8.8.20

MATEUS 17,14-20 - CURA DO MENINO EPILÉTICO : REFLEXÃO DE ANINHA





A Igreja celebra a Memória de São Domingos Presbítero. Domingos de Guzmán é, com Francisco de Assis, um dos patriarcas da santidade cristã, suscitados pelo Espírito em um tempo de grandes mudanças históricas. Com o surgimento da heresia albigense, dedicou-se com grande zelo à pregação do Evangelho e à defesa da fé no sul da França. Fundou em Tolosa – 1215 a Ordem dos Frades Pregadores – Dominicanos, para continuar este serviço apostólico em toda a Igreja. Teve um conhecimento penetrante e sapiencial do mistério de Deus e promoveu, junto com o aprofundamento dos estudos teológicos, a oração popular do Rosário.
Liturgia

Caríssimos, meditando o Evangelho de hoje quando dentre outros, Jesus ao ser perguntado pelos seus discípulos por que não conseguiram expulsar o demônio e ele responde que ‘é porque a vossa fé é demasiado pequena’, nos revela que há um valor e qualidade na fé... Hebreus 11, pelos testemunhos desde Abel nos ensina o caminho da fé... Portanto, também nós, com tal nuvem de testemunhas, corramos com perseverança Àquele que é o autor e realizador da Fé, Jesus Cristo - Hb 12,1-4.

Mas, como poderemos saber o tamanho da nossa fé? Eu acredito que nas situações mais difíceis, quando nosso único recurso é clamar a Deus!  Eu vivi três experiências trágicas com risco de morte, e a primeira foi aos 18 anos, no rio Paraguai quando sentindo que morreria afogada, orei, como Jesus orou ao Pai na cruz: ‘Senhor, em tuas mãos, entrego o meu espírito’ - e naquele exato momento, um jovem rapaz de um barco que passava por ali mergulhando no rio abaixo de mim, me empurrou para cima e me salvou e aqui estou , meia década depois, testemunhando a minha fé em Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador!


                                                                


'Naquele tempo, chegando Jesus e seus discípulos junto da multidão, um homem aproximou-se de Jesus, ajoelhou-se e disse: “Senhor, tem piedade do meu filho. Ele é epilético, e sofre ataques tão fortes que muitas vezes cai no fogo ou na água. Levei-o aos teus discípulos, mas eles não conseguiram curá-lo!” Jesus respondeu: “Ó gente sem fé e perversa! Até quando deverei ficar convosco? Até quando vos suportarei? Trazei aqui o menino”. Então Jesus o ameaçou e o demônio saiu dele. Na mesma hora o menino ficou curado. Então, os discípulos aproximaram-se de Jesus e lhe perguntaram em particular: “Por que nós não conseguimos expulsar o demônio?” Jesus respondeu: “Porque a vossa fé é demasiado pequena. Em verdade vos digo, se vós tiverdes fé do tamanho de uma semente de mostarda, direis a esta montanha: ‘Vai daqui para lá’ e ela irá. E nada vos será impossível”.' Mateus 17,14-20

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque assim como ‘o profeta somente será reconhecido como Profeta – que em verdade o Senhor enviou, quando sua palavra for verificada’ – Jr 28,9, assim nós também, somente saberemos a dimensão da nossa fé quando muito formos agraciados por ela, em Cristo Jesus! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, que os méritos e ensinamentos de São Domingos venham em socorro da vossa Igreja, para que o grande pregador da vossa verdade seja agora nosso fiel intercessor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós para que ‘nos espelhemos na vida de Jesus, porque Deus nunca abandona os que o procuram – Sl 9,11. Que assim seja a nossa fé e para a qual, somos chamados a viver’. Amém!

Rogai ó Mãe - Senhora do Rosário, ao nosso Bom Deus e Pai pelas almas dos meus pais Pedro e Carmem e pelos meus Padrinhos de Batismo José Quidá e Guilhermina Ventura Quidá, que neste dia em 1946 pelas mãos do Frei Luiz M. Bispo Diocesano, em Cáceres – MT, me tornaram Cristã, filha amada do Pai. Gratidão Eterna, razão da minha fé! Graças, Senhor!

Brasília-DF., 08 de agosto de 2020
    Ana Pinto de Miranda Bessa

                      À serviço do Senhor

Nenhum comentário:

Postar um comentário