21.7.21

MATEUS 13,1-9 - O SEMEADOR : REFLEXÃO DE ANINHA

      





Caríssimos, sabemos que quem ama, cuida... Na parábola de hoje as sementes são lançadas em vários tipos de terreno, mas quando plantada em terra adequada, cultivada, sendo bem tratada, ela viceja de modo exuberante e produz frutos abundantemente...

Trazendo essa experiência da semente que produz muitos frutos para nossas vidas, Jesus ‘nos convida para que sejamos capazes de retirar as pedras que possam sufocar a nossa semente a fim de sermos doçuras no caminho, para que o nosso fruto – as nossas boas ações, sejam abundantes’.                                                           


'Naquele dia, Jesus saiu de casa e foi sentar-se às margens do mar da Galileia. Uma grande multidão reuniu-se em volta dele. Por isso Jesus entrou numa barca e sentou-se, enquanto a multidão ficava de pé, na praia. E disse-lhes muitas coisas em parábolas: “O semeador saiu para semear. Enquanto semeava, algumas sementes caíram à beira do caminho, e os pássaros vieram e as comeram. Outras sementes caíram em terreno pedregoso, onde não havia muita terra. As sementes logo brotaram, porque a terra não era profunda. Mas, quando o sol apareceu, as plantas ficaram queimadas e secaram, porque não tinham raiz. Outras sementes caíram no meio dos espinhos. Os espinhos cresceram e sufocaram as plantas. Outras sementes, porém, caíram em terra boa e produziram à base de cem, de sessenta e de trinta frutos por semente. Quem tem ouvidos ouça!” Mateus 13,1-9

A Igreja, dentre outros nos diz, que ‘Jesus convida a entrar no Reino, servindo-se de parábolas, traço típico de seu ensinamento – Mc 4,33-34. Por elas, convida ao banquete do Reino – Mt 22,1-14. Ele exige, no entanto, também uma opção radical: para adquirir o Reino, é preciso dar tudo – Mt 13,44-45, as palavras não bastam, são necessários atos – Mt 21,28-32. As parábolas são como espelhos para o homem: ele acolhe a palavra como um solo duro ou como uma terra boa - Mt 13,3-9? Que faz ele dos talentos recebidos – Mt 25,14-30? Jesus e a presença do Reino neste mundo estão secretamente no coração das parábolas. É preciso entrar no Reino, isto é, tornar-se discípulo de Cristo para “conhecer os mistérios do Reino dos Céus” – Mt 13,11. Para os que “estão fora” – Mc 4,11, tudo permanece enigmático – Mt 13,10-15

Pai Amado envia-nos o vosso Espírito Santo e dai-nos sabedoria para que a semente que vem do âmago do nosso ser, esteja plantada em solo fértil, profundo e possa dar frutos... Pai, como filhos amados que somos, ajuda-nos a vivenciar a Palavra e os ensinamento de Cristo para sermos terra boa, produzindo bons frutos, frutos de santidade, ‘preparando a nossa morada, o nosso terreno’ e como Jesus, nós vos agrademos, fazendo a Vossa vontade – Jo 4,34;8,29! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós, e ajuda-nos Mãe a termos um ‘compromisso diário, um caminho que não termina e que deve ser feito na alegria de bem escutar para melhor poder entender e comunicar’. Amém!

Brasília, DF., 21 de julho de 2021

  Ana Pinto de Miranda Bessa

       À serviço do Senhor!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário