12.8.20

MATEUS 18,15-20 - A CORREÇÃO FRATERNA E A ORAÇÃO EM COMUM : REFLEXÃO DE ANINHA






Caríssimos, a história da nossa salvação está implícita, tácita, em Deus e em Jesus Cristo seu Filho amado e assim também está em sua Igreja na pessoa daqueles que vocacionados, foram escolhidos, instruídos, ungidos e enviados para anunciar a Boa Nova do Reino de Deus, por Cristo, com Cristo, em Cristo!

Jesus Ressurreto ao revelar aos seus discípulos que 'Todo poder lhe foi dado no céu e sobre a terra, os incumbiu de continuarem a sua missão – Mt 18,18 como Ele ordenou, garantindo-lhes que estaria com eles - e também está conosco, todos os dias, até a consumação dos séculos' – Mt 28,16s. E assim, no Evangelho de hoje, Jesus ‘descreve os passos da correção fraterna’ de como devemos relacionar-nos com aqueles que dela necessitem, porque 'recíproca é a nossa responsabilidade de uns pelos outros', prometendo-nos que sempre estará presente em nossas vidas...

                                              


'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Se o teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, mas em particular, a sós contigo! Se ele te ouvir, tu ganhaste o teu irmão. Se ele não te ouvir, toma contigo mais uma ou duas pessoas, para que toda a questão seja decidida sob a palavra de duas ou três testemunhas. Se ele não vos der ouvido, dize-o à Igreja. Se nem mesmo à Igreja ele ouvir, seja tratado como se fosse um pagão, ou um pecador público. Em verdade vos digo, tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu. De novo, eu vos digo: se dois de vós estiverem de acordo na terra sobre qualquer coisa que quiserem pedir, isto vos será concedido por meu Pai que está nos céus. Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome eu estou ali, no meio deles”.' Mateus 18,15-20

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque a Igreja nos ensina que ‘Cristo está sempre presente no sacrifício da missa, tanto na pessoa do ministro, quanto, especialmente sob as espécies eucarísticas. Por sua força, está presente nos Sacramentos e na sua Palavra, bem como também está, quando duas ou mais pessoas estiverem reunidas em seu nome, Ele, está ali, no meio delas’ – Mt 18,20 - CIC 1088. ‘Dai-nos, ó Pai, palavras de sabedoria e amor para ajudar os nossos irmãos e irmãs’! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos; ‘Deus eterno e todo-poderoso, a quem ousamos chamar de Pai, dai-nos cada vez mais um coração de filhos, para alcançarmos um dia a herança que prometestes. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós para que tenhamos uma boa 'convivência comunitária, tendo o cuidado de corrigir e aceitar ser corrigido sempre que for necessário - com respeito pela dignidade um do outro sem ferir susceptibilidades, mas apenas curar, derramando entre nós a força do amor do Pai'!  Amém!

Brasília-DF., 12 de agosto de 2020
    Ana Pinto de Miranda Bessa
                      À serviço do Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário