20.8.20

MATEUS 22,1-14 - PARÁBOLA DO BANQUETE DE CASAMENTO : REFLEXÃO DE ANINHA




A Igreja celebra a Memória de São Bernardo Abade e Doutor. Bernardo nasceu próximo a Dijon, na França, em 1090, no seio de uma família nobre e piedosa. Aos 21 anos de idade, ingressou no recém-fundado mosteiro de Cister, levando consigo 30 outros parentes. Quatro anos mais tarde, foi enviado como primeiro abade do mosteiro de Claraval. Exerceu intensa atividade diplomática em favor da Igreja e deixou muitas obras de grande valor espiritual e teológico. Fundou mais de 60 mosteiros durante sua vida, em toda a Europa. Faleceu em Claraval, em 1153.
Liturgia

Caríssimos, a parábola de hoje me traz à lembrança  um amigo, quando em seu auge profissional foi presidente de uma estatal e convivia com muitos outros empoderados mas, com o resultado das eleições em outubro daquele ano, um outro grupo venceu, o que repercutiu negativamente para ele... Quando presidente atuante, ele promovia Natais em sua casa que ficava repleta de pseudos amigos, mas que naquele ano, esvaziou-se completamente: nenhum pseudo amigo convidado, compareceu...Foi muito triste ver a mesa linda e farta, com apenas uns poucos verdadeiros amigos para usufruir e, o dono da festa, frustrado, recolheu-se em si mesmo; o que não aconteceu com rei da narrativa de hoje, onde Jesus nos revela que o Reino dos Céus acolhe a todos aqueles que aderem e acolhem  ao chamado do Pai, mas, que a decisão é nossa, em sermos incluídos ou não, ao Banquete do Senhor!

                                   



'Naquele tempo, Jesus voltou a falar em parábolas aos sumos sacerdotes e aos anciãos do povo, dizendo: “O Reino dos Céus é como a história do rei que preparou a festa de casamento do seu filho. E mandou os seus empregados chamar os convidados para a festa, mas estes não quiseram vir. O rei mandou outros empregados, dizendo: ‘Dizei aos convidados: já preparei o banquete, os bois e os animais cevados já foram abatidos e tudo está pronto. Vinde para a festa!’ Mas os convidados não deram a menor atenção: um foi para o seu campo, outro para os seus negócios, outros agarraram os empregados, bateram neles e os mataram. O rei ficou indignado e mandou suas tropas, para matar aqueles assassinos e incendiar a cidade deles. Em seguida, o rei disse aos empregados: ‘A festa de casamento está pronta, mas os convidados não foram dignos dela. Portanto, ide às encruzilhadas dos caminhos e convidai para a festa todos os que encontrardes’. Então os empregados saíram pelos caminhos e reuniram todos os que encontraram, maus e bons. E a sala da festa ficou cheia de convidados. Quando o rei entrou para ver os convidados observou ali um homem que não estava usando traje de festa e perguntou-lhe: ‘Amigo, como entraste aqui sem o traje de festa?’ Mas o homem nada respondeu. Então o rei disse aos que serviam: ‘Amarrai os pés e as mãos desse homem e jogai-o fora, na escuridão! Ali haverá choro e ranger de dentes’. Porque muitos são chamados, e poucos são escolhidos”. ' Mateus 22,1-14

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos ensina que queres que todos nós tenhamos intimidade em participar com o Senhor do Banquete que tendes preparado para nós, desde que correspondamos ao vosso chamado, e, quando convidados, estejamos preparados e participemos de modo digno – com vestes apropriadas como filhos e filhas que amam, escutam e obedecem o Senhor, a fim de não 'produzirmos para nós mesmos a nossa própria exclusão'! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, que fizestes do abade São Bernardo, inflamado de zelo por vossa casa, uma luz que brilha e ilumina a Igreja, dai-nos, por sua intercessão, o mesmo fervor para caminharmos sempre como filhos da luz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, discípula dócil e fiel, nosso exemplo, modelo e mestra, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a ouvirmos a voz do Filho amado – Mt 17,5, abrindo a nossa mente e o nosso coração para acolher e vivenciar dignamente seus ensinamentos a fim de sermos agradáveis ao Pai e participemos do seu Reino de Amor! Amém!

Brasília-DF., 20 de agosto de 2020

Ana Pinto de Miranda Bessa
                À serviço do Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário