13.12.16

OS DOIS FILHOS - MATEUS 21,28-32 - REFLEXÃO DIÁRIA



A Igreja do Senhor, celebra a memória de Santa Luzia – Virgem e Mártir. Santa Luzia – Itália, 283-304, cujo nome evoca a luz, foi denunciada como cristã e martirizada a mando do imperador Diocleciano. É uma das sete mulheres mencionadas no Cânon Romano. Seu culto é atestado desde o século 5º.
Liturgia.

Caríssimos, sinto que o conscientizar-se e o refletir sobre o que falamos e como agimos com as pessoas, capacita-nos a estarmos sempre em harmonia conosco mesmos e com elas, e se falhamos e lhes pedimos desculpas ou mesmo perdão, poderemos ser acolhidos favoravelmente ao convívio preliminarmente abalado e prosseguir em paz...

Jesus nos mostra dois comportamentos distintos e nos adverte quanto a nossa atitude em relação a pessoas que consideramos serem pecadoras... Tenhamos sempre em mente as palavras de Jesus que nos diz querer misericórdia, e não sacrifício – Mt 9,10-13! Se pecamos..., reconheçamo-nos pecadores, e arrependidos, busquemos o Senhor com boa disposição e bons propósitos, na simplicidade e na humildade do nosso coração, porque 
a sua infinita misericórdia  e o seu amor por cada um de nós, nos perdoará, copiosamente – 1Pd 4,8. Amém!

Acolhamos a Palavra que nos salva, narrada por Mateus:

'Naquele tempo, disse Jesus aos chefes dos sacerdotes e aos anciãos do povo: “Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, ele disse: ‘Filho, vai trabalhar hoje na vinha! ’ O filho respondeu: ‘Não quero’. Mas depois mudou de opinião e foi. O pai dirigiu-se ao outro filho e disse a mesma coisa. Este respondeu: ‘Sim, senhor, eu vou’. Mas não foi. Qual dos dois fez a vontade do pai? ”

                                                              



Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: “O primeiro”. Então Jesus lhes disse: “Em verdade vos digo, que os publicanos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus. Porque João veio até vós num caminho de justiça, e vós não acreditastes nele. Ao contrário, os publicanos e as prostitutas creram nele. Vós, porém, mesmo vendo isso, não vos arrependestes para crer nele”.' Mateus 21,28-32.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai, porque quando escutamos e acolhemos a vossa palavra o nosso coração e a nossa alma se abrem e o Senhor se aproxima de nós e  afastas de nós as nossas transgressões pois sois sempre piedoso e compassivo para  com aqueles que vos respeitam – Sl 103,12-13, graças Pai!

Pai Amado, nós acreditamos, confiamos e esperamos em vós! Ajuda-nos Senhor na força e na graça de vosso Espírito Santo para que sejamos sinceros, verdadeiros e fraternos no olhar, falar e agir, em todas as circunstâncias de nossas vidas ... Que o nosso ‘sim’ seja sim e o nosso ‘não’, não, pois o que passa disso, não vem do Senhor – Mt 5,37.

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe,  para que sejamos dignos das promessas de Cristo! Amém!

Santa Luzia, rogai a Deus por nós para que vendo a Luz que é Jesus - Jo 8,12, o anunciemos e testemunhemos destemerosamente e sem impedimentos, amém!

Brasília-DF., 13 de dezembro de 2016
       Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário