6.8.20

MATEUS 17,1-9 - A TRANSFIGURAÇÃO DE JESUS : REFLEXÃO DE ANINHA





A Igreja celebra a Festa da Transfiguração do Senhor. Manifestação antecipada da glória do Senhor e profecia de seu êxodo para o Pai, a celebração deste dia traz à luz a dimensão pascal e escatológica da liturgia e de toda a vida cristã. Na Transfiguração, Cristo manifesta o esplendor de sua vida divina como antecipação daquele que o envolverá na noite de Páscoa e que nos comunicará, tornando-nos filhos de Deus... A festa da Transfiguração é conhecida, no Oriente, desde o fim do séc. V ou início do séc.VI... A partir do séc. IX, começa a ser celebrada em diversas partes do Ocidente. Em 1457, a festa foi estendida a toda a Igreja pelo Papa Calisto II, em memória da vitória sobre os turcos em Belgrado em 6 de agosto de 1456. Liturgia

Caríssimos, quando vamos ao encontro de uma pessoa que possa nos favorecer em algo que necessitamos, poderemos ficar temerosos, hesitantes, constrangidos até, com relação a como seremos acolhidos e uma leve insegurança nos inunda, mas devemos ir em frente assim mesmo...

Meditamos ontem a atitude da mãe cananeia e a prudência de Jesus em ajudá-la, até que ela insistindo em ser atendida, testemunhou a sua fé e Jesus a beneficiou ... Jesus, hoje, prevendo a sua Paixão e para tranquilizar seus discípulos  revela a sua real divindade, para lhes fortalecer na fé e não terem medo da cruz... Mas, quando ouviram a voz de Deus, se intimidaram e se prostraram com o rosto em terra e Jesus logo lhes toca e lhes diz para se levantarem e que não tenham medo, e lhes pede para que só revelem este acontecimento, após sua Ressurreição... 

                                  



‘Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e os levou a um lugar à parte, sobre uma alta montanha. E foi transfigurado diante deles; o seu rosto brilhou como o sol, e as suas roupas ficaram brancas como a luz. Nisto apareceram-lhes Moisés e Elias, conversando com Jesus. Então Pedro tomou a palavra e disse: “Senhor, é bom ficarmos aqui. Se queres, vou fazer aqui três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”. Pedro ainda estava falando, quando uma nuvem luminosa os cobriu com sua sombra. E da nuvem uma voz dizia: “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus todo meu agrado. Escutai-o!” Quando ouviram isso, os discípulos ficaram muito assustados e caíram com o rosto em terra. Jesus se aproximou, tocou neles e disse: “Levantai-vos e não tenhais medo”. Os discípulos ergueram os olhos e não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus. Quando desciam da montanha, Jesus ordenou-lhes: “Não conteis a ninguém esta visão até que o Filho do Homem tenha ressuscitado dos mortos”. Mateus 17,1-9

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque a Transfiguração de Jesus nos revela que o Senhor é Luz e Jesus também! No Antigo Testamento da sarça ardente o Senhor falou com Moisés, e ele não podia se aproximar – Ex 3,1-6. O mesmo aconteceu na Ressurreição, ‘quando o anjo aparece no sepulcro de Jesus depois de ressuscitado, os guardas também caem ao chão e ficam como mortos – Mt 28, 1-4; e, na conversão de Saulo – At 9, no caminho para Damasco, ele ouve a voz de Jesus a falar com ele; ao ver a luz brilhante ao seu redor, cai por terra, e fica cego’, e se torna seu seguidor...Graças Pai porque nos enviastes Jesus, Luz do Mundo que se deixa tocar porque é manso e humilde de coração – Mt 11,29 para nos resgatar das trevas – Jo 8,12! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, que na gloriosa Transfiguração de vosso Filho confirmastes os mistérios da fé pelo testemunho de Moisés e Elias, e manifestastes de modo admirável a nossa glória de filhos adotivos, concedei aos vossos servos e servas ouvir a voz do vosso Filho amado, e compartilhar da sua herança. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós para que em todas as circunstancias de nossas vidas, não hesitemos em buscar Jesus – ‘esplendor da glória do Pai para ouvir a sua Palavra e segui-lo, pois, quem o segue não andará nas trevas, mas terá a Luz da Vida’. Amém!

Brasília-DF., 06 de agosto de 2020
    Ana Pinto de Miranda Bessa
                      À serviço do Senhor!





Nenhum comentário:

Postar um comentário