1.8.20

MATEUS 14,1-12 - EXECUÇÃO DE JOÃO BATISTA : REFLEXÃO DE ANINHA





A Igreja celebra a Memória de Santo Afonso Maria de Ligório Bispo e Doutor. Afonso Maria de Ligório – Nápoles 1696 – Nocera de Pagani, Salerno, 1º de agosto de 1787 – foi advogado no foro de Nápoles...Abraçou a vida eclesiástica. Bispo de Santa Ágata dos Godos e fundador dos Redentoristas, empenhou-se, com grande zelo, nas missões para o povo... Foi apóstolo do culto à Eucaristia e à Virgem Maria, o mais belo fruto da Redenção... Foi beatificado em 1816, canonizado em 1839 e declarado doutor da Igreja em 1871. É patrono dos confessores e moralistas. Liturgia

Caríssimos, quando crianças temos ao nosso lado nossos pais que nos corrigem quando erramos, e aceitamos a correção, que logo, logo, esquecemos... É, como se nada tivesse acontecido, tal é o desprendimento - agradável a Deus,  tal é o jeito das crianças... Adultos, nós católicos, temos os Sacerdotes como nossos pais na vida espiritual com os quais nos abrimos em busca de orientação a fim de vivermos harmoniosamente com nossos irmãos e com nosso Deus!

No Evangelho de hoje, Herodes e Herodíades, cultivando mágoas ou mesmo ódio nos seus corações por João Batista que censurou a união ilegítima de ambos, arbitrariamente, na primeira oportunidade que tiveram, realizaram seus  intentos, aquilo que aspiravam, ou seja, matarem, eliminarem aquele que lhes falara a verdade, porque simplesmente ‘incomodava as suas ações pecaminosas’... 


                                             
'Naquele tempo, a fama de Jesus chegou aos ouvidos do governador Herodes. Ele disse a seus servidores: “É João Batista, que ressuscitou dos mortos; e, por isso, os poderes miraculosos atuam nele”. De fato, Herodes tinha mandado prender João, amarrá-lo e colocá-lo na prisão por causa de Herodíades, a mulher de seu irmão Filipe. Pois João tinha dito a Herodes: “Não te é permitido tê-la como esposa”. Herodes queria matar João, mas tinha medo do povo, que o considerava como profeta. Por ocasião do aniversário de Herodes, a filha de Herodíades dançou diante de todos e agradou tanto a Herodes, que ele prometeu, com juramento, dar a ela tudo o que pedisse. Instigada pela mãe, ela disse: “Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João Batista”. O rei ficou triste, mas, por causa do juramento diante dos convidados, ordenou que atendessem o pedido dela. E mandou cortar a cabeça de João no cárcere. Depois a cabeça foi trazida num prato, entregue à moça e esta a levou para a sua mãe. Os discípulos de João foram buscar o corpo e o enterraram. Depois foram contar tudo a Jesus.' Mateus 14,1-12

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus ao nos ensinar ‘a que nos amemos uns aos outros porque o amor vem de vós e todo aquele que ama nasceu de Vós e Vos conhece – 1Jo 4,7, nos faz vigilantes em tudo que fizermos, porque a nossa conduta deve estar conformada ao vosso coração amoroso e misericordioso, sem ódio, nem rancor... Ajuda-nos, ó Pai, a darmos bons testemunhos, alicerçados nos ensinamentos do Senhor! Amém!

Com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, que suscitais continuamente em vossa Igreja novos exemplos de virtude, dai-nos seguir de tal modo os passos do Bispo Santo Afonso Maria, no zelo pela salvação de todos, que alcancemos com ele a recompensa celeste. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ‘por todos os cristãos perseguidos, para que deem o bom testemunho de Cristo, pela intercessão de São João Batista’. Ajuda-nos Mãe a sermos verdadeiros e autênticos  e como crianças, busquemos sempre ajuda no Senhor, em todas as circunstâncias de nossas vidas. Amém!

Brasília-DF., 1º de julho de 2020
   Ana Pinto de Miranda Bessa
           
   À serviço do Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário