22.10.22

LUCAS 13,1-9 - OS GALILEUS E A TORRE DE SILOÉ. A FIGUEIRA ESTÉRIL : REFLEXÃO DE ANINHA

 







 

O Senhor nosso Deus e Pai em Cristo Jesus é Amor. 'Ele é bom e misericordioso, lento para a cólera e cheio de clemência. Ele não está sempre a nos repreender, nem eterno é o seu ressentimento - Sl 103,8-9’, e sua Palavra hoje, é um convite ao arrependimento e à conversão para que nós sejamos santificados e justificados!

São Paulo na carta aos romanos nos exorta a vivermos uma vida nova em Cristo Jesus pela ação do Espírito Santo, que nos leva à vida e à paz – Rm 8,6. Acolhamos com o coração e a mente abertos e receptivos a Palavra do Senhor, narrada por Lucas:

                                                      


                                   

'Naquele tempo, vieram algumas pessoas trazendo notícias a Jesus a respeito dos galileus que Pilatos tinha matado, misturando seu sangue com o dos sacrifícios que ofereciam. Jesus lhes respondeu: “Vós pensais que esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus por terem sofrido tal coisa? Eu vos digo que não. Mas, se vós não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo. E aqueles dezoito que morreram, quando a torre de Siloé caiu sobre eles? Pensais que eram mais culpados do que todos os outros moradores de Jerusalém? Eu vos digo que não. Mas, se não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo”. E Jesus contou esta parábola: “Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha. Foi até ela procurar figos e não encontrou. Então disse ao vinhateiro: ‘Já faz três anos que venho procurando figos nesta figueira e nada encontro. Corta-a! Por que está ela inutilizando a terra? Ele, porém, respondeu: ‘Senhor, deixa a figueira ainda este ano. Vou cavar em volta dela e colocar adubo. Pode ser que venha a dar fruto. Se não der, então tu a cortarás’”. Lucas 13,1-9

Diz-nos os teólogos que os 'acidentes não são “castigo de Deus” contra as vítimas, mas podem servir de advertência', e isto é uma verdade também não somente para os acidentes fatais, mas para os pequenos riscos a que estamos expostos no nosso dia-dia.

Caríssimos, como Chefe Escoteira aprendi a expressão ‘sempre alerta’ dos escoteiros, que se  tornou uma constante em nossas vidas, assim como a benção, quando um familiar ou amigo vai para algum lugar  e o abençoamos: ‘Vai com Deus’, seguida da resposta: Amém! Que significa: Assim Seja! E, quando em viagem, oramos a Oração de Jacó, do Anjo com Tobias e do tribuno para Paulo, respectivamente: ‘Deus te leve e te traga “São e Salvo” '– Gên. 28,20s., Tb 5,16; At 23,23.

 

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai, porque como um pai tem compaixão de seus filhos, o Senhor em Cristo Jesus, também tem compaixão e muita paciência para conosco, e assim possamos nos alegrar com o Senhor porque Jesus mesmo ‘vivificará os nossos corpos mortais por meio do seu Espírito que mora em nós’ – Rm 8,11, mas é necessária, a nossa conversão, a nossa adesão a Ele, e a decisão é nossa, mas que todos morreremos, morreremos: é uma verdade eterna! Graças, Pai! Glórias e louvores a Vós, Senhor!

Pai Amado, ilumina a nossa mente, o nosso coração para compreendemos porque em Jesus Cristo somos salvos... E, para nós que acreditamos, confiamos e esperamos nele, a morte é uma passagem, como o é a Páscoa do Senhor Jesus! Por isso cantemos com a Salette da Canção Nova: ‘Não há o que temer e nem desanimar. Deus está conosco, porque Ele nos ama... Ele tem cuidado de nós’!  Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe, para ‘dar-nos seus bens com fartura; que a Igreja se deixe guiar pelo Espírito Santo doador da vida e da paz; tornai-nos sempre atentos e disponíveis para sua proposta de conversão e salvação; sejamos misericordiosos, com os que morrem em acidentes e tragédias, confortando familiares e amigos’. Amém! 

 

Brasília – DF., 22 de outubro de 2022

       Ana Pinto de Miranda Bessa

             À serviço do Senhor!

 

Ed: 24.10.2015, revisada


Nenhum comentário:

Postar um comentário