15.12.16

JESUS E JOÃO BATISTA - LUCAS 7,24-30 - REFLEXÃO DIÁRIA






A nossa genética se assemelha a todos os povos e o que diverge são as aparências, porque assim como existe diversidade de dons ou carismas - 1Cor 12-14, existe diversidade de raças, mas todos somos filhos do mesmo Pai, nosso Deus e Senhor que nos ama com amor eterno - Sl 136; assim acreditamos, confiamos e esperamos!

Quis Deus sermos constituídos e formados no meio familiar, nascidos da união de um homem e uma mulher e o sangue vermelho que corre em nossas veias, comum em todos, tem a força de nos unir uns aos outros mesmo nas divergências e separações...

Meditando este mistério do amor de Deus para conosco, penso que como Isabel mãe de João Batista é ‘parenta’ de Maria, Mãe de Jesus – Lc 1,35-36, o lado materno de Jesus e de João Batista, pertence à mesma genealogia. Jesus que sabe e conhece tudo porque vem de Deus, sabia de João Batista e Deus mostrou a João, desde o ventre de sua mãe Isabel, quem era Jesus. A consanguinidade e a fé das famílias de ambos, por graça e vontade de Deus, testemunham para nós, a justiça e o poder de Deus para a nossa salvação!

Acolhamos a palavra que nos salva pedindo ao Espírito Santo que abra a nossa mente e o nosso coração à sabedoria e ao entendimento da vontade de Deus em nossas vidas:
                                              



'Depois que os mensageiros de João partiram, Jesus começou a falar sobre João às multidões: “Que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? Que fostes ver? Um homem vestido de roupas finas? Ora, os que se vestem com roupas preciosas e vivem no luxo estão nos palácios dos reis. Então, que fostes ver? Um profeta? Eu vos afirmo que sim, e alguém que é mais do que um profeta. É de João que está escrito: ‘Eis que eu envio o meu mensageiro à tua frente; ele vai preparar o meu caminho diante de ti’. Eu vos digo: entre os nascidos de mulher, ninguém é maior do que João. No entanto, o menor no Reino de Deus é maior do que ele. Todo o povo ouviu e até mesmo os cobradores de impostos reconheceram a justiça de Deus, e receberam o batismo de João. Mas os fariseus e os mestres da Lei, rejeitando o batismo de João, tornaram inútil para si mesmos o projeto de Deus”.' Lucas 7,24-30.

Diz-nos a Igreja do Senhor: ‘ São João Batista é o precursor – At 13,24 imediato do Senhor, enviado para preparar-lhe o caminho – Mt 3,3. “Profeta do Altíssimo” – Lc 1,76, ele supera todos os profetas – Lc 7,26, deles é o último – Mt 11,13, inaugura o Evangelho – At 1,22; Lc 16,16; saúda a vinda de Cristo desde o seio de sua mãe – Lc 1,41 e encontra sua alegria em ser “o amigo do esposo” – Jo 3,29, que designa como “o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” – Jo 1,29. Precedendo a Jesus “com o espírito e o poder de Elias” – Lc 1,17, dá-lhe testemunho pela sua pregação, seu batismo de conversão e, finalmente, por seu martírio – Mc 6,17-29. ’ CIC 523

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso, nós vos louvamos, nós vos bendizemos, nós vos damos graças Senhor pela vossa imensa glória! Graças Pai, porque preparastes com carinho a vinda de vosso amado Filho nosso Senhor Jesus, enviando João Batista para preparar-lhe o caminho e embora sendo ele o maior de todos nascido de mulher, a vossa graça se estende ao menor, ao simples de coração – Lc 7,27-28, dando-nos a esperança de que a vossa misericórdia não se apartará de nós e nada fará mudar a aliança da vossa paz, para com cada um de nós – Is 54,3.10 que aceitamos e abraçamos o vosso Projeto de Amor! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ‘pelas mulheres com dificuldade de engravidar, para que sintam a presença amorosa de Deus e da família’, amém!

            Brasília-DF., 15 de dezembro de 2016
                           Ana Miranda Bessa





Nenhum comentário:

Postar um comentário