12.12.16

MARIA VISITA ISABEL - LUCAS 1,39-47 - N.SENHORA DE GUADALUPE : REFLEXÃO DIÁRIA




A Igreja do Senhor celebra a Festa de Nossa Senhora de Guadalupe Padroeira da América Latina. Mãe do Senhor e de toda a humanidade, Maria, sob o título de Guadalupe, manifesta-se em nosso continente como protetora dos pequenos e defensora dos oprimidos. A imagem de Nossa Senhora apareceu impressa no manto do índio São João Diego em 1531, período de grande opressão espanhola no México.
Liturgia

Caríssimos, ficamos sabendo o gosto de uma guloseima, comendo-a... A experiência do amor, vivenciando-o... A alegria de uma conquista, vencendo-a.... e etc.; mas sentir o bebê no ventre materno, só mesmo o ser mãe, para comprovar a graça que Deus concede às futuras mamães desse mistério divino: mãe e bebê, serem Um! – Jo 10,10.

Nove meses, em gestos e palavras, centrados, voltados para o bebê.... Sentindo todos os seus movimentos e ele os nossos, como Isabel sentiu João pular no seu ventre..., e eu pude sentir a minha filha, já próxima de nascer, quando a noite, sem sono, recostei no sofá e comecei a fazer o exercício de ‘respiração cachorrinho’... Parei ... e ela continuou fazendo... Ah... Que alegria ... Que emoção... Dois em um: interdependentes! Graças, Senhor!

Jesus no calvário, outorga a Maria, a missão de ser Mãe do amado João e este, torna-se seu filho e a acolhe - Jo 19,25-27 e neste gesto de amor, como filhos e herdeiros por filiação divina - Gl 4,4-7, Jesus estende a maternidade de Maria a todos nós, os filhos de Deus e irmãos em Cristo, que acreditamos, confiamos e esperamos Nele!

Jesus sempre fez a vontade do Pai e o ‘honrar a sua Mãe’ – quarto mandamento da Lei de Deus, ecoa em nossa mente e em nosso coração, porque se amamos Jesus, amamos também a sua Mãe: bendita entre todas as mulheres porque acolheu em seu ventre, o fruto bendito, Jesus Salvador!

Acolhamos com alegria a notícia dos acontecimentos, narrada por Lucas, que nos trouxeram a Salvação em Maria, Mãe de Jesus e nossa – Senhora de Guadalupe, Aparecida, Fátima...
                                                              




'Naqueles dias Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou em seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”. Então Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador”.' Lucas 1,39-47.

Maria, com Jesus e como Jesus, vai ao encontro dos que necessitam, como foi ao encontro da prima Isabel, vai ao encontro de todas as pessoas que a ela recorrem em todas as Nações se identificando em aparência tornando-se Una com elas, como foi ao encontro de João Diego, carinhosamente chamado por ela de  Dieguito, no México. Dieguito estava aflito com a saúde precária de seu tio mas Nossa Senhora o tranquilizou dizendo-lhe que ele estava curado, e assim aconteceu...! Graças Pai, por nos dar Mãe tão amorosa e misericordiosa! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Graças Pai pela comemoração da Festa de Nossa Senhora de Guadalupe, Mãe linda e amada, que neste dia para mim tem um significado especial pelas seguintes razões:

- Em 1910 , ano de nascimento de minha Mãe Carmem - que está no céu, o Papa Pio X, proclamou Nossa Senhora de Guadalupe como A Padroeira da América Latina.

- Em 1945, ano do meu nascimento, o Papa Pio XII, intitulou Nossa Senhora de Guadalupe como A Imperatriz da América!

-E, neste dia, em 1956, minha irmã Maria que também está no céu e considero como minha segunda mãe - pela intercessão de Nossa Senhora, deu à luz: Conceição, minha sobrinha muito querida e grande amiga!

Santa Maria, Nossa Senhora de Guadalupe, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós, que recorremos a vós!

           Brasília-DF., 12 de dezembro de 2016
                      Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário