15.10.22

LUCAS 12,8-12 - NÃO TEMER, DAR TESTEMUNHO : REFLEXÃO DE ANINHA

 








 


A Igreja celebra a Memória de Santa Teresa de Jesus, Virgem, Doutora. Teresa mulher dotada de extraordinários dons, tanto de espírito quanto de coração, entrou aos vinte anos no Carmelo de Ávila, onde concebeu e realizou a reforma que recebeu o seu nome. Uniu à contemplação uma intensa atividade como reformadora da Ordem Carmelitana. Depois do mosteiro de São José em Ávila, com a autorização do Geral da Ordem, dedicou-se apaixonadamente a outras fundações e pôde estender a reforma também ao ramo masculino. Fiel à Igreja, no espírito do Concílio de Trento, contribuiu para a renovação da comunidade eclesial. Deixou na sua autobiografia e nos seus escritos de espiritualidade um documento de profunda experiência mística. São Paulo VI a declarou Doutora da Igreja em 27 de setembro de 1970. Liturgia


Em 2015, vivemos no Brasil um tempo conturbado tanto na política como na economia e perante a conjuntura mundial perdemos investimentos estrangeiros, porque os empresários preferiram economias mais equilibradas. O mundo é assim. Fixa no palpável, na segurança do que se fala e do que se vê para obter lucro, a recompensa do dinheiro investido, e isto é muito justo, mas muito diferente principalmente em pleno Século 21 quando se fala de Jesus Cristo e de seu Reino de Amor. A recompensa àqueles que em Nosso Deus e Pai acredita, confia e espera, é unicamente pela fé, pois dentre outros,  disse São Paulo aos romanos, que ‘não foi por causa da Lei, mas por causa da justiça que vem da fé... É em virtude da fé que alguém se torna herdeiro’ – Rm 4,13.16, e todo filho, filha de Deus Pai pela fé, tem direito a uma herança, uma recompensa do Pai, e nós que cremos, confiamos e esperamos no Senhor, já usufruímos dessa graça aqui na terra e depois, plenamente no Céu, no Reino de Amor, assim eu creio, assim confio e espero! Acolhamos a Palavra que nos salva:                                                                     


'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Todo aquele que der testemunho de mim diante dos homens, o Filho do Homem também dará testemunho dele diante dos anjos de Deus.
Mas aquele que me renegar diante dos homens, será negado diante dos anjos de Deus. Todo aquele que disser alguma coisa contra o Filho do Homem será perdoado. Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado. Quando vos conduzirem diante das sinagogas, magistrados e autoridades, não fiqueis preocupados como ou com que vos defendereis, ou com o que direis. Pois, nessa hora, o Espírito Santo vos ensinará o que deveis dizer”.' Lucas 12,8-12

Diz-nos a Igreja
 que ‘“Todo pecado e toda blasfêmia serão perdoados; mas a blasfêmia contra o Espírito Santo não será perdoada” – Mt 12,31; Mc 3,29; Lc 12,10. Pelo contrário, quem a profere é culpado de um pecado eterno. A misericórdia de Deus não tem limites, mas quem se recusa deliberadamente, a acolher a misericórdia de Deus pelo arrependimento rejeita o perdão de seus pecados e a salvação oferecida pelo Espírito Santo. Semelhante endurecimento pode levar à impenitência final e à perdição eterna.' CIC 1864                                       

 
Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque ‘Quanto os céus distam da terra, é grande a misericórdia do Senhor para os que Vos temem – Sl 103,11 e tanto quanto o Senhor concedeu o Espírito Santo aos seus discípulos O concede também à sua Igreja e a cada um de nós que O invoca: “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra”. Graças, Pai! Glórias e louvores a Vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, que pelo vosso Espírito fizestes surgir Santa Teresa para recordar à Igreja o caminho da perfeição, dai-nos encontrar sempre alimento em sua doutrina celeste e sentir em nós o desejo da verdadeira santidade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe. para que Seu Espírito Santo nos dê a direção que nos leve a Ele, e com a Senhora, ‘passando na frente’ como nas Bodas de Caná – Jo 2,3, toma-nos pela mão e conduza-nos na graça e na unção do Santo Espírito de Deus hoje e sempre, e assim, fazermos, a vontade do Senhor, testemunhando a Sua presença em nossas vidas, amém!

Brasília – DF., 15 de outubro de 2022

      Ana Pinto de Miranda Bessa

             À serviço do Senhor!


Ed: 17.10.2015, revisada

 


          

Nenhum comentário:

Postar um comentário