7.12.16

JESUS É O MESTRE COM FARDO LEVE - MATEUS 11,28-30 - REFLEXÃO DIÁRIA




A Igreja do Senhor celebra a Memória de Santo Ambrósio – Bispo e Doutor da Igreja. Ambrósio – Alemanha, 340-397 foi aclamado bispo pelo povo quando procurava a conciliação entre católicos e arianos em Milão. Um dos quatro grandes doutores do Ocidente e verdadeiro mestre de vida e de fé, é autor de célebres textos litúrgicos e pai da liturgia ambrosiana.
Liturgia

Sabemos que a Palavra de Deus é viva e eficaz – Hb 4,12, atual e eterna, e uma multidão de pessoas testemunham a ação da sabedoria divina insondável de Deus em suas vidas – Is 40,25-31. E dentre outros, Ele nos diz, não temas, porque estou contigo, não te apavores, pois eu sou o teu Deus – Is 41,10. Como Pai amoroso, compassivo, misericordioso,  Ele nos ensina os seus caminhos para que caminhemos pelas suas vias – Mq 4,1-2! Graças, Pai!

E como poucos foram os que entenderam a vontade de Deus para as suas vidas, nosso Deus e Pai, enviou seu próprio Filho, ‘gerado, não criado, consubstancial ao Pai’ - Creio - como nos diz São Paulo, existe um só Deus, o Pai, do qual  vêm todos os seres e para o qual nós existimos. Para nós também existe um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual tudo existe e nós igualmente existimos por ele. 1Cor 8,6. Graças, Pai!

Caríssimos, nosso Deus e Pai que pela força de seu Espírito Santo falou pela boca dos Profetas, vem falar conosco em Jesus Cristo – Hb 1, como nos narra Mateus no Evangelho de hoje. Acolhamos a Palavra que nos salva e nos mostra o caminho a seguir:
                                                  



'Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse: “Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.' Mateus 28-30.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque em Jesus Cristo nos reconciliastes convosco – 2 Cor 5,18 e em Jesus, podemos ver a vossa face, porque o Senhor está Nele e Ele está em vós – Jo 14,9;10,38, doce mistério de amor de um Pai que nos ama infinitamente! Graças, Pai!

Jesus Amado, com toda a Igreja vos pedimos: ‘Ouvi-nos e atendei-nos, Senhor:
- Vós, que mandastes a Igreja preparar vossos caminhos, sustentai-a em sua missão.
- Vós que chamastes os cansados, sede a força do vosso povo diante das fraquezas e das dúvidas.
- Vós que dissestes ser vosso jugo suave e vosso fardo leve, aliviai vossos fiéis de tudo o que oprime e preocupa.
- Ajudai-nos a levantar os olhos para o alto e reconhecer a grandiosidade de vossas obras.
- Dai coragem ao desvalido, aumentai o vigor dos fracos e iluminai a quem carece de esperança.’ Amém! Liturgia

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a sermos dóceis e obedientes à Jesus para irmos a ele quando o desânimo e o cansaço nos queiram dominar, amém!

Santo Ambrósio, rogai a Deus por nós para que anunciemos Jesus e testemunhemos a nossa fé em palavras, gestos e ações para sermos dignos de suas promessas, amém!
Brasília-DF., 07 de dezembro de 2016
           Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário