10.12.16

UMA PERGUNTA A RESPEITO DE ELIAS - MATEUS 17,10-13 - REFLEXÃO DIÁRIA




Sob o ponto de vista doméstico, quando hospedamos pessoas em nossa casa, zelosos e atentos aos detalhes,  preparamos tudo para que elas se sintam bem acolhidas e devidamente confortáveis.... Sob o ponto de vista profissional, quando vamos participar de uma palestra sobre um determinado assunto, o estudamos exaustivamente até alcançarmos segurança e entendimento completo do mesmo.... Assim, um e outro em sua função, realizando bem o que lhes cabia fazer, atingiram os seus objetivos...

Nosso Deus e Pai, enviou profetas com missão específica para a condução  de seu povo 
à salvação, como nos fala Jesus sobre Elias – enviado para ‘colocar ordem em tudo’, seguido por João Batista para a mesma finalidade, e por último, o próprio Jesus, o Santo, Filho de Deus – Lc 1,35; mas muitos corações endurecidos, indiferentes, não perceberam os sinais de Deus para mudarem seus modos de ser e de agir.

Caríssimos, abramos a nossa mente e o nosso coração, e receptivos, acolhamos a palavra que nos salva narrada por Mateus, pedindo ao Senhor que nos ajude para que nos empenhemos naquilo que ele quer e espera de cada um de nós:                                       



'Ao descerem do monte, os discípulos perguntaram a Jesus: “Por que os mestres da Lei dizem que Elias deve vir primeiro? ” Jesus respondeu: “Elias vem e colocará tudo em ordem. Ora, eu vos digo: Elias já veio, mas eles não o reconheceram. Ao contrário, fizeram com ele tudo o que quiseram. Assim também o Filho do Homem será maltratado por eles”. Então os discípulos compreenderam que Jesus lhes falava de João Batista.' Mateus 17,10-13.

Diz-nos a Igreja do Senhor: ‘João é “Elias que deve vir” – Mt 17,10-13: o Fogo do Espírito habita nele e o faz “correr adiante” (na qualidade de “precursor”) do Senhor que vem. Em João o Precursor, o Espírito Santo concluía a obra de “preparar para o Senhor um povo bem disposto” – Lc 1,17. CIC 718.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque pela ação de vosso Espírito Santo em nós,  nós vos amamos, nós vos adoramos, nós vos glorificamos e vos agradecemos pelos dons e virtudes que o Senhor nos concede, porque tudo que somos, temos e amamos,  procedem do Senhor: graças, Pai!  


Graças, Pai, pela vida dos nossos pais e pela fé que deles herdamos - e alguns, como os meus, já estão junto de vós - e assim podemos ser canais e instrumentos da vossa graça para vivencia-la e exercitá-la segundo a vossa misericórdia! Ajuda-nos Pai, a ‘acreditar nas vossas promessas, reconhecer seu cumprimento e compreender os desígnios divinos que nos conduzem à salvação’ em Cristo Jesus  e que o Senhor a estende aos nossos descendentes - Sl 103, 17-18, amém! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor

Pai Amado, ‘Senhor da vida, ouvi-nos e atendei-nos:
- Pela Igreja, para que saiba conduzir o coração dos fiéis ao Senhor pelo caminho da reconciliação.
- Pelos vocacionados à vida religiosa e sacerdotal, para que sejam perseverantes na fidelidade.
- Pelas nações do mundo, para que promovam os direitos humanos como garantia da dignidade e do valor de cada pessoa.
- Pela nossa comunidade, para que acolha e viva a palavra de Jesus e dos profetas.
- Pelos falecidos, para que o Senhor os receba junto dos santos e mártires de todos os tempos. ’ Amém!
Liturgia.

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a estarmos atentos aos sinais do Pai e a sermos fiéis e eficazes anunciadores e cumpridores da Sua Palavra, amém!


             Brasília-DF., 10 de dezembro de 2016
                           Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário