28.8.20

MATEUS 25,1-13 - PARÁBOLA DAS DEZ VIRGENS : REFLEXÃO DE ANINHA






A Igreja celebra a Memória de Santo Agostinho, Bispo e Doutor. Decisivo na vida de Agostinho 354-430, além do influxo da mãe, foi o encontro com o Bispo Ambrósio de Milão, de quem recebeu o Batismo. De seu currículo de estudos e de magistério na escola pública, mediante apaixonada busca da verdade, passou ao total seguimento de Cristo. Em Agostinho se encontram, em rara síntese, o contemplativo, o teólogo, o pastor de almas, o catequista, o homileta, o mistagogo, o defensor da fé, o promotor da vida comunitária. É autor de uma regra monástica que influenciou todas as sucessivas regras do Ocidente cristão. Seus escritos permanecem monumento de extraordinária sabedoria e o qualificam como o maior dos Padres e Doutores da Igreja Latina.
Liturgia

Quão rica em Deus, foi a vida de Santo Agostinho...

Caríssimos, sou do tempo que lá na roça tinha Escola e palmatória na mão, quando em sala de aula, respondia errado à pergunta feita pela Professora; e em casa, quando teimava com a mamãe e fazia algo que não devia, ficava de castigo... Não saber responder corretamente à pergunta em sala de aula, provavelmente devia ser por não ter estudado; e, merecer o castigo materno, poderia ser por teimosia, ou rebeldia a uma advertência já ensinada... Com tais condutas, depreende-se certa displicência em relação aos ensinamentos que por ventura me foram prescritos a fim de me tornar uma pessoa previdente para saber discernir adequadamente...

No Evangelho de hoje, as jovens imprevidentes perderam a graça de conhecer e estar com o noivo na festa, porque não se precaveram em levar uma reserva de óleo, para suprir as suas lâmpadas quanto a um imprevisto e que de fato aconteceu : a demora do noivo...
                                               




'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola: “O Reino dos Céus é como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo. Cinco delas eram imprevidentes, e as outras cinco eram previdentes. As imprevidentes pegaram as suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo. As previdentes, porém, levaram vasilhas com óleo junto com as lâmpadas. O noivo estava demorando e todas elas acabaram cochilando e dormindo. No meio da noite, ouviu-se um grito: ‘O noivo está chegando. Ide ao seu encontro!’ Então as dez jovens se levantaram e prepararam as lâmpadas. As imprevidentes disseram às previdentes: ‘Dai-nos um pouco de óleo, porque nossas lâmpadas estão se apagando’. As previdentes responderam: ‘De modo nenhum, porque o óleo pode ser insuficiente para nós e para vós. É melhor irdes comprar aos vendedores’. Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa de casamento. E a porta se fechou. Por fim, chegaram também as outras jovens e disseram: ‘Senhor! Senhor! Abre-nos a porta!’ Ele, porém, respondeu: ‘Em verdade eu vos digo: Não vos conheço!’ Portanto, ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia, nem a hora”.' Mateus 25,1-13

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Jesus - Caminho, Verdade e Vida que nos conduz a Vós – Jo 14,6, nos ensina que para alcançarmos a vossa graça precisamos aprender, conhecer e vivenciar a sua Palavra, os seus ensinamentos que procedem de Vós, para que em cada situação desfavorável de nossas vidas, possamos estar preparados, atentos, vigilantes, para superá-la! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Renovai, ó Deus, na vossa Igreja aquele espírito com o qual cumulastes o Bispo Santo Agostinho para que, repletos do mesmo espírito, só de vós tenhamos sede, fonte da verdadeira sabedoria, e só a vós busquemos, autor do amor eterno. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, discípula dócil e fiel , nosso exemplo, modelo e mestra, rogai a Deus por nós e pelas famílias, para que desde cedo ensinem seus filhos a amar a Deus e ao próximo, porque a semente de amor, plantada em seus corações com certeza um dia florirá, como floriu em Santo Agostinho, amém!

Brasília-DF., 28 de agosto de 2020
    Ana Pinto de Miranda Bessa
                      À serviço do Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário