem e Doutora da Igreja. Teresa – 1873-1897, entrou no Carmelo de Lisieux aos 15 anos. Descobriu, nos traços da espiritualidade carmelitana, a sua pequena via da infância espiritual, inspirada na simplicidade e na humilde confiança no amor misericordioso do Pai. Estimulada   pela vocação contemplativa a estar no coração da Igreja, abriu-se ao ideal missionário, oferecendo a Deus sua caminhada diária feita de fidelidade e de silenciosa e alegre doação nas intenções dos pregadores do Evangelho. Com São Francisco Xavier é patrona das missões. São João Paulo II -1920-2005 declarou-a Doutora da Igreja em 19 de outubro 1997. Liturgia


Caríssimos, sabemos que a natureza é obra de Deus e observando-a, podemos ver Sua atuação! No quintal de casa, trezentos metros de cerca foram circundados por setecentos pés de pitangas, e dentre outros pássaros: Anús brancos e pretos faziam seus ninhos para chocar seus ovos, e quando os anusinhos ficavam na fase de voar, seus pais ensaiavam os primeiros voos para lhes ensinar e podíamos perceber a satisfação e a alegria de toda a comunidade de Anús, com o sucesso no voo de seus filhotinhos... Assim, é também, a nossa alegria com os nossos filhos quando começam a dar seus primeiros passos e a caminhar independentes na vida... Jesus anunciou, instruiu, testemunhou o seu Reino de Amor e enviou seus Apóstolos em Missão, estendendo-a a mais setenta e dois outros, e hoje: a cada um de nós, que nele acredita, confia e espera. O ‘feedback’ da missão dos 72 por estarem contentes, mereceu um bem maior: terem seus nomes escritos no céu, conforme nos narra Lucas no Evangelho de hoje:

                                                               


'Naquele tempo, os setenta e dois voltaram muito contentes, dizendo: “Senhor, até os demônios nos obedeceram por causa do teu nome”. Jesus respondeu: “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago. Eu vos dei o poder de pisar em cima de cobras e escorpiões e sobre toda a força do inimigo. E nada vos poderá fazer mal. Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem. Antes, ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu”. Naquele momento, Jesus exultou no Espírito Santo e disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. Tudo me foi entregue pelo meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. Jesus voltou-se para os discípulos e disse-lhes em particular: “Felizes os olhos que veem o que vós vedes! Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não puderam ouvir”.' Lucas 10,17-24

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai pelos nossos olhos que veem, nossos ouvidos que escutam, nossa mente e nosso coração que compreendem e entendem a vossa Palavra para vos seguir e vos servir na pessoa do irmão! Ajuda-nos Senhor para que tenhamos fidelidade e perseverança em vós! E, aqui estamos vos buscando encontrar, sabendo e sentindo que o Senhor nos atrai porque nos conhece e nos ama - Jr 31,3. Graças, Pai! Glórias e louvores a Vós, Senhor!

 Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, que preparais o vosso reino para os pequenos e humildes, dai-nos seguir confiantes o caminho de Santa Teresinha, para que, por sua intercessão, nos seja revelada a vossa glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe, para que na graça e na unção de Seu Espírito Santo possamos manter acessa a chama do Seu amor, ‘fazendo brilhar o Seu semblante a nós; ensinando-nos Suas leis e mandamentos’ – Sl 119, para anunciar e testemunhar sempre Sua Palavra a fim de sermos merecedores da promessa de que nossos nomes estejam também escritos no céu! Amém!

Brasília – DF., 1º de outubro de 2022

         Ana Pinto de Miranda Bessa

                 À serviço do Senhor!

 

Ed:2016, revisada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário