31.7.21

MATEUS 14,1-12 - EXECUÇÃO DE JOÃO BATISTA : REFLEXÃO DE ANINHA

 




A Igreja celebra a Memória de Santo Inácio de Loyola, Presbítero. Inácio nasceu em Loiola, Espanha, em 1491. Ferido durante o cerco de Pamplona, durante a sua convalescência fez uma experiência de discernimento e conversão que estaria na base dos Exercícios Espirituais, que comporia anos mais tarde. Junto com um grupo de amigos, fundou a Companhia de Jesus em 1534, em Montmartre, na França. Teve importante papel na Contrarreforma e na evangelização do Novo Mundo, então recém-descoberto. Faleceu em Roma em 31 de julho de 1556. Liturgia

Caríssimos, sabemos que a diversidade de dons nos faz pessoas com valores e qualidades distintos e quando alguém faz algo que favorece ou contraria o nosso modo de agir, se nos alegram ou nos aborrecem, se ficamos admirados ou frustrados, causando em nós empatia ou repúdio, quando um desses fatos acontecia, a minha Mãe, abrindo as mãos dizia que ‘os dedos das mãos, não são iguais’, e o assunto se encerrava por aí.

No Evangelho de hoje, Herodes, por se sentir aborrecido com João Batista porque lhe falara uma verdade com relação à sua cunhada  Herodíades casada com seu irmão, mas que ele a tomara como esposa, manda prender João; e, quando a filha de Herodíades - jovem bela ao dançar para ele - Herodes, ela encanta os seus olhos, e uma vingança de morte acontece...

                                                      


'Naquele tempo, a fama de Jesus chegou aos ouvidos do governador Herodes. Ele disse a seus servidores: “É João Batista, que ressuscitou dos mortos; e, por isso, os poderes miraculosos atuam nele”. De fato, Herodes tinha mandado prender João, amarrá-lo e colocá-lo na prisão por causa de Herodíades, a mulher de seu irmão Filipe. Pois João tinha dito a Herodes: “Não te é permitido tê-la como esposa”. Herodes queria matar João, mas tinha medo do povo, que o considerava como profeta. Por ocasião do aniversário de Herodes, a filha de Herodíades dançou diante de todos, e agradou tanto a Herodes, que ele prometeu, com juramento, dar a ela tudo o que pedisse. Instigada pela mãe, ela disse: “Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João Batista”. O rei ficou triste, mas, por causa do juramento diante dos convidados, ordenou que atendessem o pedido dela. E mandou cortar a cabeça de João no cárcere. Depois a cabeça foi trazida num prato, entregue à moça e esta a levou para a sua mãe. Os discípulos de João foram buscar o corpo e o enterraram. Depois foram contar tudo a Jesus.' Mateus 14,1-12

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, os fatos se repetem porque ainda existem pessoas egoístas, e vivemos um tempo - como há vinte séculos, dentre outros,  aconteceu com João Batista e com Jesus - odiados por ‘uma classe dirigente’ que manda prender e até matar aqueles que falam e vivenciam a verdade... Agem como tiranos perversos, pregando a mentira, ‘avessos ao vosso plano misericordioso de amor que o Senhor quer para o vosso Povo’. Tem misericórdia de nós ó Pai, e dai-nos ‘discernimento e conversão’!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, que suscitastes em vossa Igreja Santo Inácio de Loyola para propagar a maior glória do vosso nome, fazei que, auxiliados por ele, imitemos seu combate na terra, para partilharmos no céu sua vitória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.’ Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe, para que aumente a nossa fé, a fim de ‘experimentarmos o que Jesus nos oferece, vivendo um caminho de  caridade, agradecidos pelos dons e bens que o Senhor gratuitamente nos dá para que com simplicidade de coração, ofereçamos tudo para o bem de todos'. Amém!

Brasília-DF., 31 de julho de 2021

   Ana Pinto de Miranda Bessa

           À serviço do Senhor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário