17.7.21

MATEUS 12,14-21 - JESUS, O SERVO DE DEUS : REFLEXÃO DE ANINHA

 



 

A Igreja celebra a Memória do Bem-aventurado Inácio de Azevedo Presbítero e Companheiros Mártires. Inácio de Azevedo é natural do Porto. Nasceu em 1526, recebeu cuidadosa educação, entrou na companhia de Jesus em 1548 e foi ordenado sacerdote em 1553. Em 1565, o Padre Geral, São Francisco Borja, confiou à Inácio a inspeção das missões das Índias e do Brasil... Numa missão ao Brasil, Inácio e seus 39 companheiros – 31 portugueses e 8 espanhóis, partiram, em 5 de junho de 1570. Ao largo das ilhas Canárias, o navio foi interceptado por corsários anticatólicos que, tomando o navio, martirizaram todos os jesuítas. O Papa Pio IX confirmou o culto desses mártires em 1854. Liturgia

Caríssimos, Jesus, mesmo diante de ameaças de morte dos fariseus contra ele, continuava sua missão com o objetivo essencial de dignificar e promover a vida das pessoas quando doentes, acreditando, confiando e esperando nele, iam ao seu encontro para serem curadas e libertadas do mal, e ele as acolhia, curava, libertava...

Tenho lido, escutado nas mídias sociais, considerações a respeito das atitudes de adversários e inimigos políticos, e fazendo um paralelo entre adversários x inimigos, depreende-se   que adversários têm ponderações com críticas construtivas que possam ampliar o leque de benefícios às pessoas que não os estão recebendo... Enquanto os inimigos, insuflando, instilando ódio, querem a morte daquele que está em evidência, como se eles fossem melhores administradores, e quando empoderados não trabalharam para o bem de todos, mas, para si mesmos... Infelizmente, assim como Jesus  - em meio à críticas perversas de seus interlocutores inimigos, planejando matá-lo para livrarem-se dele, nós também, atualmente, vivemos  situação semelhante, aqui em nosso País...

                                                                  


'Naquele tempo, os fariseus saíram e fizeram um plano para matar Jesus. Ao saber disso, Jesus retirou-se dali. Grandes multidões o seguiram, e ele curou a todos. E ordenou-lhes que não dissessem quem ele era, para se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías: “Eis o meu servo, que escolhi; o meu amado, no qual coloco a minha afeição; porei sobre ele o meu Espírito, e ele anunciará às nações o direito. Ele não discutirá, nem gritará, e ninguém ouvirá a sua voz nas praças. Não quebrará o caniço rachado, nem apagará o pavio que ainda fumega, até que faça triunfar o direito. Em seu nome as nações depositarão a sua esperança”.' Mateus 12,14-21

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos mostra que ‘o Direito deve ser anunciado e a Justiça venha à frente de tudo sem jamais apagar a Esperança... Jesus, embora ameaçado de morte, segue fazendo o bem, curando a todos e devolvendo a vida; mas, os empoderados de seu tempo querem matá-lo porque não entendem que, onde a vida floresce, floresce a Vossa graça que fora derramada nos corações’. Graças, Pai! Glórias e louvores a Vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, que escolhestes Inácio de Azevedo e seus trinta e nove companheiros para regarem com seu sangue as primeiras sementes do Evangelho lançadas na Terra de Santa Cruz, concedei-nos professar constantemente, para vossa maior glória, a fé que recebemos de nossos antepassados. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, discípula dócil, obediente e fiel, nosso exemplo, modelo e mestra, rogai a Deus por nós Mãe e ‘pelas nossas comunidades para que trilhem os caminhos que conduzem à esperança, oferecendo do que tem de melhor em benefício dos irmãos e irmãs’, amém!

Brasília-DF., 17 de julho de 2021

    Ana Pinto de Miranda Bessa

            À serviço do Senhor!

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário