1.10.20

LUCAS 10,1-12 - MISSÃO DOS SETENTA E DOIS DISCÍPULOS : REFLEXÃO DE ANINHA

 

A Igreja celebra a Memória de Santa Teresinha do Menino Jesus Virgem Doutora. Teresa – 1873-1897, entrou no Carmelo de Lisieux aos 15 anos. Descobriu, nos traços da espiritualidade carmelitana, a sua pequena via da infância espiritual, inspirada na simplicidade e na humilde confiança no amor misericordioso do Pai. Estimulada   pela vocação contemplativa a estar no coração da Igreja, abriu-se ao ideal missionário, oferecendo a Deus sua caminhada diária feita de fidelidade e de silenciosa e alegre doação nas intenções dos pregadores do Evangelho. Com São Francisco Xavier é patrona das missões. São João Paulo II declarou-a Doutora da Igreja em 1997. Liturgia

Caríssimos, a história da nossa salvação é testemunhada por todos aqueles que se comprometeram em fazer a vontade de Deus  mediante a participação divina efetiva em suas vidas, e, em todos os tempos registraram fatos concretos da presença de Deus no meio do seu povo.

Dentre tantos mensageiros suscitados por Deus no Antigo Testamento – Abraão, Moisés, Davi e outros, no tempo favorável Deus nos enviou seu próprio Filho, que escolheu, chamou, instruiu e enviou discípulos para levar a Boa Nova do Pai, e no Evangelho de hoje Jesus radicaliza para com aqueles que não acolherem  os discípulos e a Ele: perderão  a Paz que Ele está a lhes oferecer...

                                                              


'Naquele tempo, o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa nem sacola nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’. Mas, quando entrardes numa cidade e não fordes bem recebidos, saindo pelas ruas, dizei: ‘Até a poeira de vossa cidade, que se apegou aos nossos pés, sacudimos contra vós. No entanto, sabei que o Reino de Deus está próximo!’ Eu vos digo que, naquele dia, Sodoma será tratada com menos rigor do que essa cidade”.' Lucas 10,1-12

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque assim como podemos escolher a profissão que nos agrade e nos esforçamos por merece-la, assim também temos em Jesus – Caminho, Verdade e Vida que nos conduz a Vós – Jo 14,6, a graça de podermos  tomar a decisão correta para participar do vosso Reino de Amor, como fez Santa Teresinha do Menino Jesus! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, que preparais o vosso reino para os pequenos e humildes, dai-nos seguir confiantes o caminho de Santa Teresinha, para que, por sua intercessão, nos seja revelada a vossa glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe, para que sigamos os passos de Jesus, ‘desejosos de sermos fortalecidos’ no caminho do bem, acolhendo a sua Palavra, os seus ensinamentos e vivenciando-os a fim de sermos instrumentos da Paz, em todas as circunstâncias de nossas vidas. Amém!

Brasília-DF., 1º de outubro de 2020

     Ana Pinto de Miranda Bessa

             À serviço do Senhor


Nenhum comentário:

Postar um comentário