9.10.22

LUCAS 17,11-19 : A ATITUDE DE GRATIDÃO DIANTE DO QUE DEUS FAZ - DOM PAULO CEZAR COSTA

 





 

'A Palavra de Deus deste 28º Domingo do Tempo Comum, coloca diante de nós a realidade de leprosos que são curados: Naamã, o sírio, que foi curado por Eliseu e dez leprosos que foram curados por Jesus – Lc 17,11-19. A lepra, segundo a Lei mosaica, era uma impureza contagiosa, por isso o leproso era excluído da comunidade até a sua purificação. Diz o Levítico: “O leproso portador desta enfermidade trará suas vestes rasgadas e seus cabelos desgrenhados; cobrirá o bigode e clamará: impuro! Impuro! Enquanto durar a sua enfermidade, ficará impuro e, estando impuro, morará à parte: sua habitação será fora do acampamento” – Lv13,45-46. Um Israelita observante da Lei não entraria em contato com um leproso por temor de contrair a impureza. A Lei proibia tocar numa pessoa impura – Lv 5,5, pois o contato transmitia a impureza – Nm 5,2: J. Mateos & F. CAMACHO, O Evangelho de Mateus,89. Jesus agia com absoluta liberdade diante dos preceitos da Lei, pois os Evangelhos narram dois encontros de Jesus com leprosos, nos quais Ele os toca – Mc 1,40-45; Lc 17,12-14.

                                                     


                                                     

Mas o elemento central dos textos de hoje é a atitude daqueles que foram curados: Naamã, curado, leva a terra que dois jumentos podem carregar, pois começará a oferecer sacrifícios somente para o Deus de Israel. E a atitude dos dez leprosos que curados, nove continuam o seu caminho, mas um volta para agradecer, e este era um samaritano.

A cura nasce da compaixão de Jesus. Eles pararam à distância e gritaram: “Jesus, Mestre, tem compaixão de nós”. A cura nasce do amor de Jesus que não é indiferente diante das necessidades dos seres humanos, diante da nossa fragilidade, diante da nossa necessidade. Claro que há a fé destes leprosos, pois se pedem a compaixão de Jesus é porque creem que ele pode curá-los. Mas o Evangelho se detém na atitude daquele que “voltou glorificando a Deus em alta voz; atirou-se aos pés de Jesus, com o rosto por terra, e lhe agradeceu” – Lc 17,16. Este é alguém que reconhece o que Deus fez por ele, por isso glorifica, reconhece a grandeza de Deus, reconhece que Deus se prostrou diante da sua situação, veio ao encontro da sua miséria, da sua lepra e lhe curou. Prostra-se aos pés de Jesus, isto é, reconhece a divindade de Jesus. Ele agradece, ou seja, reconhece o que Jesus fez por ele. O texto diz que este curado era um samaritano alguém que era tido como estrangeiro diante dos judeus, mas é ele que volta para agradecer. Além disso, sua atitude ainda mostra algo mais: alguém que curado não para somente do milagre, mas estabelece um relacionamento pessoal com Aquele que o curou. Aí está a sua salvação. A Palavra final de Jesus será: “Levanta-te e vai! Tua fé te salvou”. Agora, não estamos mais somente no plano da cura, mas na adesão a Jesus. O reconhecimento, a gratidão o conduz à fé em Jesus. É isto que o salva. O fundamento da salvação não está só no poder de curar de Jesus, mas no seguir Jesus, estabelecendo um relacionamento pessoal com Ele. Que a atitude deste leproso nos inspire no nosso caminho de fé.’

                 PALAVRA DO PASTOR

     A ATITUDE DE GRATIDÃO DIANTE DO QUE DEUS FAZ

                             Dom Paulo Cezar Costa

                    Cardeal Arcebispo de Brasília – DF.

 

    Em, 09 de outubro de 2022

   Ana Pinto de Miranda Bessa

          À serviço do Senhor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário