4.10.22

LUCAS 10,38-42 - MARTA E MARIA : REFLEXÃO DE ANINHA

 






 

A Igreja celebra a Memória de São Francisco de Assis. Francisco – Assis, Itália, 1182 – tarde de 3 de outubro de 1226, de uma vida juvenil despreocupada e mundana, depois de usar de misericórdia para com os leprosos, converteu-se ao Evangelho e viveu-o com extrema coerência, em pobreza e grande alegria, seguindo o Cristo humilde, pobre e casto, conforme as bem-aventuranças. Junto com os primeiros irmãos que o seguiram, atraídos pela força de seu exemplo, pregou por todo lugar o amor do Senhor, contribuindo para a renovação da Igreja. Enamorado do Cristo, concentrou na contemplação do Presépio e do Calvário sua experiência espiritual. Trouxe impresso em seu corpo os sinais da Paixão. Nele, como nos maiores místicos, reintegrou-se a harmonia com o cosmo, do qual se fez intérprete no cântico das criaturas. Foi inspirador e pai das famílias religiosas masculinas e femininas que dele tiram o nome – Pio XII proclamou-o Patrono da Itália a 18 de junho de 1939. Liturgia


Caríssimos, os pais de minha mãe Carmem, moravam em Mato Grosso na fronteira com a Bolívia nos primórdios do século 20. Nessa época por aquelas bandas, somente aos homens era permitido aprender a ler; às mulheres não, para que não escrevessem bilhetes aos seus namoradinhos, contava-me minha mãe... Norberto, um dos irmãos de minha mãe, costumava ler partes da Bíblia para ela e as demais irmãs, que assim, tiveram algum conhecimento da Palavra de Deus... O Evangelho de hoje, me faz imaginar o contexto em que minha mãe vivia: o tio Norberto, sentado, lendo a Bíblia, a minha mãe e as minhas tias, ouvidos atentos, ouvindo-o... E, deveria ser muito gratificante e bom, porque não tinham telefone, rádio, nem TV, tal qual, era Cafarnaum, com Jesus e Maria, conforme nos narra Lucas no Evangelho de hoje: 

                                                             


                                  

'Naquele tempo, Jesus entrou num povoado, e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e escutava sua palavra. Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres. Ela aproximou-se e disse: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha, com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar!” O Senhor, porém, lhe respondeu: “Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada”.' Lucas 10,38-42

Maria escolheu a melhor parte; São Francisco de Assis, conhecendo a Palavra, optou pela melhor parte; mamãe e minhas tias, sem terem aprendido a ler, através da escuta da Palavra proferida, a guardaram em suas mentes e em seus corações e lá ficou: a melhor parte, que foi estendida a nós seus filhos pelo que desde criança, em casa, ouvíamos falar: “palavras de vida eterna” - Jo 6,68.

Pai Santo Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai pelos nossos pais que escutaram, meditaram  e guardaram a vossa Palavra e nos ensinaram a trilhar o vosso caminho! Graças, Pai, porque é bom ler e meditar a vossa Palavra, nosso Deus e Salvador. Pai, dai-nos a sabedoria do vosso Santo Espírito para apreciarmos os bens temporais, mas estarmos sempre atentos à escuta, leitura e meditação da vossa Palavra, do vosso ensinamento! Pai, ajuda-nos a sermos 'Maria', ouvinte assídua da vossa Palavra... Jesus, ajuda-nos a sermos semelhantes a Maria, vossa Mãe, bem-aventurada, para que como ela, façamos a vontade de Deus e como elas - as duas Marias tão distintas, sejamos apreciadores, degustadores, da vossa Palavra!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, que fizestes São Francisco de Assis assemelhar-se ao Cristo por uma vida de humildade e pobreza, concedei que, trilhando o mesmo caminho, sigamos fielmente o vosso Filho, unindo-nos convosco na perfeita alegria. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo”. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe ‘para que as famílias se reúnam em torno da Palavra de Deus e se deixem conduzir por ela’; e, como São Francisco de Assis, valorizemos e respeitemos nossa “casa comum”, e  em caridade e humildade, uns com os outros, sejamos fraternos e solidários para com os irmãos mais necessitados, amém!

Brasília – DF., 04 de outubro de 2022

      Ana Pinto de Miranda Bessa

             À serviço do Senhor!

 

Ed: 2016, revisada

Nenhum comentário:

Postar um comentário