17.10.22

LUCAS 12,13-21 - O RICO INSENSATO : REFLEXÃO DE ANINHA

 




 



A Igreja celebra a Memória de Santo Inácio de Antioquia, Bispo e Mártir. Inácio, bispo de Antioquia, sofreu o martírio em Roma durante o reinado do imperador Trajano: 98-117.  Suas sete cartas revelam um homem totalmente entregue à imitação de Cristo, seu amado mestre. É testemunha de uma Igreja centrada na Eucaristia, que em torno do bispo e do presbitério forma como uma sinfonia de unidade e concórdia. Seu nome está no Cânon Romano. Liturgia

Caríssimos, em 2015, fervilhavam diariamente na mídia notícias do Mensalão, Petrolão investigados pelo Lava Jato;  Pedaladas; e temos conhecimento do que em parte, se transformaram... Às primeiras, competiam fazer justiça referente à corrupção desenfreada envolvendo figuras proeminentes do governo que se apoderaram do dinheiro do povo em benefício próprio... As Pedaladas, tratavam-se grosso modo de manobras contábeis do governo em querer tapar o sol com a peneira, iludindo o País e o mundo de que a sua administração caminhava no rumo certo... Foi um toma lá, dá cá, de egoísmo e de mentiras que descoberto e tornado público, mostra, assim como acontece com tais investigações: a ganância pelo ter e pelo poder respectivamente e que diante da pedagogia de Jesus,  de modo semelhante não é agradável ao Senhor nosso Deus e Pai, como nos narra Lucas, no Evangelho de hoje:

                                                            



'Naquele tempo, alguém, do meio da multidão, disse a Jesus: “Mestre, dize ao meu irmão que reparta a herança comigo”. Jesus respondeu: “Homem, quem me encarregou de julgar ou de dividir vossos bens?” E disse-lhes: “Atenção! Tomai cuidado contra todo o tipo de ganância, porque, mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens”. E contou-lhes uma parábola: “A terra de um homem rico deu uma grande colheita. Ele pensava consigo mesmo: ‘O que vou fazer? Não tenho onde guardar minha colheita’. Então resolveu: ‘Já sei o que vou fazer! Vou derrubar meus celeiros e construir maiores; neles vou guardar todo o meu trigo, junto com os meus bens. Então poderei dizer a mim mesmo: Meu caro, tu tens uma boa reserva para muitos anos. Descansa, come, bebe, aproveita!’ Mas Deus lhe disse: ‘Louco! Ainda nesta noite, pedirão de volta a tua vida. E para quem ficará o que tu acumulaste?’ Assim acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo, mas não é rico diante de Deus”. Lucas 12,13-21

“Vigiai, pois, em todo o tempo e orai a fim de que vos torneis dignos de escapar a todos estes males que hão de acontecer e de vos apresentar de pé diante do Filho do Homem” - Lc 21,36.

Pai Santo Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus Senhor nosso Deus e Pai em Cristo Jesus - graças Pai, porque Jesus nos ensina e aos empoderados que ‘devemos nos empenhar pela melhor distribuição de renda e redução das desigualdades; saibamos valorizar e usar os bens materiais de forma sensata, e que as nossas ações em meio à sociedade produzam frutos de justiça e paz, de partilha e de serviço’. Graças, Pai! Glórias e louvores a Vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja, nós vos rogamos: ‘Deus eterno e todo-poderoso, que ornais a vossa Igreja com o testemunho dos mártires, fazei que a gloriosa paixão que hoje celebramos, dando a Santo Inácio de Antioquia a glória eterna, nos conceda contínua proteção. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.’ Amém!


Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe para que sejamos solidários e fraternos, a apreciarmos os bens temporais, mas sem perder de vista os bens eternos e que 'sejamos ricos diante de Deus, que tem poder de nos dar a vida eterna', amém!

Brasília – DF., 17 de outubro de 2022

  Ana Pinto de Miranda Bessa

         À serviço do Senhor!

 

Ed: 19.10.2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário