12.10.16

AS BODAS DE CANÁ - JOÃO 2,1-11 : NOSSA SENHORA APARECIDA - PADROEIRA DO BRASIL - REFLEXÃO DIÁRIA





A Igreja celebra a Solenidade de Nossa Senhora Aparecida – Padroeira do Brasil. Mãe atenta às necessidades do povo, Maria intercede ao seu Filho em favor dos filhos e filhas necessitados do bom vinho do amor, da esperança e da alegria.
Liturgia

A vocação dos quatro primeiros discípulos – que eram pescadores – começou à margem do Lago de Genesaré, e Jesus em agradecimento ao barco que lhe fora cedido para ensinar às multidões, quando acabou de falar, disse a Simão: “Avança mais para o fundo, e ali lançai vossas redes para a pesca”. Simão respondeu: “Mestre, trabalhamos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, pela tua palavra, lançarei as redes”. Agindo assim, pegaram tamanha quantidade de peixes que as redes se rompiam. Lc 5,1-6.

A vocação de três pescadores e suas famílias para com a devoção de Nossa Senhora Aparecida aqui no Brasil, ' começou em 1717. Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso,  no Vale do Paraíba – SP, receberam a incumbência de pescar para a recepção a Dom Pedro de Almeida .... Não era tempo de pesca, mas mesmo assim foram pescar e após muitas tentativas sem conseguirem nada, rezaram para a Virgem Maria ... João Alves, lançou novamente as redes e veio um corpo de uma imagem, sem cabeça.... Lançou de novo, veio a cabeça, ... e peixes, muitos peixes!'

Jesus e Maria, amados do Pai que tudo vê e sabe responde às nossas orações – Zc 10,6; Lc 11,9, e trazem a prosperidade e a abundância a quem necessite...

Caríssimos, sabemos que Jesus é manso e humilde de coração – Mt 11,28, ele sabia que o vinho havia acabado e ele sabia que sua Mãe havia percebido e sinto que ele quis agracia-la em ser a primeira anunciadora pública do início dos sinais do Reino de Deus realizados por Ele, Jesus,  como nos narra João, no Evangelho de hoje:

'Naquele tempo, houve um casamento em Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava presente. Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento. Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho”.

Jesus respondeu-lhe: “Mulher, por que dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou”.

Sua mãe disse aos que estavam servindo: “Fazei o que ele vos disser! ”.
                                                              


Estavam seis talhas de pedra colocadas aí para a purificação que os judeus costumam fazer. Em cada uma delas cabiam mais ou menos cem litros.

Jesus disse aos que estavam servindo: “Enchei as talhas de água! ”. Encheram-nas até a boca. Jesus disse: “Agora tirai e levai ao mestre-sala!”. E eles levaram. O mestre-sala experimentou a água que se tinha transformado em vinho. Ele não sabia de onde vinha, mas os que estavam servindo sabiam, pois eram eles que tinham tirado a água.

O mestre-sala chamou então o noivo e lhe disse: “Todo mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho bom até agora! ”

Este foi o início dos sinais de Jesus. Ele o realizou em Caná da Galileia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele.' João 2,1-11.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai por nos dar Mãe tão amorosa, que como serva e discípula, nos ensina a fazer o que o Senhor quer e  que por vossa vontade Pai Santo, em todos os povos, se identifica e se assemelha com os seus filhos, concedendo-nos a graça de fazermos parte da vossa família! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor! Graças Pai, pelas nossas crianças: abençoai Senhor, as crianças do Brasil e do mundo inteiro! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa - Mãe Aparecida, rainha e  padroeira do Brasil, ajuda-nos Mãe, para que ‘não cansemos de pedir-lhe que olhe com amor e carinho por nosso país e interceda ao seu Filho para que continue multiplicando o vinho do amor, da alegria e da esperança para todos os brasileiros. ’ Amém!  Liturgia.

       Brasília-DF., 12 de outubro de 2016
                 Ana Miranda Bessa


Nenhum comentário:

Postar um comentário