14.8.20

MATEUS 19,3-12 - PERGUNTAS SOBRE O DIVÓRCIO : REFLEXÃO DE ANINHA




A Igreja celebra a Memória de São Maximiliano Kolbe Presbítero e Mártir. Nascido na Polônia, em 1894, Maximiliano Kolbe ingressou na Ordem dos Franciscanos Menores Conventuais. Grande devoto da Mãe de Deus, fundou o movimento de apostolado mariano “a Milícia de Maria Imaculada” ... Deportado pelos nazistas a Auschwitz, assumiu o lugar de um pai de família condenado à morte pelos nazistas em um ato de represália pela fuga de um prisioneiro do campo de concentração. No bunker da fome, Kolbe fortalecia e consolava interiormente os outros condenados. Ao canonizá-lo, São João Paulo II o descreveu como “mártir de caridade”. Liturgia

Caríssimos, nosso Deus e Pai Criador fez o homem e a mulher para se multiplicarem – Gn 1,26-28, formando unidades familiares para criarem, sustentarem, educarem seus filhos e filhas para a vida e assim manterem acesa a chama do amor dessa aliança com o Pai, desde os primórdios tempos, 'como faz Cristo com sua Igreja, porque somos membros do mesmo Corpo' - nos diz São Paulo em Efésios 5,28-30!

Meditamos nesta semana, dentre outros, os ensinamentos de Jesus pertinentes à convivência pacífica e harmoniosa com os irmãos e irmãs, através do perdão e da reconciliação... No Evangelho de hoje, Jesus aborda a indissolubilidade da união conjugal, e, à pergunta dos fariseus por que Moisés havia dado certidão de divórcio e despedir a mulher, adverte-os, que quem assim o faz, ao se casar com outra, cometerá adultério, pois, o que Deus uniu, o homem não separe.

                                                                     



'Naquele tempo, alguns fariseus aproximaram-se de Jesus e perguntaram, para o tentar: “É permitido ao homem despedir sua esposa por qualquer motivo?” Jesus respondeu: “Nunca lestes que o Criador, desde o início os fez homem e mulher? E disse: ‘Por isso, o homem deixará pai e mãe, e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne’? De modo que eles já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe”. Os fariseus perguntaram: “Então, como é que Moisés mandou dar certidão de divórcio e despedir a mulher?” Jesus respondeu: “Moisés permitiu despedir a mulher, por causa da dureza do vosso coração. Mas não foi assim desde o início. Por isso, eu vos digo: quem despedir a sua mulher – a não ser em caso de união ilegítima – e se casar com outra, comete adultério”. Os discípulos disseram a Jesus: “Se a situação do homem com a mulher é assim, não vale a pena casar-se”. Jesus respondeu: “Nem todos são capazes de entender isso, a não ser aqueles a quem é concedido. Com efeito, existem homens incapazes para o casamento, porque nasceram assim; outros, porque os homens assim os fizeram; outros, ainda, se fizeram incapazes disso por causa do Reino dos Céus. Quem puder entender, entenda”.' Mateus 19,3-12

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque amas a cada um de nós com amor eterno – Sl 136 e queres preservar as famílias unidas em um liame de amor com o Senhor, para que os filhos e filhas ali gerados, possam crescer, ser educados, protegidos e amparados a fim de ajudarem a dar continuidade à humanidade, vosso projeto de amor para conosco! Graças, Pai. Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, inflamastes São Maximiliano Kolbe, presbítero e mártir, com amor à Virgem Imaculada, e lhe destes grande zelo pastoral e dedicação ao próximo. Concedei-nos, por sua intercessão, que trabalhemos intensamente pela vossa glória no serviço do próximo, para que nos tornemos semelhantes ao vosso filho até a morte. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ‘por todos os casais que estão vivendo algum momento de dificuldade, a fim de que a graça de Cristo os ampare e a fraternidade dos irmãos e irmãs os ajude a transpor esse momento’! Ajude-os Mãe, a imitarem a bondade e a misericórdia do Pai na prática do perdão e da reconciliação, para que voltem a reinar o amor, a paz e a harmonia entre eles e seus filhos, amém!

Brasília-DF., 14 de agosto de 2020
    Ana Pinto de Miranda Bessa
                      À serviço do Senhor

Nenhum comentário:

Postar um comentário