3.7.21

JOÃO 20,24-29 - TOMÉ ACREDITA : REFLEXÃO DE ANINHA

       




A Igreja celebra a Festa de São Tomé Apóstolo. Tomé foi o apóstolo que expressou solidariedade a Cristo na última viagem para Jerusalém com as palavras: “Vamos nós também morrer com ele” – Jo 11,16. Foi em resposta à sua pergunta sobre o caminho para o Pai que o Senhor afirmou: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” – Jo 14,5-6. Tomé reparou sua incredulidade sobre a ressurreição do Senhor com a profissão de fé feita oito dias depois: “Meu Senhor e meu Deus” – Jo 20,24-29. O martirológio jeronomiano – Séc.VI comemora a trasladação de seu corpo para Edessa, Síria – atualmente Turquia - a 3 de julho. Liturgia

 Jesus ressuscitado apareceu   aos seus discípulos para testemunhar o cumprimento, a realização da profecia que ele prometera àqueles sobre sua ressurreição, para acreditarem nele e o testemunharem a todos, e assim também nós acreditamos... Tomé não estava presente quando Jesus veio pela primeira vez para os discípulos reunidos e quando lhe contaram – ele, incrédulo, duvidou, alegando que se não ver a marca dos pregos, se não puser seus dedos nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado aberto pela espada, ele não acreditará...

Caríssimos, meditamos ontem sobre a onisciência de Jesus em saber de tudo... E assim, ocorreu igualmente com o que Tomé falara sobre Jesus ressurreto antes de vê-lo, quando então, Jesus aparece e já lhe mostra as marcas no seu corpo para que Tomé acredite; Tomé acredita e professa a sua fé: ‘Meu Senhor e meu Deus!’ E, para nós que não vimos Jesus ressurreto, mas nele acreditamos, Jesus nos acolhe: como os 'Bem-aventurados!' Glória a Deus!                                 


'Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. Os outros discípulos contaram-lhe depois: “Vimos o Senhor!” Mas Tomé disse-lhes: “Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei”. Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”. Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel”. Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!” Jesus lhe disse: "Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!” ‘João 20,24-29 

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque ‘estar com Jesus é comungar de sua Palavra’, ter a disposição e disponibilidade para vivenciar e anunciar sua Palavra, seus ensinamentos, em gestos, palavras e ações para um mundo melhor. Graças, Pai! Glórias e louvores a Vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Deus todo-poderoso, concedei-nos celebrar com alegria a festa do Apóstolo São Tomé, para que sejamos sempre sustentados por sua proteção e tenhamos a vida pela fé no Cristo que ele reconheceu como Senhor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a ‘renovarmos a nossa fé no dom da palavra do Senhor, na força do seu ensinamento e no mandato de levar o Evangelho a todas as Nações’, amém!

Brasília-DF., 03 de julho de 2021

  Ana Pinto de Miranda Bessa

           À serviço do Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário