26.7.21

MATEUS 13,16-17 : DIA DOS AVÓS DE JESUS, PAIS DE NOSSA SENHORA - REFLEXÃO DE ANINHA

 





A Igreja celebra a Memória de São Joaquim e Sant’Ana, pais de Nossa Senhora. Os nomes dos pais de Maria são conhecidos por intermédio do apócrifo, “Protoevangelho de Tiago” – século II. O culto de Sant’Ana é documentado no Oriente no século VI, no Ocidente no século X; o de São Joaquim no século XIV. No rito bizantino no dia 25 de julho se recorda a dedicação, em Constantinopla, de uma basílica em honra de Sant’Ana.’ Liturgia

Caríssimos, no meu aniversário de nascimento, eu o comemoro não somente porque estou fazendo x anos, mas comemoro também participando cedinho da Santa Missa em Ação de Graças ao Pai, pelo dom da minha vida e pela vida dos meus pais – que já foram ao encontro de Deus, e em especial, pela minha mãe que me deu à luz...

Sabemos que a nossa árvore genealógica nos revela quem foram nossos antepassados e aqui em casa meu esposo e eu, oramos diariamente por eles, porque somos misturinhas de cada um deles, e regra geral, há em nós semelhança física de postura e compostura em nosso jeito de ser e de agir...

                                                            


'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem. Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram, desejaram ouvir o que ouvis, e não ouviram”.' Mateus 13,16-17

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque a Tradição da Igreja tornou ‘conhecida desde o segundo século da nossa era, o culto aos pais de Nossa Senhora que se propagou mais tarde no Ocidente. São João Damasceno, bispo, afirmava: “Ó casal feliz, Joaquim e Ana! A vós toda a criação se sente devedora. Pois foi por vosso intermédio que a criatura ofereceu ao Criador o mais valioso de todos os dons, isto é, a mãe pura, a única que era digna do Criador”. Graças, Pai! Glórias e louvores a Vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós Vos rogamos: ´Senhor, Deus de nossos pais, que concedestes a São Joaquim e Sant’Ana a graça de darem a vida à Mãe do vosso Filho Jesus, fazei que, pela intercessão de ambos, alcancemos a salvação prometida a vosso povo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.’ Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, ‘elevamos a Deus nossa gratidão por tamanha bondade em presentear-nos com vossos pais Santa Ana e São Joaquim, para serdes a Mãe do Salvador’. Rogai Mãe a Deus ‘para que todos nós, avós, idosos, sejamos abençoados e que nossas famílias não nos deixem faltar carinho e proteção’. Amém!

Brasília-DF., 26 de julho de 2021

   Ana Pinto de Miranda Bessa

          À serviço do Senhor!  


Nenhum comentário:

Postar um comentário