14.12.16

A PERGUNTA DE JOÃO BATISTA - LUCAS 7,19-23 - REFLEXÃO DIÁRIA




A Igreja do Senhor celebra a memória de São João da Cruz – Presbítero e Doutor da Igreja. João – Espanha, 1542-1591 está entre os grandes mestres e testemunhas da experiência mística. Compartilhou com santa Teresa de Ávila o projeto da reforma carmelita, que realizou e viveu com exemplar coerência, não obstante as incompreensões dos próprios confrades.
Liturgia

Caríssimos, sabemos que nestes tempos, os satélites são os olhos do mundo.... Ver e escutar as notícias dos extremos da terra em um click, temos experimentado diuturnamente, e no conforto de nossa casa ...

A notícia ‘ao pé do ouvido’ ainda deve existir em remotos lugares... Antes dos mensageiros, dos pombos-correios, que levavam as notícias, estas, e o testemunho pessoal, é que transmitiam as informações, mas após elas terem acontecido; ... e hoje, a um click, simultaneamente, ficamos sabendo dos fatos.

Diz-se que ‘é bom ver, para crer’ e João Batista envia embaixadores a Jesus para saber e compreender a que Jesus lá estava. Jesus, ao pedido de João, demonstra aos  dois discípulos enviados o seu poder para provar que ele é o Messias esperado, a Boa Nova que o Pai preparou para os seus filhos amados.

Acolhamos a palavra que nos salva, narrada por Lucas, neste tempo favorável do Senhor:
                                                  



'Naquele tempo, João convocou dois de seus discípulos, e mandou-os perguntar ao Senhor: És tu aquele que há de vir, ou devemos esperar outro?” Eles foram ter com Jesus, e disseram: “João Batista nos mandou a ti para perguntar: ‘És tu aquele que há de vir, ou devemos esperar outro?” Nessa mesma hora, Jesus curou de doenças, enfermidades e espíritos malignos a muitas pessoas, e fez muitos cegos recuperarem a vista. Então, Jesus lhes respondeu: “Ide contar a João o que vistes e ouvistes: os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam, e a boa nova é anunciada aos pobres. É feliz aquele que não se escandaliza por causa de mim! ”' Lucas 7,19-23.

Diz-nos a Igreja do Senhor: ‘O Reino pertence aos pobres e aos pequenos, isto é, aos que o acolheram com um coração humilde. Jesus é enviado para “evangelizar os pobres” – Lc 4,18;7,22. Declara-os bem-aventurados pois “o Reino dos Céus é deles” – Mt 5,3; foi aos “pequenos” que o Pai se dignou revelar o que permanece escondido aos sábios e aos entendidos – Mt 11,25. Jesus compartilha a vida dos pobres, desde o estábulo até a cruz; conhece a fome – Mc 2,23-26; Mt 21,18, a sede – Jo 4,6-7;19,28 e a indigência – Lc 9,58. Mais ainda: identifica-se com os pobres de todos os tipos e faz do amor ativo para com eles a condição para se entrar no seu Reino – Mt 25,31-46’. CIC 544

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus que em tudo fez a vossa vontade – Jo 4,34;6,38, cumprindo o vosso Plano de Salvação para a humanidade, graças Pai! Graças Pai, porque na força de vosso Espírito Santo nos sentimos agraciados pela fé, esperança e amor que suscitas em nosso coração, em nossa alma, na confiança e na certeza de que sois o Criador de todas as coisas e que nada acontece sem o vosso conhecimento – Is 45,6-8.18.21-25. Graças Pai, porque pela Boa Nova trazida por nosso Senhor Jesus Cristo, podemos nos abandonar em vossas mãos, sem resistência, para que sejamos moldados, segundo a vossa vontade - Jer 18,1-6! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a anunciarmos e testemunharmos Jesus, em palavras, gestos e ações, solidários e misericordiosos, abertos e receptivos para com os irmãos que sofrem, amém!

São João da Cruz, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém!

         Brasília-DF., 14 de dezembro de 2016
                     Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário