5.12.16

O PARALÍTICO - LUCAS 5,17-26 - REFLEXÃO DIÁRIA




Superar as expectativas, eis o que muitos de nós podemos vivenciar no nosso dia a dia, nas coisas mais simples, às mais complexas... Diante de acontecimentos favoráveis e inusitados que nos surpreendem, a nossa alegria é tanta que podemos ficar fora de nós mesmos, a transbordar, a contagiar aqueles que estejam próximos...

Dentre outros, a aprovação em um vestibular, o resultado positivo de um concurso público ou privado para melhorar a nossa renda, ganhar um prêmio representativo na loteria e principalmente receber a confirmação benéfica de uma biopsia quanto a nossa saúde e que nos deixara apreensivos, são alegrias que não conseguimos guardar para nós mesmos e extravasamos de contentamento, louvando, agradecendo e glorificando o Senhor!

E Jesus misericordioso, no evangelho de hoje, vai além, muito além do que aquilo que o paralítico pela sua fé esperava alcançar - e seus amigos buscavam encontrar - : o perdão de seus pecados e a libertação de sua paralisia, como nos relata Lucas no evangelho de hoje:

'Um dia Jesus estava ensinando. À sua volta estavam sentados fariseus e doutores da Lei, vindos de todas as aldeias da Galileia, da Judeia e de Jerusalém. E a virtude do Senhor o levava a curar.

Uns homens traziam um paralítico num leito e procuravam fazê-lo entrar para apresentá-lo. Mas, não achando por onde introduzi-lo, devido à multidão, subiram ao telhado e por entre as telhas o desceram com o leito no meio da assembleia diante de Jesus. Vendo-lhes a fé, ele disse: “Homem, teus pecados estão perdoados”.
                                              


Os escribas e fariseus começaram a murmurar, dizendo: “Quem é este que assim blasfema? ” Conhecendo-lhes os pensamentos, Jesus respondeu, dizendo: “Por que murmurais em vossos corações? O que é mais fácil dizer: ‘teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘levanta-te e anda’? Pois, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder de perdoar pecados — disse ao paralítico — eu te digo: levanta-te, pega o leito e vai para casa”. Imediatamente, diante deles, ele se levantou, tomou o leito e foi para casa, louvando a Deus. Todos ficaram fora de si, glorificavam a Deus e cheios de temor diziam: “Hoje vimos coisas maravilhosas! ”.' Lucas 5,17-26.

Caríssimos, nosso Deus e Pai em Cristo Jesus, todo dia tem coisas maravilhosas para nos presentear, nos surpreender e nós poderemos ser também instrumentos do Senhor para ajudar e surpreender as pessoas de alguma forma que esteja ao nosso alcance.... Uma palavra amiga, de consolo, de conforto: ‘criai ânimo, não tenhais medo’, manifestando-lhes a nossa fé no Senhor nosso Deus e Pai que vem para nos salvar– Is 35,4, pode suscitar confiança, esperança e fazer a pessoa mudar de atitude para consigo mesma em relação ao que lhe perturba, desanima ... Peçamos ao Senhor, para que na graça de seu Espírito Santo, estejamos atentos às necessidades daqueles que nos circundam para os levarmos a Jesus, ajudando-os e testemunhando-lhes a nossa fé pela sua ação amorosa e misericordiosa  em nossas vidas e na vida dos nossos queridos! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe, para que diante das nossas dores e necessidades, busquemos auxílio em Jesus, nosso Salvador – Mt 11,28! Amém!

        Brasília-DF., 05 de dezembro de 2016
                    Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário