20.12.16

IRMÃOS E IRMÃS DE FÉ, A TODOS VOCÊS, MEU MUITO OBRIGADO!







Estamos já no período natalino e 2017 vem chegando ...

Graças, Senhor!

                                                  



Caríssimos, meditamos a Palavra de Deus, desde parte de 2014 até parte de dezembro que finda e refletimos:

Em 2014 – Mateus

2015 – Marcos

2016 – Lucas

E, em todos os anos, em datas específicas – São João.

Estes anos foram de muita alegria para mim compartilhar com vocês que me acolheram, um pouco da minha intimidade com nosso Deus e Pai, com Jesus Cristo, com o Espírito Santo, com os Anjos, com Nossa Senhora, São José e com todos os Santos do Senhor! Obrigada!

Farei um recesso até janeiro que vem e o entrego nas mãos de nosso Deus e Pai, compartilhando com vocês, esta Oração que me foi dada ontem por um irmão de fé:

                          ‘ORAÇÃO DA FÉ

Senhor DEUS, criador do céu, e da terra! Poderoso é vosso nome, grande é vossa misericórdia. Em nome de vosso filho, JESUS CRISTO, recorro a VÓS neste momento, para pedir bênçãos para a minha vida. Que VOSSA divina luz, incida sobre mim. Com vossas mãos, retirai todo mal, todos os problemas e todos os perigos, que estejam ao meu redor. Que as forças negativas que me abatem e entristecem, se desfaçam ao sopro de VOSSA benção. O VOSSO poder destrua as barreiras, que impedem o meu progresso. E do céu, VOSSAS virtudes penetrem no meu ser, dando paz, saúde e prosperidade. Abra SENHOR os meus caminhos. Que meus passos sejam dirigidos por VÓS, para que eu não tropece na caminhada da vida. Meu viver, meu lar e meu trabalho, sejam por VÓS abençoados. Entrego-me em vossas mãos poderosas, na certeza de que tudo vou alcançar. ’ Amém!

‘Agradeço em nome do PAI e do FILHO e do ESPÍRITO SANTO, amém’.


         Brasília-DF., 20 de dezembro de 2016
                       Fraternal abraço,
                     Ana Miranda Bessa



19.12.16

ANÚNCIO DO NASCIMENTO DE JOÃO BATISTA - LUCAS 1,5-25 - REFLEXÃO DIÁRIA




Quando sou surpreendida por um fato inusitado benéfico, posso ficar petrificada, entre estática, feliz, e sem uma ação racional e imediata diante do inesperado acontecimento e penso, assim deve ter acontecido com Zacarias diante do Anjo Gabriel, e o mesmo aconteceu também com Isabel sua esposa ao esconder a gravidez durante cinco meses quando então, tendo sido comprovado o fato de que realmente  estava grávida, ela anunciou a graça recebida do Senhor!

Verdadeiramente as graças de nosso Deus e Pai são presentes que nos são dados quando menos esperamos e sempre chegam no tempo oportuno para solucionar as questões que nos afligem, angustiam ... Graças, Pai! Glórias e louvores vós, Senhor!

Assim é, que no tempo favorável do Senhor, com carinho Deus preparou o Precursor de seu amado Filho nosso Senhor Jesus Cristo, como nos narra Lucas no Evangelho de hoje:

'Nos dias de Herodes, rei da Judeia, vivia um sacerdote chamado Zacarias, do grupo de Abia. Sua esposa era descendente de Aarão e chamava-se Isabel. Ambos eram justos diante de Deus e obedeciam fielmente a todos os mandamentos e ordens do Senhor. Não tinham filhos, porque Isabel era estéril, e os dois já eram de idade avançada.

Em certa ocasião, Zacarias estava exercendo as funções sacerdotais no Templo, pois era a vez do seu grupo. Conforme o costume dos sacerdotes, ele foi sorteado para entrar no Santuário, e fazer a oferta do incenso. Toda a assembleia do povo estava do lado de fora rezando, enquanto o incenso estava sendo oferecido.
                                            


Então apareceu-lhe o anjo do Senhor, de pé, à direita do altar do incenso. Ao vê-lo, Zacarias ficou perturbado e o temor apoderou-se dele. Mas o anjo disse: “Não tenhas medo, Zacarias, porque Deus ouviu tua súplica. Tua esposa, Isabel, vai ter um filho, e tu lhe darás o nome de João. Tu ficarás alegre e feliz, e muita gente se alegrará com o nascimento do menino, porque ele vai ser grande diante do Senhor. Não beberá vinho nem bebida fermentada e, desde o ventre materno, ficará repleto do Espírito Santo. Ele reconduzirá muitos do povo de Israel ao Senhor seu Deus. E há de caminhar à frente deles, com o espírito e o poder de Elias, a fim de converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à sabedoria dos justos, preparando para o Senhor um povo bem-disposto”.

Então Zacarias perguntou ao anjo: “Como terei certeza disto? Sou velho e minha mulher é de idade avançada”. O anjo respondeu-lhe: “Eu sou Gabriel. Estou sempre na presença de Deus, e fui enviado para dar-te esta boa notícia. Eis que ficarás mudo e não poderás falar, até o dia em que essas coisas acontecerem, porque não acreditaste nas minhas palavras, que se hão de cumprir no tempo certo”.

O povo estava esperando Zacarias, e admirava-se com a demora no Santuário. Quando saiu, não podia falar-lhes. E compreenderam que ele tinha tido uma visão no Santuário. Zacarias falava por sinais e continuava mudo.

Depois que terminou seus dias de serviço no Santuário, Zacarias voltou para casa. Algum tempo depois, sua esposa Isabel ficou grávida, e escondeu-se durante cinco meses. Ela dizia: “Eis o que o Senhor fez por mim, nos dias em que ele se dignou tirar-me da humilhação pública! ”' Lucas 1,5-25.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai! Graças Pai, porque o Senhor ouve as nossas súplicas, como ouviste a de Zacarias! Graças Pai porque o Senhor ouve também os nossos pedidos, e vem em auxílio dos corações simples e generosos que vos buscam, acreditam, confiam e esperam no Senhor – Sl 27,13-14; Is 30,18! Graças, Pai!

Pai Amado, na unção e na força de vosso Espírito Santo, ajuda-nos Senhor a vos anunciar, proclamar e testemunhar as graças e maravilhas da vossa justiça e da vossa misericórdia que o Senhor opera em nossas vidas e na vida dos nossos queridos!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe para que sejamos envolvidos pelo espírito natalino e seguindo o vosso exemplo com Isabel, indo ajuda-la na sua gravidez – Lc 1,39-56, sejamos solidários e fraternos com os necessitados, amém!

        Brasília-DF., 19 de dezembro de 2016
                    Ana Miranda Bessa

18.12.16

NASCIMENTO DE JESUS - MATEUS 1,18-24 : ' O "SIM" DE MARIA E JOSÉ ' : REFLEXÃO DO PASTOR





'Na proximidade do Natal de Jesus, a Liturgia da Palavra nos apresenta a figura de José, esposo de Maria, humilde carpinteiro de Nazaré, que “era justo”, o que significa “santo”. Por isso, mesmo sem entender tudo o que se passava com Maria, ele diz o seu “sim” a Deus. A narrativa se conclui afirmando que “José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado” (Mt 1,24).
                                             



Além de ser modelo de fidelidade, por cumprir fielmente a palavra de Deus, José mostrou ser um marido que ama a sua esposa e por ela é capaz de arriscar-se. Ao invés de denunciar Maria, por estar grávida antes de viverem juntos, o que segundo as leis daquele tempo poderia levá-la ao apedrejamento, ele tinha preferido abandoná-la em segredo (Mt 1,19). Contudo, Deus veio em seu auxílio, ajudando-o a compreender o que se passava e a cumprir a missão que lhe estava sendo confiada. Ao aceitar Maria como esposa, José acolheu também a Jesus, de quem cuidou paternalmente.

Deste modo, a profecia de Isaías, proclamada na primeira leitura, se cumpriu plenamente através do “sim” de Maria, contando também com o “sim” de José. “Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe porá o nome de Emanuel” (Is 7,14), “o que significa Deus está conosco”, explica o Evangelho segundo Mateus. Além da expressão “Emanuel”, a origem divina de Jesus é ressaltada pela repetida afirmação de que ele foi concebido pelo Espírito Santo (Mt 1,18.20).

Na Carta aos Romanos, S. Paulo testemunha a grandeza da graça de Deus na sua vida, reconhecendo que o seu apostolado era dom de Deus e recordando-nos que somos todos “chamados a ser discípulos de Jesus Cristo” (Rm 1,6). Para tanto, a liturgia das missas do Advento tem nos convidado a abrir as portas para que o rei da glória possa entrar, conforme rezamos no Salmo 23. Deus conta também com o nosso “sim”, assim como ele contou com o “sim” de Maria e de José.

Estamos chegando ao final do tempo do Advento. É importante pensar como está a sua preparação para o Natal de Jesus. A preocupação com festas ou presentes não pode ofuscar ou substituir o sentido genuíno do Natal, nem a devida preparação espiritual. Para que o Natal seja o “Natal do Senhor”, é preciso que a preparação seja feita de oração, escuta da Palavra de Deus, participação na Eucaristia e vivência do amor fraterno, que poderá exigir o perdão e a reconciliação. Participe da missa do Natal, acolhendo aquele que é a razão de nossa alegria: o menino Jesus, Deus-conosco!'

                     
PALAVRA DO PASTOR
                      O  “SIM”  DE MARIA E JOSÉ

                          Dom Sergio da Rocha                                                           Arcebispo de Brasília – DF.

Em, 18 de dezembro de 2016
        Ana Miranda Bessa

17.12.16

GENEALOGIA DE JESUS - MATEUS 1,1-17 - REFLEXÃO DIÁRIA




A História da nossa salvação se fundamenta e se solidifica na verdade da fé  dos atos e fatos comprovadamente vividos, testemunhados  e registrados pelos homens e mulheres de Deus, aos quais Deus se lhes manifestava através de Anjos,  Profetas,  até se revelar-se a si mesmo em Jesus Cristo – Jo 10,30;  Ef 1,9-10! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Narrados por Mateus, acolhamos com amor os nomes daqueles do tronco de Abraão, como realização das promessas divinas, por graça, amor e vontade de Deus, para conosco, que nos trouxe Jesus, nosso Salvador:

‘Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacó; Jacó gerou Judá e seus irmãos. Judá gerou Farés e Zara, cuja mãe era Tamar. Farés gerou Esrom; Esrom gerou Aram; Aram gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naasson gerou Salmon; Salmon gerou Booz, cuja mãe era Raab. Booz gerou Obed, cuja mãe era Rute. Obed gerou Jessé. Jessé gerou o rei Davi.                                 


Davi gerou Salomão, daquela que tinha sido mulher de Urias. Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão. Jorão gerou Ozias; Ozias gerou Jotão; Jotão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias. Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia.

Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azor; Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud; Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacó. Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. Assim, as gerações desde Abraão até Davi são catorze; de Davi até o exílio na Babilônia catorze; e do exílio na Babilônia até Cristo, catorze. ’ Mateus 1,1-17.

Diz-nos a Igreja do Senhor: ‘O anjo anunciou aos pastores o nascimento de Jesus como o do Messias prometido a Israel: “Hoje, na cidade de Davi, nasceu-vos um Salvador que é o Cristo Senhor” – Lc 2,11. Desde o início Ele é “aquele que o Pai consagrou e enviou ao mundo” – Jo 10,36, concebido como “Santo” – Lc 1,35 no seio virginal de Maria. José foi chamado por Deus “a receber Maria, sua mulher” grávida “d’aquele que foi gerado nela pelo Espírito Santo” – Mt 1,21, para que Jesus, “que se chama Cristo”, nascesse da esposa de José na descendência messiânica de Davi – Mt 1,16; Rm 1,3; 2Tm 2,8; Ap 22,16. ’ CIC 437.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos amamos, nós vos adoramos, nos vos damos graças Senhor pela vossa imensa glória e infinita misericórdia para com cada um de nós, ao nos reconciliar convosco em Jesus Cristo – 2Cor 5,18, Caminho, Verdade e Vida – Jo 14,6 que nos conduz a vós, ó Pai! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe para que na alegria do Natal sejamos renovados em Cristo, nosso Senhor! Amém!

            Brasília-DF., 17 de dezembro de 2016
                          Ana Miranda Bessa


16.12.16

O TESTEMUNHO DO PAI - JOÃO 5,33-36 - REFLEXÃO DIÁRIA




As coisas boas pertinentes à nossa vida são conquistas diárias que vão se consolidando uma a uma e nos tornamos perenes aprendizes sempre vigilantes em vista do dinamismo e força dos eventos ou acontecimentos que nos rodeiam, pois diz-se que a vida é cíclica...

Meditando sobre isso, lembrei-me de Jesus quando disse a Pedro ‘eis que Satanás pediu insistentemente para vos peneirar como trigo; eu, porém, orei por ti, a fim de que tua fé não desfaleça...'. Lc 22,31-32.

Manter-se firme e perseverar naquilo que acreditamos e empreendemos é necessário para chegarmos ao que aspiramos e uma outra pessoa pode nos ajudar nesse processo. E, como foi Jesus para com Pedro, foi Jucá para com Wilson – dois colegas de faculdade. Trabalhávamos durante o dia e estudávamos a noite e quem assim o faz, sabe como é.... Jucá decidiu parar para ‘descansar’ por um ano e ao final quis assim continuar... Abordado por Wilson, este lhe disse: Jucá, faça as contas, o salário inicial de um economista é dois mil dólares, e em um ano mais o 13º, são vinte e seis mil, que você está deixando de ganhar... E Jucá, retornou e se formou!

Jesus no evangelho de hoje mostra que João Batista é como uma lâmpada e o seu brilho cessará... Jesus, luz do mundo – Jo 8,12 permanecerá, porque o 
Pai está Nele como Ele está no Pai - Jo 10,38 e como vem do Pai - Jo 17,28,  faz as obras que o próprio Pai lhe concedeu  realizar, segundo nos narra João:
                                            


'Naquele tempo, Jesus disse aos judeus: “Vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade. Eu, porém, não dependo do testemunho de um ser humano. Mas falo assim para a vossa salvação. João era uma lâmpada que estava acesa e a brilhar, e vós com prazer vos alegrastes por um tempo com a sua luz. Mas eu tenho um testemunho maior que o de João; as obras que o Pai me concedeu realizar. As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou”.' João 5,33-36.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso que em Cristo Jesus, na graça de vosso Espírito Santo, pela vossa Palavra, pela nuvem de testemunhas que nos antecederam, pela vossa presença e ação amorosa e misericordiosa em nossas vidas e na vida dos nossos queridos,  nós acreditamos, confiamos e esperamos em vós!

 Pai Amado, nós vos pedimos ó Pai que ‘ nos dê a vossa graça e a vossa benção, fazendo a vossa face brilhar sobre nós’ – Sl 67,2;  ‘ensina-nos o caminho da vida, cheio de alegrias em vossa presença e delícias à vossa direita, perpetuamente’ - Sl 16,11, para que trilhemos o vosso caminho, sem nos desviarmos nem para um lado, nem para outro, mas sigamos sempre em frente, porque o Senhor nos conduz!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós  para que tenhamos a luz de Cristo sobre nós e  
ajuda-nos Mãe, para que sejamos luz para os irmãos, amém!

          Brasília-DF., 16 de dezembro de 2016
                        Ana Miranda Bessa

15.12.16

JESUS E JOÃO BATISTA - LUCAS 7,24-30 - REFLEXÃO DIÁRIA






A nossa genética se assemelha a todos os povos e o que diverge são as aparências, porque assim como existe diversidade de dons ou carismas - 1Cor 12-14, existe diversidade de raças, mas todos somos filhos do mesmo Pai, nosso Deus e Senhor que nos ama com amor eterno - Sl 136; assim acreditamos, confiamos e esperamos!

Quis Deus sermos constituídos e formados no meio familiar, nascidos da união de um homem e uma mulher e o sangue vermelho que corre em nossas veias, comum em todos, tem a força de nos unir uns aos outros mesmo nas divergências e separações...

Meditando este mistério do amor de Deus para conosco, penso que como Isabel mãe de João Batista é ‘parenta’ de Maria, Mãe de Jesus – Lc 1,35-36, o lado materno de Jesus e de João Batista, pertence à mesma genealogia. Jesus que sabe e conhece tudo porque vem de Deus, sabia de João Batista e Deus mostrou a João, desde o ventre de sua mãe Isabel, quem era Jesus. A consanguinidade e a fé das famílias de ambos, por graça e vontade de Deus, testemunham para nós, a justiça e o poder de Deus para a nossa salvação!

Acolhamos a palavra que nos salva pedindo ao Espírito Santo que abra a nossa mente e o nosso coração à sabedoria e ao entendimento da vontade de Deus em nossas vidas:
                                              



'Depois que os mensageiros de João partiram, Jesus começou a falar sobre João às multidões: “Que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? Que fostes ver? Um homem vestido de roupas finas? Ora, os que se vestem com roupas preciosas e vivem no luxo estão nos palácios dos reis. Então, que fostes ver? Um profeta? Eu vos afirmo que sim, e alguém que é mais do que um profeta. É de João que está escrito: ‘Eis que eu envio o meu mensageiro à tua frente; ele vai preparar o meu caminho diante de ti’. Eu vos digo: entre os nascidos de mulher, ninguém é maior do que João. No entanto, o menor no Reino de Deus é maior do que ele. Todo o povo ouviu e até mesmo os cobradores de impostos reconheceram a justiça de Deus, e receberam o batismo de João. Mas os fariseus e os mestres da Lei, rejeitando o batismo de João, tornaram inútil para si mesmos o projeto de Deus”.' Lucas 7,24-30.

Diz-nos a Igreja do Senhor: ‘ São João Batista é o precursor – At 13,24 imediato do Senhor, enviado para preparar-lhe o caminho – Mt 3,3. “Profeta do Altíssimo” – Lc 1,76, ele supera todos os profetas – Lc 7,26, deles é o último – Mt 11,13, inaugura o Evangelho – At 1,22; Lc 16,16; saúda a vinda de Cristo desde o seio de sua mãe – Lc 1,41 e encontra sua alegria em ser “o amigo do esposo” – Jo 3,29, que designa como “o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” – Jo 1,29. Precedendo a Jesus “com o espírito e o poder de Elias” – Lc 1,17, dá-lhe testemunho pela sua pregação, seu batismo de conversão e, finalmente, por seu martírio – Mc 6,17-29. ’ CIC 523

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso, nós vos louvamos, nós vos bendizemos, nós vos damos graças Senhor pela vossa imensa glória! Graças Pai, porque preparastes com carinho a vinda de vosso amado Filho nosso Senhor Jesus, enviando João Batista para preparar-lhe o caminho e embora sendo ele o maior de todos nascido de mulher, a vossa graça se estende ao menor, ao simples de coração – Lc 7,27-28, dando-nos a esperança de que a vossa misericórdia não se apartará de nós e nada fará mudar a aliança da vossa paz, para com cada um de nós – Is 54,3.10 que aceitamos e abraçamos o vosso Projeto de Amor! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ‘pelas mulheres com dificuldade de engravidar, para que sintam a presença amorosa de Deus e da família’, amém!

            Brasília-DF., 15 de dezembro de 2016
                           Ana Miranda Bessa





14.12.16

A PERGUNTA DE JOÃO BATISTA - LUCAS 7,19-23 - REFLEXÃO DIÁRIA




A Igreja do Senhor celebra a memória de São João da Cruz – Presbítero e Doutor da Igreja. João – Espanha, 1542-1591 está entre os grandes mestres e testemunhas da experiência mística. Compartilhou com santa Teresa de Ávila o projeto da reforma carmelita, que realizou e viveu com exemplar coerência, não obstante as incompreensões dos próprios confrades.
Liturgia

Caríssimos, sabemos que nestes tempos, os satélites são os olhos do mundo.... Ver e escutar as notícias dos extremos da terra em um click, temos experimentado diuturnamente, e no conforto de nossa casa ...

A notícia ‘ao pé do ouvido’ ainda deve existir em remotos lugares... Antes dos mensageiros, dos pombos-correios, que levavam as notícias, estas, e o testemunho pessoal, é que transmitiam as informações, mas após elas terem acontecido; ... e hoje, a um click, simultaneamente, ficamos sabendo dos fatos.

Diz-se que ‘é bom ver, para crer’ e João Batista envia embaixadores a Jesus para saber e compreender a que Jesus lá estava. Jesus, ao pedido de João, demonstra aos  dois discípulos enviados o seu poder para provar que ele é o Messias esperado, a Boa Nova que o Pai preparou para os seus filhos amados.

Acolhamos a palavra que nos salva, narrada por Lucas, neste tempo favorável do Senhor:
                                                  



'Naquele tempo, João convocou dois de seus discípulos, e mandou-os perguntar ao Senhor: És tu aquele que há de vir, ou devemos esperar outro?” Eles foram ter com Jesus, e disseram: “João Batista nos mandou a ti para perguntar: ‘És tu aquele que há de vir, ou devemos esperar outro?” Nessa mesma hora, Jesus curou de doenças, enfermidades e espíritos malignos a muitas pessoas, e fez muitos cegos recuperarem a vista. Então, Jesus lhes respondeu: “Ide contar a João o que vistes e ouvistes: os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam, e a boa nova é anunciada aos pobres. É feliz aquele que não se escandaliza por causa de mim! ”' Lucas 7,19-23.

Diz-nos a Igreja do Senhor: ‘O Reino pertence aos pobres e aos pequenos, isto é, aos que o acolheram com um coração humilde. Jesus é enviado para “evangelizar os pobres” – Lc 4,18;7,22. Declara-os bem-aventurados pois “o Reino dos Céus é deles” – Mt 5,3; foi aos “pequenos” que o Pai se dignou revelar o que permanece escondido aos sábios e aos entendidos – Mt 11,25. Jesus compartilha a vida dos pobres, desde o estábulo até a cruz; conhece a fome – Mc 2,23-26; Mt 21,18, a sede – Jo 4,6-7;19,28 e a indigência – Lc 9,58. Mais ainda: identifica-se com os pobres de todos os tipos e faz do amor ativo para com eles a condição para se entrar no seu Reino – Mt 25,31-46’. CIC 544

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus que em tudo fez a vossa vontade – Jo 4,34;6,38, cumprindo o vosso Plano de Salvação para a humanidade, graças Pai! Graças Pai, porque na força de vosso Espírito Santo nos sentimos agraciados pela fé, esperança e amor que suscitas em nosso coração, em nossa alma, na confiança e na certeza de que sois o Criador de todas as coisas e que nada acontece sem o vosso conhecimento – Is 45,6-8.18.21-25. Graças Pai, porque pela Boa Nova trazida por nosso Senhor Jesus Cristo, podemos nos abandonar em vossas mãos, sem resistência, para que sejamos moldados, segundo a vossa vontade - Jer 18,1-6! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a anunciarmos e testemunharmos Jesus, em palavras, gestos e ações, solidários e misericordiosos, abertos e receptivos para com os irmãos que sofrem, amém!

São João da Cruz, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém!

         Brasília-DF., 14 de dezembro de 2016
                     Ana Miranda Bessa

13.12.16

OS DOIS FILHOS - MATEUS 21,28-32 - REFLEXÃO DIÁRIA



A Igreja do Senhor, celebra a memória de Santa Luzia – Virgem e Mártir. Santa Luzia – Itália, 283-304, cujo nome evoca a luz, foi denunciada como cristã e martirizada a mando do imperador Diocleciano. É uma das sete mulheres mencionadas no Cânon Romano. Seu culto é atestado desde o século 5º.
Liturgia.

Caríssimos, sinto que o conscientizar-se e o refletir sobre o que falamos e como agimos com as pessoas, capacita-nos a estarmos sempre em harmonia conosco mesmos e com elas, e se falhamos e lhes pedimos desculpas ou mesmo perdão, poderemos ser acolhidos favoravelmente ao convívio preliminarmente abalado e prosseguir em paz...

Jesus nos mostra dois comportamentos distintos e nos adverte quanto a nossa atitude em relação a pessoas que consideramos serem pecadoras... Tenhamos sempre em mente as palavras de Jesus que nos diz querer misericórdia, e não sacrifício – Mt 9,10-13! Se pecamos..., reconheçamo-nos pecadores, e arrependidos, busquemos o Senhor com boa disposição e bons propósitos, na simplicidade e na humildade do nosso coração, porque 
a sua infinita misericórdia  e o seu amor por cada um de nós, nos perdoará, copiosamente – 1Pd 4,8. Amém!

Acolhamos a Palavra que nos salva, narrada por Mateus:

'Naquele tempo, disse Jesus aos chefes dos sacerdotes e aos anciãos do povo: “Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, ele disse: ‘Filho, vai trabalhar hoje na vinha! ’ O filho respondeu: ‘Não quero’. Mas depois mudou de opinião e foi. O pai dirigiu-se ao outro filho e disse a mesma coisa. Este respondeu: ‘Sim, senhor, eu vou’. Mas não foi. Qual dos dois fez a vontade do pai? ”

                                                              



Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: “O primeiro”. Então Jesus lhes disse: “Em verdade vos digo, que os publicanos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus. Porque João veio até vós num caminho de justiça, e vós não acreditastes nele. Ao contrário, os publicanos e as prostitutas creram nele. Vós, porém, mesmo vendo isso, não vos arrependestes para crer nele”.' Mateus 21,28-32.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai, porque quando escutamos e acolhemos a vossa palavra o nosso coração e a nossa alma se abrem e o Senhor se aproxima de nós e  afastas de nós as nossas transgressões pois sois sempre piedoso e compassivo para  com aqueles que vos respeitam – Sl 103,12-13, graças Pai!

Pai Amado, nós acreditamos, confiamos e esperamos em vós! Ajuda-nos Senhor na força e na graça de vosso Espírito Santo para que sejamos sinceros, verdadeiros e fraternos no olhar, falar e agir, em todas as circunstâncias de nossas vidas ... Que o nosso ‘sim’ seja sim e o nosso ‘não’, não, pois o que passa disso, não vem do Senhor – Mt 5,37.

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe,  para que sejamos dignos das promessas de Cristo! Amém!

Santa Luzia, rogai a Deus por nós para que vendo a Luz que é Jesus - Jo 8,12, o anunciemos e testemunhemos destemerosamente e sem impedimentos, amém!

Brasília-DF., 13 de dezembro de 2016
       Ana Miranda Bessa

12.12.16

MARIA VISITA ISABEL - LUCAS 1,39-47 - N.SENHORA DE GUADALUPE : REFLEXÃO DIÁRIA




A Igreja do Senhor celebra a Festa de Nossa Senhora de Guadalupe Padroeira da América Latina. Mãe do Senhor e de toda a humanidade, Maria, sob o título de Guadalupe, manifesta-se em nosso continente como protetora dos pequenos e defensora dos oprimidos. A imagem de Nossa Senhora apareceu impressa no manto do índio São João Diego em 1531, período de grande opressão espanhola no México.
Liturgia

Caríssimos, ficamos sabendo o gosto de uma guloseima, comendo-a... A experiência do amor, vivenciando-o... A alegria de uma conquista, vencendo-a.... e etc.; mas sentir o bebê no ventre materno, só mesmo o ser mãe, para comprovar a graça que Deus concede às futuras mamães desse mistério divino: mãe e bebê, serem Um! – Jo 10,10.

Nove meses, em gestos e palavras, centrados, voltados para o bebê.... Sentindo todos os seus movimentos e ele os nossos, como Isabel sentiu João pular no seu ventre..., e eu pude sentir a minha filha, já próxima de nascer, quando a noite, sem sono, recostei no sofá e comecei a fazer o exercício de ‘respiração cachorrinho’... Parei ... e ela continuou fazendo... Ah... Que alegria ... Que emoção... Dois em um: interdependentes! Graças, Senhor!

Jesus no calvário, outorga a Maria, a missão de ser Mãe do amado João e este, torna-se seu filho e a acolhe - Jo 19,25-27 e neste gesto de amor, como filhos e herdeiros por filiação divina - Gl 4,4-7, Jesus estende a maternidade de Maria a todos nós, os filhos de Deus e irmãos em Cristo, que acreditamos, confiamos e esperamos Nele!

Jesus sempre fez a vontade do Pai e o ‘honrar a sua Mãe’ – quarto mandamento da Lei de Deus, ecoa em nossa mente e em nosso coração, porque se amamos Jesus, amamos também a sua Mãe: bendita entre todas as mulheres porque acolheu em seu ventre, o fruto bendito, Jesus Salvador!

Acolhamos com alegria a notícia dos acontecimentos, narrada por Lucas, que nos trouxeram a Salvação em Maria, Mãe de Jesus e nossa – Senhora de Guadalupe, Aparecida, Fátima...
                                                              




'Naqueles dias Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou em seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”. Então Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador”.' Lucas 1,39-47.

Maria, com Jesus e como Jesus, vai ao encontro dos que necessitam, como foi ao encontro da prima Isabel, vai ao encontro de todas as pessoas que a ela recorrem em todas as Nações se identificando em aparência tornando-se Una com elas, como foi ao encontro de João Diego, carinhosamente chamado por ela de  Dieguito, no México. Dieguito estava aflito com a saúde precária de seu tio mas Nossa Senhora o tranquilizou dizendo-lhe que ele estava curado, e assim aconteceu...! Graças Pai, por nos dar Mãe tão amorosa e misericordiosa! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Graças Pai pela comemoração da Festa de Nossa Senhora de Guadalupe, Mãe linda e amada, que neste dia para mim tem um significado especial pelas seguintes razões:

- Em 1910 , ano de nascimento de minha Mãe Carmem - que está no céu, o Papa Pio X, proclamou Nossa Senhora de Guadalupe como A Padroeira da América Latina.

- Em 1945, ano do meu nascimento, o Papa Pio XII, intitulou Nossa Senhora de Guadalupe como A Imperatriz da América!

-E, neste dia, em 1956, minha irmã Maria que também está no céu e considero como minha segunda mãe - pela intercessão de Nossa Senhora, deu à luz: Conceição, minha sobrinha muito querida e grande amiga!

Santa Maria, Nossa Senhora de Guadalupe, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós, que recorremos a vós!

           Brasília-DF., 12 de dezembro de 2016
                      Ana Miranda Bessa

11.12.16

PERGUNTA DE JOÃO BATISTA E TESTEMUNHO QUE LHE PRESTA JESUS - MATEUS 11,2-11 : "ALEGRAI-VOS! O SENHOR ESTÁ PERTO!" - REFLEXÃO DO PASTOR






'O terceiro Domingo do Advento é denominado “Domingo da Alegria” ou “Domingo Gaudete”. A palavra latina gaudete vem da antífona de entrada da missa de hoje, “Gaudete in Domino”, isto é, Alegrai-vos no Senhor, extraída da Carta de S. Paulo aos Filipenses (Fl 4,4s). O motivo dessa alegria é declarado logo a seguir: “O Senhor está perto!” Por isso, nas celebrações litúrgicas deste domingo, pode-se utilizar a cor rósea para melhor exprimir a alegria que acompanha a espera do Senhor.
                                       



O anúncio de que Deus vem para salvar, traz ânimo, esperança e alegria para o povo sofrido, conforme a profecia de Isaías. Na Liturgia da Palavra, as imagens utilizadas para expressar a vinda do Senhor são carregadas de esperança: “a terra que era deserta e intransitável” vai “florescer como um lírio” (Is 35,1) e o “agricultor espera o precioso fruto da terra e fica firme até cair a chuva” (Tg 5,7). A alegria se torna plena com os sinais da chegada da salvação em Jesus Cristo. Segundo o Evangelho, em Jesus se realizam os sinais anunciados pelo profeta Isaías: “os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e os pobres são evangelizados” (Mt 11,5). Esses sinais realizados por Jesus revelam que ele é o Messias anunciado pelos profetas e esperado pelo povo, em resposta à pergunta dos discípulos de João. Muitos esperavam um messias-rei poderoso, diferente do modo como Jesus se apresentava. Por isso, ele afirma que é “feliz aquele que não se escandaliza” por causa dele (Mt 11,6).

Neste Advento, continuam a ecoar as palavras de Isaías ao povo: “Criai ânimo, não tenhais medo!” (Is 35,4). Somos convidados a levar a esperança a todos, especialmente aos que mais sofrem. Nossa esperança se fundamenta na fé em Deus que vem nos visitar e permanecer conosco. É ele quem fortalece as mãos enfraquecidas e firma os joelhos debilitados (cf. Is 35,3). Entretanto, ele conta conosco, esperando a nossa resposta ao seu chamado à conversão, reproposto pela Igreja neste Advento, segundo a Carta de S. Tiago: “ficai firmes e fortalecei vossos corações”, evitando a murmuração e o julgamento contra o próximo (Tg 5,8).

A Igreja necessita anunciar, cada vez mais, o Evangelho que nos traz vida e esperança. Por isso, durante o Advento, promove a Campanha para a Evangelização, procurando despertar a participação de todos na ação evangelizadora. Neste Domingo, realiza-se a coleta nacional para a evangelização, sinal de comunhão eclesial e de corresponsabilidade na promoção e sustentação da evangelização. Participe! Ajude a Igreja a evangelizar! '


            PALAVRA DO PASTOR
      ALEGRAI-VOS! O SENHOR ESTÁ PERTO!
                    Dom Sergio da Rocha
                 Arcebispo de Brasília - DF.

Em, 11 de dezembro de 2016
     Ana Miranda Bessa

10.12.16

UMA PERGUNTA A RESPEITO DE ELIAS - MATEUS 17,10-13 - REFLEXÃO DIÁRIA




Sob o ponto de vista doméstico, quando hospedamos pessoas em nossa casa, zelosos e atentos aos detalhes,  preparamos tudo para que elas se sintam bem acolhidas e devidamente confortáveis.... Sob o ponto de vista profissional, quando vamos participar de uma palestra sobre um determinado assunto, o estudamos exaustivamente até alcançarmos segurança e entendimento completo do mesmo.... Assim, um e outro em sua função, realizando bem o que lhes cabia fazer, atingiram os seus objetivos...

Nosso Deus e Pai, enviou profetas com missão específica para a condução  de seu povo 
à salvação, como nos fala Jesus sobre Elias – enviado para ‘colocar ordem em tudo’, seguido por João Batista para a mesma finalidade, e por último, o próprio Jesus, o Santo, Filho de Deus – Lc 1,35; mas muitos corações endurecidos, indiferentes, não perceberam os sinais de Deus para mudarem seus modos de ser e de agir.

Caríssimos, abramos a nossa mente e o nosso coração, e receptivos, acolhamos a palavra que nos salva narrada por Mateus, pedindo ao Senhor que nos ajude para que nos empenhemos naquilo que ele quer e espera de cada um de nós:                                       



'Ao descerem do monte, os discípulos perguntaram a Jesus: “Por que os mestres da Lei dizem que Elias deve vir primeiro? ” Jesus respondeu: “Elias vem e colocará tudo em ordem. Ora, eu vos digo: Elias já veio, mas eles não o reconheceram. Ao contrário, fizeram com ele tudo o que quiseram. Assim também o Filho do Homem será maltratado por eles”. Então os discípulos compreenderam que Jesus lhes falava de João Batista.' Mateus 17,10-13.

Diz-nos a Igreja do Senhor: ‘João é “Elias que deve vir” – Mt 17,10-13: o Fogo do Espírito habita nele e o faz “correr adiante” (na qualidade de “precursor”) do Senhor que vem. Em João o Precursor, o Espírito Santo concluía a obra de “preparar para o Senhor um povo bem disposto” – Lc 1,17. CIC 718.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque pela ação de vosso Espírito Santo em nós,  nós vos amamos, nós vos adoramos, nós vos glorificamos e vos agradecemos pelos dons e virtudes que o Senhor nos concede, porque tudo que somos, temos e amamos,  procedem do Senhor: graças, Pai!  


Graças, Pai, pela vida dos nossos pais e pela fé que deles herdamos - e alguns, como os meus, já estão junto de vós - e assim podemos ser canais e instrumentos da vossa graça para vivencia-la e exercitá-la segundo a vossa misericórdia! Ajuda-nos Pai, a ‘acreditar nas vossas promessas, reconhecer seu cumprimento e compreender os desígnios divinos que nos conduzem à salvação’ em Cristo Jesus  e que o Senhor a estende aos nossos descendentes - Sl 103, 17-18, amém! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor

Pai Amado, ‘Senhor da vida, ouvi-nos e atendei-nos:
- Pela Igreja, para que saiba conduzir o coração dos fiéis ao Senhor pelo caminho da reconciliação.
- Pelos vocacionados à vida religiosa e sacerdotal, para que sejam perseverantes na fidelidade.
- Pelas nações do mundo, para que promovam os direitos humanos como garantia da dignidade e do valor de cada pessoa.
- Pela nossa comunidade, para que acolha e viva a palavra de Jesus e dos profetas.
- Pelos falecidos, para que o Senhor os receba junto dos santos e mártires de todos os tempos. ’ Amém!
Liturgia.

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a estarmos atentos aos sinais do Pai e a sermos fiéis e eficazes anunciadores e cumpridores da Sua Palavra, amém!


             Brasília-DF., 10 de dezembro de 2016
                           Ana Miranda Bessa

9.12.16

JULGAMENTO DE JESUS SOBRE SUA GERAÇÃO - MATEUS 11,16-19 - REFLEXÃO DIÁRIA




Os bons testemunhos são sempre bem vindos e  podem nos  conduzir  ao caminho do bem – Sl 1, mas é preciso  o nosso  interesse, em querermos saber e seguir.... Constatamos que o nosso exemplo vale mais do que as nossas palavras porque se dizemos algo que aborreça a outra parte, poderemos até afastá-la de nós.... Devemos ter sempre prudência, sabedoria, discernimento ao falar...

Pedro, Tiago e João, testemunham que nosso Deus e Pai - quando da Transfiguração de Jesus no Monte Tabor - disse-lhes “Este é o meu Filho amado; ouvi-o” – Mc 9,2-8. Jesus ao ensinar a lei do amor do Pai para conosco e de nós para com o Pai, proclama: ‘Ouve, ó Israel...’; Ouve, ó Ana...; Ouve, ó .... - Mc 12,28-34, e nos diz:  Quem é da verdade, escuta a minha voz – Jo 18,37; e, Felizes... os vossos ouvidos, porque ouvem – Mt 13, 10-17!

Caríssimos, exceções à parte, mas percebemos que o não ouvir, o não seguir Jesus, podem tornar as pessoas indiferentes e alheias à verdade eterna, incrementando a indiferença, a soberba, o egoísmo, a hipocrisia, o tanto faz ...,  como nos narra Mateus no evangelho de hoje:

'Naquele tempo, disse Jesus às multidões: “Com quem vou comparar esta geração? São como crianças sentadas nas praças, que gritam para os colegas, dizendo: ‘Tocamos flauta e vós não dançastes. Entoamos lamentações e vós não batestes no peito! ’                             


Veio João, que nem come e nem bebe, e dizem: ‘Ele está com um demônio’. Veio o Filho do Homem, que come e bebe e dizem: ‘É um comilão e beberrão, amigo de cobradores de impostos e de pecadores’. Mas a sabedoria foi reconhecida com base em suas obras”.' Mateus 11,16-19.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, somos vossos Senhor e vos pedimos, fique conosco Senhor e na força de vosso Espírito Santo,  ajuda-nos a vos ouvir e a vos entender, enxergar e ver; a bem discernir, para agir melhor... Jesus,  transforme a dureza do nosso coração em um coração manso e humilde como o vosso coração, para que nos convertamos, façamos a  vontade do Pai, e vos testemunhar Senhor, em palavras, gestos e ações, amém!

Jesus Amado, ouvi a nossa oração e ‘conduzi-nos, Senhor, com a luz da vossa glória:
- Manifestai-vos, Senhor, aos que ainda não vos conhecem e necessitam da vossa libertação.
- Vós que nos ensinais o que é útil à salvação, fazei que busquemos na vida a vossa vontade.
- Vós que sois a fonte da vida, tornai nossa caminhada para o Natal em momento favorável de conversão.
- Vós que nos acompanhais nas situações alegres e tristes, dai-nos participar das alegrias natalinas.
- Vós que viestes revelar ao mundo o vosso amor, vinde novamente para trazer plena alegria aos que creem. ’ Amém!
Liturgia.

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós, e nos ajude Mãe a que nos abramos à sabedoria divina para que nos conduza no seguimento e no caminho de Jesus, nosso Salvador! Amém

           Brasília-DF., 09 de dezembro de 2016
                        Ana Miranda Bessa




8.12.16

ANÚNCIO DO NASCIMENTO DE JESUS - LUCAS 1,26-38 : IMACULADA CONCEIÇÃO DE MARIA - REFLEXÃO DIÁRIA





Quando se vai contratar pessoas para cargos funcionais, dentre outros, pela quantidade de currículos apresentados seleciona-se os perfis dos candidatos em correlação com a demanda da empresa e aqueles preliminarmente selecionados podem participar de uma prova em conhecimentos e os primeiros classificados serão entrevistados, para finalmente serem contratados... Existe todo um cuidado para que os cargos sejam devidamente preenchidos dentro do perfil e da necessidade da empresa...


Diz-se, outrossim, que na vida tudo se copia... Nós que acreditamos, confiamos e esperamos em nosso Deus e Pai , o Criador de todas as coisas visíveis e invisíveis, na história da nossa salvação, Ele nos criou para vivermos segundo a sua vontade: Adão e Eva, não fizeram a vontade de Deus e foram expulsos do Paraíso – Gn 3. Milhares de anos se passaram... Deus, Senhor  nosso, do tempo e do espaço, não tem pressa, quando então preparou Maria, que cheia de sua graça, acolheu o Anjo, em humildade de serva e pela ação do Espírito Santo realiza nela a concepção virginal e Maria, nos traz Jesus, como  narra Lucas no Evangelho de hoje:

'Naquele tempo, no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria.

O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”

Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação.
                                       

                 
O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.

Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?”

O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, porque para Deus nada é impossível”.

Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.' Lucas 1,26-38.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, que para vós tudo é possível, pois sois o nosso Criador, graças Pai; graças Pai, porque em Maria que nos trouxe Jesus, somos uma geração abençoada e predestinados para sermos vossos filhos adotivos por intermédio de Jesus Cristo, conforme a decisão da vossa vontade , para o louvor da vossa  glória e da graça com que o Senhor nos cumulou no vosso  bem-amado .... Ef 1,3-6.11-12. Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, ajuda-nos Senhor para que como herdeiros de Cristo, reconheçamo-nos que nada somos sem a vossa benção e a vossa graça! Amém!

Santa Maria, Mãe Imaculada de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhora da Conceição, rogai a Deus por nós para que sejamos dóceis e receptivos à Palavra e à Vontade do Senhor! Mãe Amada, caminha conosco e nos leve à Jesus! Amém!

Brasília-DF., 08 de dezembro de 2016
        Ana Miranda Bessa






7.12.16

JESUS É O MESTRE COM FARDO LEVE - MATEUS 11,28-30 - REFLEXÃO DIÁRIA




A Igreja do Senhor celebra a Memória de Santo Ambrósio – Bispo e Doutor da Igreja. Ambrósio – Alemanha, 340-397 foi aclamado bispo pelo povo quando procurava a conciliação entre católicos e arianos em Milão. Um dos quatro grandes doutores do Ocidente e verdadeiro mestre de vida e de fé, é autor de célebres textos litúrgicos e pai da liturgia ambrosiana.
Liturgia

Sabemos que a Palavra de Deus é viva e eficaz – Hb 4,12, atual e eterna, e uma multidão de pessoas testemunham a ação da sabedoria divina insondável de Deus em suas vidas – Is 40,25-31. E dentre outros, Ele nos diz, não temas, porque estou contigo, não te apavores, pois eu sou o teu Deus – Is 41,10. Como Pai amoroso, compassivo, misericordioso,  Ele nos ensina os seus caminhos para que caminhemos pelas suas vias – Mq 4,1-2! Graças, Pai!

E como poucos foram os que entenderam a vontade de Deus para as suas vidas, nosso Deus e Pai, enviou seu próprio Filho, ‘gerado, não criado, consubstancial ao Pai’ - Creio - como nos diz São Paulo, existe um só Deus, o Pai, do qual  vêm todos os seres e para o qual nós existimos. Para nós também existe um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual tudo existe e nós igualmente existimos por ele. 1Cor 8,6. Graças, Pai!

Caríssimos, nosso Deus e Pai que pela força de seu Espírito Santo falou pela boca dos Profetas, vem falar conosco em Jesus Cristo – Hb 1, como nos narra Mateus no Evangelho de hoje. Acolhamos a Palavra que nos salva e nos mostra o caminho a seguir:
                                                  



'Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse: “Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.' Mateus 28-30.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque em Jesus Cristo nos reconciliastes convosco – 2 Cor 5,18 e em Jesus, podemos ver a vossa face, porque o Senhor está Nele e Ele está em vós – Jo 14,9;10,38, doce mistério de amor de um Pai que nos ama infinitamente! Graças, Pai!

Jesus Amado, com toda a Igreja vos pedimos: ‘Ouvi-nos e atendei-nos, Senhor:
- Vós, que mandastes a Igreja preparar vossos caminhos, sustentai-a em sua missão.
- Vós que chamastes os cansados, sede a força do vosso povo diante das fraquezas e das dúvidas.
- Vós que dissestes ser vosso jugo suave e vosso fardo leve, aliviai vossos fiéis de tudo o que oprime e preocupa.
- Ajudai-nos a levantar os olhos para o alto e reconhecer a grandiosidade de vossas obras.
- Dai coragem ao desvalido, aumentai o vigor dos fracos e iluminai a quem carece de esperança.’ Amém! Liturgia

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a sermos dóceis e obedientes à Jesus para irmos a ele quando o desânimo e o cansaço nos queiram dominar, amém!

Santo Ambrósio, rogai a Deus por nós para que anunciemos Jesus e testemunhemos a nossa fé em palavras, gestos e ações para sermos dignos de suas promessas, amém!
Brasília-DF., 07 de dezembro de 2016
           Ana Miranda Bessa

6.12.16

A OVELHA PERDIDA - MATEUS 18,12-14 - REFLEXÃO DIÁRIA




Diz-se que ‘quem ama cuida’, e se amamos um animal de estimação, e lhe proporcionamos atenção e cuidados, muito mais deveremos ser solidários, fraternos e misericordiosos para com os irmãos, porque somos todos membros do corpo de Cristo – 1Cor 12,27 e Jesus nos diz que benditos seremos do Pai se assim procedermos para com os pequeninos– Mt 25,31s.

Jesus, na parábola da ovelha perdida faz um paralelo do amor de Deus por cada um de nós, porque ele quer que todos nós estejamos com ele, como nos narra Mateus no Evangelho de hoje:

'Naquele tempo disse Jesus a seus discípulos: Que vos parece? Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas, para procurar aquela que se perdeu?


                                      



Em verdade vos digo, se ele a encontrar, ficará mais feliz com ela, do que com as noventa e nove que não se perderam. Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos.' Mateus 18,12-14.

Diz-nos a Igreja do Senhor: ‘É Vontade do nosso Pai “que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade” – 1Tm 2,3-4. Ele “usa de paciência, porque não quer que ninguém se perca” – 2Pd 3,9. Seu mandamento, que resume todos os outros, e que nos diz toda a sua vontade, é que “nos amemos uns aos outros, como ele nos amou” – Jo 13,34; 1Jo 4,7; Lc 10,25-37. CIC 2822.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nosso coração se alegra e nossa alma se rejubila em saber que nos amas com amor eterno – Sl 136; Is 54,8; Jr 31; queres que estejamos convosco – Jo 12,26 e nos buscas quando nos desgarramos do Senhor! Graças Senhor!


Caríssimos, testemunho e proclamo o que vivencio em nosso cotidiano que, tanta ternura e amor do Senhor para conosco corresponde à fé, ao amor, à confiança e à entrega que temos por Ele e Nele, amando-o de todo o nosso coração, de toda a nossa alma e de todo o nosso entendimento, e amando o próximo como a nós mesmos - Mt 22, 34-40.

Jesus Amado, ajuda-nos para que como João, o discípulo amado, o Senhor nos permita reclinar sobre o vosso peito – Jo 13,22-26 e sentindo o vosso coração pulsar, nos conceda Senhor que o nosso coração pulse ao ritmo do vosso coração, e nesse liame de amor, queremos permanecer em vós, para anunciar, testemunhar e estender a todos a vossa graça e a vossa misericórdia,  amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe para que não nos desviemos da companhia e da presença do Senhor, amém!

        Brasília-DF., 06 de dezembro de 2016
                       Ana Miranda Bessa

5.12.16

O PARALÍTICO - LUCAS 5,17-26 - REFLEXÃO DIÁRIA




Superar as expectativas, eis o que muitos de nós podemos vivenciar no nosso dia a dia, nas coisas mais simples, às mais complexas... Diante de acontecimentos favoráveis e inusitados que nos surpreendem, a nossa alegria é tanta que podemos ficar fora de nós mesmos, a transbordar, a contagiar aqueles que estejam próximos...

Dentre outros, a aprovação em um vestibular, o resultado positivo de um concurso público ou privado para melhorar a nossa renda, ganhar um prêmio representativo na loteria e principalmente receber a confirmação benéfica de uma biopsia quanto a nossa saúde e que nos deixara apreensivos, são alegrias que não conseguimos guardar para nós mesmos e extravasamos de contentamento, louvando, agradecendo e glorificando o Senhor!

E Jesus misericordioso, no evangelho de hoje, vai além, muito além do que aquilo que o paralítico pela sua fé esperava alcançar - e seus amigos buscavam encontrar - : o perdão de seus pecados e a libertação de sua paralisia, como nos relata Lucas no evangelho de hoje:

'Um dia Jesus estava ensinando. À sua volta estavam sentados fariseus e doutores da Lei, vindos de todas as aldeias da Galileia, da Judeia e de Jerusalém. E a virtude do Senhor o levava a curar.

Uns homens traziam um paralítico num leito e procuravam fazê-lo entrar para apresentá-lo. Mas, não achando por onde introduzi-lo, devido à multidão, subiram ao telhado e por entre as telhas o desceram com o leito no meio da assembleia diante de Jesus. Vendo-lhes a fé, ele disse: “Homem, teus pecados estão perdoados”.
                                              


Os escribas e fariseus começaram a murmurar, dizendo: “Quem é este que assim blasfema? ” Conhecendo-lhes os pensamentos, Jesus respondeu, dizendo: “Por que murmurais em vossos corações? O que é mais fácil dizer: ‘teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘levanta-te e anda’? Pois, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder de perdoar pecados — disse ao paralítico — eu te digo: levanta-te, pega o leito e vai para casa”. Imediatamente, diante deles, ele se levantou, tomou o leito e foi para casa, louvando a Deus. Todos ficaram fora de si, glorificavam a Deus e cheios de temor diziam: “Hoje vimos coisas maravilhosas! ”.' Lucas 5,17-26.

Caríssimos, nosso Deus e Pai em Cristo Jesus, todo dia tem coisas maravilhosas para nos presentear, nos surpreender e nós poderemos ser também instrumentos do Senhor para ajudar e surpreender as pessoas de alguma forma que esteja ao nosso alcance.... Uma palavra amiga, de consolo, de conforto: ‘criai ânimo, não tenhais medo’, manifestando-lhes a nossa fé no Senhor nosso Deus e Pai que vem para nos salvar– Is 35,4, pode suscitar confiança, esperança e fazer a pessoa mudar de atitude para consigo mesma em relação ao que lhe perturba, desanima ... Peçamos ao Senhor, para que na graça de seu Espírito Santo, estejamos atentos às necessidades daqueles que nos circundam para os levarmos a Jesus, ajudando-os e testemunhando-lhes a nossa fé pela sua ação amorosa e misericordiosa  em nossas vidas e na vida dos nossos queridos! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe, para que diante das nossas dores e necessidades, busquemos auxílio em Jesus, nosso Salvador – Mt 11,28! Amém!

        Brasília-DF., 05 de dezembro de 2016
                    Ana Miranda Bessa

4.12.16

PREGAÇÃO DE JOÃO BATISTA - MATEUS 3,1-12 : 'PREPARAI O CAMINHO DO SENHOR!' - REFLEXÃO DO PASTOR





'O Evangelho apresenta a missão de João Batista, sua pregação e seu estilo de vida. As suas palavras ressoam na Igreja neste II Domingo do Advento: “Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas estradas”. A sua mensagem expressa um dos aspectos mais importantes do tempo do Advento, a conversão, simbolizada pela cor litúrgica roxa. Necessitamos refletir sobre qual é a estrada que estamos percorrendo e como está a nossa caminhada. A pregação de João Batista ressalta a urgência da conversão, pois “o machado já está na raiz das árvores”; o Senhor está à espera dos frutos. A verdadeira conversão se expressa através de “frutos” que a comprovem. Por isso, não basta ter boa intenção; é preciso redobrar os esforços para produzir os frutos que Deus espera de cada um de nós.




Por que converter-se? Por que “preparar o caminho” e “endireitar as estradas”? O motivo da conversão proposta por João Batista é a vinda do Senhor e a chegada do seu Reino. Preparando-nos para o Natal, somos convidados a acolher a vida nova que o Messias nos oferece, marcada pela justiça e pela paz. O profeta Isaías anuncia um novo tempo para o povo, em que a justiça e a paz acontecerão. O Salmo responsorial proclama que “nos seus dias, a justiça florirá” (Sl 71). Por isso, a vinda do Senhor é, acima de tudo, motivo de consolação, de esperança e de vida nova. Ao mesmo tempo, exige compromisso e esforço de conversão.

Aproveite este Advento para uma sincera revisão de vida. Procure discernir quais são os passos de conversão rumo à vida nova, que Deus espera de você, neste Advento. É preciso reconhecer humildemente os pecados, pedir perdão a Deus e se dispor a uma nova vida. Para que isso ocorra, é muito importante receber o perdão por meio do sacramento da Penitência e oferecer o perdão aos irmãos. Lembre-se que o perdão e a reconciliação são indispensáveis para preparar-se bem para o encontro com o Senhor, especialmente no Natal que se aproxima. Um Natal feliz pressupõe pessoas reconciliadas. Não há paz sem o perdão e a reconciliação. Por isso, não deixe para depois a conversão e o perdão.

Durante o Advento, uma iniciativa cada vez mais difundida entre nós tem sido a de rezar juntos, em família ou reunindo vizinhos, nas quadras e outros ambientes. Procure saber se onde você mora já acontece a Novena do Natal e participe! Se não houver, entre em contato com a sua Paróquia, tome a iniciativa de organizar e não tenha medo de convidar as pessoas para participarem. Assim fazendo, estaremos juntos preparando o caminho do Senhor, em família e em comunidade.'


                 PALAVRA DO PASTOR
                Preparai o Caminho do Senhor!               
                    Dom Sergio da Rocha    
                  Arcebispo de Brasília - DF. 

Em, 04 de dezembro de 2016
       Ana Miranda Bessa

3.12.16

COMPAIXÃO PELO POVO QUE SOFRE. MISSÃO DOS DOZE - MATEUS 9,35-10,1.6-8 - REFLEXÃO DIÁRIA





A Igreja celebra a Memória de São Francisco Xavier – Presbítero. Francisco – Espanha, 1506-1552 conviveu com Santo Inácio de Loiola e fez parte do núcleo de fundação da Companhia de Jesus. Considerado o maior missionário da época moderna, pôs o evangelho em contato com as grandes culturas orientais, adaptando-o à índole dos diferentes povos.
Liturgia

Nosso Deus e Pai falou a seu povo pelos profetas... Enviou Jesus; Jesus enviou apóstolos, missionários... Em Pedro, fundou a sua Igreja - Mt 16,18 que perdura até os nossos dias, e poucos 
ainda são  os ‘trabalhadores’ da messe que servem e que vivem segundo o seu evangelho... Jesus, ao dar poder aos seus apóstolos, o estendeu a cada um de nós para sermos os operários do bem e dar continuidade a obra do Pai: em acolher,  ajudar, alimentar os famintos, curar, libertar os enfermos..., anunciando-lhes que o Reino dos Céus está próximo, na pessoa de Jesus, caminho, verdade e vida – Jo 14,6 e que está conosco todos os dias, até a consumação dos séculos – Mt 28,20.

Narrada por Mateus, acolhamos a palavra que nos exorta a fim de  nos colocarmos a serviço do Reino,  pedindo ao Senhor  para que na unção de seu Espírito Santo nos ajude a sermos dóceis e benevolentes para com os nossos irmãos mais necessitados:

'Naquele tempo, Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o evangelho do Reino, e curando todo tipo de doença e enfermidade.

Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: “A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!”
                                           



E, chamando os seus doze discípulos deu-lhes poder para expulsarem os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença e enfermidade.

Enviou-os com as seguintes recomendações: “Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!”' Mateus 9,35-10,1.6-8.

Todos nós temos dons e carismas que nos são concedidos pelo nosso Criador para ajudar os irmãos, especialmente os mais pobres e carentes ... Infelizmente,  aqueles que têm a responsabilidade de administrar os bens públicos em benefício de todos, regra geral, não o fazem ... Constatamos, nestes tempos, em outros países, como também aqui no Brasil, a situação caótica de enfermos à porta dos Hospitais e milhares de desempregados, sem dinheiro para comprar remédios, nem comida, e, como no tempo de Jesus, a miséria continua na vida de muitos irmãos ...

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, o Bom Pastor, graças Pai pelos dons e bens que nos concedes e que podemos compartilhar com aqueles que vêm até nós em busca de auxílio... Graças, Pai, porque ao nos abrirmos para acolher o irmão necessitado, sois vós mesmo que suscitas em nós, o querer realizar, e quando o fazemos, sabemos, alegramos o vosso coração! Graças Pai, porque o Senhor por um pequeno gesto nosso de amor e de solidariedade, pela nossa disponibilidade e possibilidade em atender os irmãos em quaisquer circunstância, nos retribui profusamente, em alegria, paz, felicidade, já aqui na terra e depois no Reino dos Céus convosco para sempre... Amém!


Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós, e ajuda-nos Mãe a sermos fraternos e misericordiosos para com aqueles que sofrem, amém!

São Francisco Xavier, rogai a Deus por nós para que anunciemos e testemunhemos Jesus em palavras , gestos e ações e sejamos dignos das suas promessas , amém!

         Brasília-DF., 03 de dezembro de 2016
                       Ana Miranda Bessa




2.12.16

CURA DE DOIS CEGOS - MATEUS 9,27-31 - REFLEXÃO DIÁRIA




Ecoa na minha mente o testemunho da aeromoça colombiana Ximena Suarez quando da tragédia do voo para a Colômbia, - dentre outros, com os jogadores de Chapecó-SC, acontecido nesta semana -, ao atribuir a sua salvação e a do seu colega Técnico de Voo Erwin Tumiri, à obediência das regras de segurança...

Quando viajo de avião, sempre ouço com atenção as instruções de segurança para firma-las na memória e também na expectativa de quem sabe, ter mais uma nova instrução... O ‘sempre alerta’ que aprendi no Escotismo, está presente na minha mente, porque sempre existirá algo novo para aprender, conhecer, descobrir...

A Palavra de Deus, o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo é a ‘Boa Nova’ do Reino de Deus porque embora milenar, é palavra de vida eterna – Jo 6,68 e nos traz sempre uma mensagem nova, desde que abramos a nossa mente e o nosso coração para acolhe-la!

Jesus, ao escutar o clamor dos dois cegos, perguntou se eles acreditavam nele e às respostas positivas de ambos, Jesus os curou, como nos narra Mateus no Evangelho de hoje:

'Naquele tempo, partindo Jesus, dois cegos o seguiram, gritando: “Tem piedade de nós, filho de Davi! ” Quando Jesus entrou em casa, os cegos se aproximaram dele. Então Jesus perguntou-lhes: “Vós acreditais que eu posso fazer isso? ”
                                  


Eles responderam: “Sim, Senhor”. Então Jesus tocou nos olhos deles, dizendo: “Faça-se conforme a vossa fé”. E os olhos deles se abriram. Jesus os advertiu severamente: “Tomai cuidado para que ninguém fique sabendo”. Mas eles saíram, e espalharam sua fama por toda aquela região.' Mateus 9,27-31.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai! Nós acreditamos, confiamos e esperamos em nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Amado Filho! Conheces as coisas ocultas, sabes todas as coisas antes de sua origem – Dn 13,42; Jo 21,17, e quando vos buscamos, vem ao nosso encontro, nos deixa vos encontrar, falas conosco e nos dás a liberdade de vos expressar, manifestar o que necessitamos; perdoas os nossos pecados e cura as nossas enfermidades – Sl 103,3! Graças, Pai!


Pai Amado, pela vossa infinita misericórdia e na força de vosso Espírito Santo, abra os nossos olhos, ouvidos, a nossa mente, o nosso coração para vermos, escutarmos, sentirmos e testemunharmos a presença de Jesus, Uno convosco - Jo 10,30, no meio de nós – Mt 28,20! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós, pelos deficientes visuais e por todos aqueles que ainda não veem Jesus com os olhos da fé! Amém!

Brasília, DF. 02 de novembro de 2016

          Ana Miranda Bessa

1.12.16

OS VERDADEIROS DISCÍPULOS. A CASA CONSTRUÍDA SOBRE A ROCHA - MATEUS 7,21.24-27 - REFLEXÃO DIÁRIA




Estarmos firmes e fortes no Senhor, nos momentos de dor ou de dificuldades, quaisquer que sejam, é o resultado da  fé, da escuta, da confiança e da nossa entrega em Deus, através da oração, da meditação de sua palavra que nos proporcionam intimidade com ele para ‘derramarmos a nossa alma’ como Ana de Elcana – 1Sm 1,9s e assim sermos consolados, fortificados e até atendidos naquilo que pedimos...

O testemunho, a ajuda dos irmãos também nos soerguem, mas é no Senhor que encontramos refúgio e fortaleza seguros... O vendaval, a tempestade de acontecimentos aparentemente ruins não nos atingem porque a nossa segurança está em Deus - Sl 91!

Acolhamos a palavra que nos salva narrada por Mateus e peçamos ao Senhor que ela transforme a nossa vida para fazermos a vontade do Pai:
                                       



'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha. Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática, é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa! ”' Mateus 7,21-27.

Diz-nos a Igreja do Senhor que ‘Podemos esperar, pois, a glória do céu prometida por Deus aos que o amam – Rm 8,28-30 e fazem sua vontade – Mt 7,21. Em qualquer circunstância, cada qual deve esperar, com a graça de Deus, “perseverar até o fim” – Mt 10,22 e alcançar a alegria do céu como recompensa eterna de Deus pelas boas obras praticadas com a graça de Cristo. Na esperança, a Igreja pede que “todos os homens sejam salvos” – 1Tm 2,4. Ela aspira a estar unida a Cristo, seu Esposo, na glória do céu. ’ CIC 1821. Amém!

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos amamos, nós vos adoramos, nos vos damos graças por vossa imensa glória! Abençoa-nos Senhor com a vossa luz, a vossa graça, e na força de vosso Espírito Santo sejamos iluminados, para caminharmos com retidão e firmeza de bons propósitos, agraciados de sabedoria e entendimento para colocarmos todas as nossas dificuldades, sonhos e aspirações sob o vosso cuidado a fim de que seja feita a vossa vontade e assim abandonarmo-nos na vossa infinita bondade, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a edificarmos e a solidificarmos a nossa fé, a nossa confiança, no Senhor nosso Deus e Pai e em Cristo, nosso Senhor e Salvador! Amém!


         Brasília-DF., 1º de dezembro de 2016
                      Ana Miranda Bessa