3.12.16

COMPAIXÃO PELO POVO QUE SOFRE. MISSÃO DOS DOZE - MATEUS 9,35-10,1.6-8 - REFLEXÃO DIÁRIA





A Igreja celebra a Memória de São Francisco Xavier – Presbítero. Francisco – Espanha, 1506-1552 conviveu com Santo Inácio de Loiola e fez parte do núcleo de fundação da Companhia de Jesus. Considerado o maior missionário da época moderna, pôs o evangelho em contato com as grandes culturas orientais, adaptando-o à índole dos diferentes povos.
Liturgia

Nosso Deus e Pai falou a seu povo pelos profetas... Enviou Jesus; Jesus enviou apóstolos, missionários... Em Pedro, fundou a sua Igreja - Mt 16,18 que perdura até os nossos dias, e poucos 
ainda são  os ‘trabalhadores’ da messe que servem e que vivem segundo o seu evangelho... Jesus, ao dar poder aos seus apóstolos, o estendeu a cada um de nós para sermos os operários do bem e dar continuidade a obra do Pai: em acolher,  ajudar, alimentar os famintos, curar, libertar os enfermos..., anunciando-lhes que o Reino dos Céus está próximo, na pessoa de Jesus, caminho, verdade e vida – Jo 14,6 e que está conosco todos os dias, até a consumação dos séculos – Mt 28,20.

Narrada por Mateus, acolhamos a palavra que nos exorta a fim de  nos colocarmos a serviço do Reino,  pedindo ao Senhor  para que na unção de seu Espírito Santo nos ajude a sermos dóceis e benevolentes para com os nossos irmãos mais necessitados:

'Naquele tempo, Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o evangelho do Reino, e curando todo tipo de doença e enfermidade.

Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: “A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!”
                                           



E, chamando os seus doze discípulos deu-lhes poder para expulsarem os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença e enfermidade.

Enviou-os com as seguintes recomendações: “Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!”' Mateus 9,35-10,1.6-8.

Todos nós temos dons e carismas que nos são concedidos pelo nosso Criador para ajudar os irmãos, especialmente os mais pobres e carentes ... Infelizmente,  aqueles que têm a responsabilidade de administrar os bens públicos em benefício de todos, regra geral, não o fazem ... Constatamos, nestes tempos, em outros países, como também aqui no Brasil, a situação caótica de enfermos à porta dos Hospitais e milhares de desempregados, sem dinheiro para comprar remédios, nem comida, e, como no tempo de Jesus, a miséria continua na vida de muitos irmãos ...

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, o Bom Pastor, graças Pai pelos dons e bens que nos concedes e que podemos compartilhar com aqueles que vêm até nós em busca de auxílio... Graças, Pai, porque ao nos abrirmos para acolher o irmão necessitado, sois vós mesmo que suscitas em nós, o querer realizar, e quando o fazemos, sabemos, alegramos o vosso coração! Graças Pai, porque o Senhor por um pequeno gesto nosso de amor e de solidariedade, pela nossa disponibilidade e possibilidade em atender os irmãos em quaisquer circunstância, nos retribui profusamente, em alegria, paz, felicidade, já aqui na terra e depois no Reino dos Céus convosco para sempre... Amém!


Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós, e ajuda-nos Mãe a sermos fraternos e misericordiosos para com aqueles que sofrem, amém!

São Francisco Xavier, rogai a Deus por nós para que anunciemos e testemunhemos Jesus em palavras , gestos e ações e sejamos dignos das suas promessas , amém!

         Brasília-DF., 03 de dezembro de 2016
                       Ana Miranda Bessa




Nenhum comentário:

Postar um comentário