14.10.22

LUCAS 12,1-7 - INSTRUÇÕES AOS DISCÍPULOS : REFLEXÃO DE ANINHA

 








Diz-se que uma pessoa tem duas caras quando em um determinado evento, ela tem um comportamento X e em outro, Y, para o mesmo assunto em foco.

No evangelho de hoje Jesus nos instrui sobre ‘o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia’. Fermento leveda e faz crescer a massa e como a hipocrisia pode nos atingir também se estamos por perto e nos tornamos cúmplices quer como ativos ou passivos, calando-nos diante da mesma.

                                                          



‘Naquele tempo, milhares de pessoas se reuniram, a ponto de uns pisarem os outros. Jesus começou a falar, primeiro a seus discípulos: “Tomai cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. Não há nada de escondido, que não venha a ser revelado, e não há nada de oculto que não venha a ser conhecido. Portanto, tudo o que tiverdes dito na escuridão, será ouvido à luz do dia; e o que tiverdes pronunciado ao pé do ouvido, no quarto, será proclamado sobre os telhados. Pois bem, meus amigos, eu vos digo, não tenhais medo daqueles que matam o corpo, não podendo fazer mais do que isso. Vou mostrar-vos a quem deveis temer: temei aquele que, depois de tirar a vida, tem o poder de lançar-vos no inferno. Sim, eu vos digo, a este temei. Não se vendem cinco pardais por uma pequena quantia? No entanto, nenhum deles é esquecido por Deus. Até mesmo os cabelos de vossa cabeça estão todos contados. Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais”.’ Lucas 12,1-7

Sabemos que a pessoa hipócrita na sua insinceridade, machuca, faz o irmão, a irmã sofrer e isso não é agradável ao Senhor nosso Deus e Pai, o que me fez lembrar um fato pertinente ocorrido com uma vizinha nossa e vendedora de Rede de Cosméticos. Ela foi até a vizinha que a esperava, porque previamente agendara para lhe oferecer os produtos da rede que representava e lá, fez a exposição dos mesmos. A vizinha demonstrava muito interesse como se fosse comprar alguns produtos o que deixou a vendedora feliz. Porém, uma das filhas da vizinha com idade entre 09 – 10 anos, vendo a atitude da mãe, perguntou-lhe: mãe você vai comprar...? A vizinha, fazendo careta para a filha, balançou negativamente a cabeça, e a vendedora que percebeu tudo, tratou de juntar os produtos, agradeceu, e foi embora, triste e aborrecida pelo acontecido...

Amar a Deus e ao próximo é o que Deus quer de cada um de nós; e, dentre outros, se os cabelos de nossa cabeça estão todos contados; se um lindinho pardal, merece a atenção de nosso Deus e Pai, temer a Deus é glorificá-Lo e viver segundo a Sua vontade, sendo transparentes, respeitando o outro, porque Deus é Amor!

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque sois cheio de amor e de bondade, nós vos amamos e vos bendizemos com toda força do nosso ser: somos vossos Pai e queremos fazer a vossa vontade, sem medos ligados em vós Senhor e assim queremos permanecer! Graças, Pai! Glórias e louvores a Vós Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, sempre nos preceda e acompanhe a vossa graça para que estejamos sempre atentos ao bem que devemos fazer. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe para que sejamos simples e puros de coração, sinceros e autênticos em nossas ações e atitudes para Convosco e com os irmãos, para que o nosso ‘sim’, seja sim e o nosso ‘não’, não – Mt 5,37, sempre dóceis e obedientes à Palavra do Senhor! Amém!

Brasília – DF., 14 de outubro de 2022

      Ana Pinto de Miranda Bessa

              À serviço do Senhor!

 

Ed: 16.10.2015, revisada



Nenhum comentário:

Postar um comentário