9.7.21

MATEUS 10,16-23 - OS DISCÍPULOS SÃO OVELHAS ENTRE LOBOS : REFLEXÃO DE ANINHA

 




A Igreja celebra a Memória de Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus, Virgem – 1865-1942. Primeira Santa do Brasil: Nasceu em Trento – Itália, batizada com o nome de Amábile Lúcia. Junto com sua família, ainda muito jovem emigrou para o Brasil, residindo em Nova Trento, Santa Catarina. Amábile, com a permissão do pai, construiu um casebre onde se dedicava à oração e ao cuidado dos mais necessitados - doentes, idosos, abandonados e instrução das crianças. Fundou a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, trocando o nome para Irmã Paulina do Coração Agonizante de Jesus e foi nomeada Superiora, passando a ser chamada de Madre Paulina. Faleceu na Casa Geral de sua Congregação, em São Paulo, no dia 9 de julho de 1942. Foi beatificada – 1991 e canonizada – 2002 por São João Paulo II. Liturgia

Desde crianças, somos ensinadas a viver segundo os costumes de nossos pais, e à medida que vamos crescendo e desenvolvendo a nossa mente e modo de ser e de agir, passamos a observar também as atitudes de outras pessoas que vemos, ou convivemos, e quando gostamos de determinados comportamentos, procuramos assimilar e vivenciar...

Nosso Deus e Pai que nos ama com amor eterno – Sl 136, enviou-nos Jesus, seu Filho amado – Mt 17,5, para nos ensinar o modo de ser e de viver que O agrada; mas, assim como Jesus adverte seus discípulos que a missão é árdua e encontrarão resistências, obstáculos, dificuldades, também nosso dia a dia é marcado por escolhas, que só acertaremos, ouvindo o Senhor e agindo segundo a Sua vontade, agradecendo sempre por tudo, quer na alegria ou na tristeza, na certeza de que nunca  estaremos sozinhos...

                                                        


'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas. Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas. Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós. O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. Vós sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Em verdade vos digo, vós não acabareis de percorrer as cidades de Israel, antes que venha o Filho do Homem”.' Mateus 10,16-23

Caríssimos, diz-nos a Igreja que ‘Podemos esperar, pois, a glória do céu prometida por Deus aos que o amam – Rm 8,28-30 e fazem sua vontade – Mt 7,21. Em qualquer circunstância, cada qual deve esperar, com a graça de Deus, “perseverar até o fim” – Mt 10,22 e alcançar a alegria do céu como recompensa eterna de Deus pelas boas obras praticadas com a graça de Cristo. Na esperança, a Igreja pede que “todos os homens sejam salvos” – 1Tm 2,4. Ela aspira a estar unida a Cristo, seu Esposo, na glória do céu.’ CIC 1821.

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Deus eterno e todo-poderoso, que conduzistes Santa Paulina pelo caminho da santidade através das provações, do trabalho humilde e da oração constante, concedei-nos, por sua intercessão, suportar com fortaleza os sofrimentos de cada dia e servir com generosidade os mais necessitados. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.’ Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Rogai Mãe, ‘para que sejamos capazes de buscar em Deus a certeza da sua estrada e a luz do seu caminho, vivendo e mantendo a coerência entre o que falamos e vivenciamos'. Amém!

 Brasília-DF.,09 de julho de 2021

  Ana Pinto de Miranda Bessa

            À serviço do Senhor!

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário